Nome do Projeto
Folclore e Educação - 2018
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 12/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
O presente projeto trata da institucionalização e consolidação de um grupo de estudos que tem por objetivo estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. Em 2016/02, período de criação e primeira organização do grupo, o projeto foi aprovado com o código 52017 e teve uma atuação de 7 semanas com produções de acadêmicos das modalidades presencial e à distância que foram socializadas com estudantes das redes públicas de São José do norte e Pelotas, através de projetos de Extensão do PET/GAPE e NUFOLK. Em 2017 o projeto foi aprovado com o código 702017 e teve uma atuação de 44 semanas que envolveram estudos, produção de material e envolvimento com uma escola da rede pública de Pelotas. O objetivo em 2018 é consolidar as ações com aprofundamento dos estudos e produção intensiva de material sobre Folclore e Cultura popular.

Objetivo Geral

Estudar sobre as relações entre Folclore, Cultura Popular e Escola, potencializando a produção de materiais de estudos sobre o assunto e materiais didáticos para a escola pública.

Justificativa

O grupo de estudo Folclore e Educação é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, de docentes que atuaram no ECO de Folclore do extinto Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes e da Faculdade de Educação. Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação popular. O grupo também procura investir intensamente na autonomia e autoria dos acadêmicos envolvidos através da produção de materiais para Educação Básica, através da produção de materiais, estudos orientados e participação em eventos.

Metodologia

O Grupo terá encontros semanais com três horas de duração. Todos os participantes terão leituras e tarefas prévias para serem socializadas nos encontros. Cada encontro tem um tema previamente determinado, que pode ser articulado com novos temas a partir dos estudos desenvolvidos. A partir de cada tema os participantes devem propor atividades e materiais que podem ajudar a trabalhar ou desenvolver o tema nas escolas de Educação Básica. A partir dos temas estudados e das propostas de atividades e materiais sugeridos o grupo deverá escolher, através de votação, as atividades ou materiais que irão desenvolver.

Resultados Esperados

Os principais resultados esperados são: (1) aprofundamento das questões teóricas relacionadas ao tema Folclore, Cultura Popular e Educação; (2) participação em eventos da área; (3)integração com outros projetos sobre cultura popular da UFPel; (4) produção de atividades e materiais didáticos para trabalhar com Folclore nas escolas. Quanto aos impactos principais, esse último será alcançado via oficinas nas escolas a partir de ações do grupo em projetos de extensão e pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Será aprovado o participante que obtiver 75% de frequência e que produzir 50% dos materiais solicitados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS1217/11/201817/11/2018
ALINE OREQUES NIENCZESKI212/09/201812/12/2018
Andriele Echeverria Bitencourt1217/11/201817/11/2018
BELIZA GONZALES ROCHA302/05/201812/12/2018
BIBIANA DE MORAES DIAS302/05/201812/12/2018
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO302/05/201812/12/2018
CARMEN ANITA HOFFMANN102/05/201812/12/2018
CAROLINA MARTINS PORTELA302/05/201812/12/2018
DAIANA SAN MARTINS GOULART102/05/201812/12/2018
DIEGO DOMINGOS GOULART 317/11/201817/11/2018
EDGAR AVILA GANDRA102/05/201812/12/2018
ELISANDRA ESPIRITO SANTOS PINA212/09/201812/12/2018
FRANCIELE BECKER CAMES212/09/201812/12/2018
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO120/08/201812/12/2018
ISABELA MARIA SANTOS SILVA302/05/201812/12/2018
JACIARA JORGE102/05/201812/12/2018
JAMILE SEUS JESKE1217/11/201817/11/2018
JANIS RODRIGUES DIAS1217/11/201817/11/2018
JOSIANE WEEGE BEHLING1217/11/201817/11/2018
JÉSSICA CORRÊA PEREIRA302/05/201812/12/2018
JÚLIA IRIGOYEN STUDZINSKI1217/11/201817/11/2018
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ1217/11/201817/11/2018
LUCIELLE VIEIRA BARBOSA1217/11/201817/11/2018
LUDMILA DE LIMA COUTINHO302/05/201812/12/2018
LUIZA BELEM TEIXEIRA1217/11/201817/11/2018
MAIARA CORREA DA SILVA1217/11/201817/11/2018
MAICON MADRUGA DA ROSA1217/11/201817/11/2018
MARCIELA DA SILVA MATTOS1217/11/201817/11/2018
MARESSA STEPHANY CARVALHO SANTOS302/05/201812/12/2018
MAYARA GOULART BRASIL302/05/201812/12/2018
MOISES HERES LEMOES1217/11/201817/11/2018
Maribél Goulart Xavier1217/11/201817/11/2018
NIVIA JUÇARA SILVEIRA DUTRA1217/11/201817/11/2018
PAOLA CASSURIAGA SANDIM1217/11/201817/11/2018
PRISCILA BICHET VASCONCELLOS1217/11/201817/11/2018
ROBERTA GULARTE RODRIGUES1217/11/201817/11/2018
RODRIGO MANOEL DA SILVA DE MATOS302/05/201812/12/2018
ROSAMAR DOS SANTOS KURZ1217/11/201817/11/2018
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA302/05/201812/12/2018
SHAIANE PIZANI SILVEIRA1217/11/201817/11/2018
Sara Schwab Höehr1217/11/201817/11/2018
TAMARA INSAURIAGA BUENO1217/11/201817/11/2018
TANISE SOARES NOGUEIRA302/05/201812/12/2018
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA1217/11/201817/11/2018
Thiago Silva de Amorim Jesus102/05/201812/12/2018
VANESSA DA SILVA BORGES302/05/201812/12/2018
VIRGÍNIA DOS SANTOS1217/11/201817/11/2018
Viviane Xavier Silva 1217/11/201817/11/2018

Página gerada em 19/03/2024 08:22:57 (consulta levou 0.064521s)