Nome do Projeto
Projeto de Apoio à Aprendizagem e Combate a Desistência em Disciplinas dos Cursos de Ciência e Engenharia de Computação – Ano IV
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Resumo
Segundo seus projetos político pedagógicos, o objetivo geral dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e de Bacharelado em Engenharia de Computação da UFPel é preparar profissionais de nível superior capacitados a: construir e definir formalmente os conceitos fundamentais da computação; resolver eficientemente problemas da área computacional; propor métodos e métricas de avaliação para o processo de desenvolvimento de sistemas computacionais; projetar e desenvolver sistemas computacionais (software, computadores e sistemas digitais); utilizar e desenvolver tecnologias avançadas da área de computação; e interagir com as demais áreas de conhecimento a fim de obter a melhor aplicação destas tecnologias. Visando atingir estes objetivos e qualificar as práticas acadêmicas dos referidos cursos, este projeto apresenta uma proposta de atividades de monitoria ao "Programa de Bolsas Acadêmicas - PBA", modalidade Monitoria. As atividades apresentadas por este projeto foram propostas para servir como um mecanismo de apoio e nivelamento, que poderá ser acessado pelos alunos dos cursos, a fim de sanar dificuldades ou mesmo de aprofundar conteúdos referentes às disciplinas oferecidas. Esta demanda surge das próprias características das disciplinas ofertadas, as quais possuem uma expressiva carga horária de aulas teóricas e práticas e exigem, em muitos casos, uma significativa dedicação extraclasse. Soma-se a isto a natureza lógico-matemática que fundamenta diversas disciplinas da área e que requer a a recuperação e/ou fixação de conteúdos.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto consiste em prestar auxílio à comunidade acadêmica, facilitando a recuperação e/ou aprofundamento de conteúdos relacionados às disciplinas de formação básica e tecnológica oferecidas pelos cursos de Ciência e Engenharia de Computação.

Justificativa

A execução deste projeto pretende apoiar o desenvolvimento das disciplinas de graduação dos Cursos de Ciência e Engenharia de Computação, buscando auxiliar nas atividades de ensino-aprendizado dentro e fora de sala de aula, uma vez que a participação dos bolsistas poderá se dar tanto no atendimento extraclasse aos alunos, quanto em aulas práticas em laboratório, no auxílio ao professor.

Este auxílio é necessário em diversas disciplinas dos referidos cursos. Entretanto, percebe-se uma necessidade maior em disciplinas dos primeiros semestres, pois possuem elevada carga-horária teórica e prática, uma vez que é necessário formar nos alunos a base para o aprendizado de conceitos importantes a serem vistos nos semestres seguintes. Esta elevada carga de trabalho pode ser um dos motivos para os altos índices de evasão e reprovação nos
primeiros semestres dos cursos. O que se pretende com as atividades de monitoria é reduzir estes índices, apoiando nas tarefas de ensino-aprendizado e prestando atendimento mais personalizado aos alunos no decorrer do semestre. Soma-se a esta elevada carga de trabalho o também elevado número de alunos matriculados nas disciplinas devido à reforma curricular dos cursos de graduação. Além disso, muitos alunos apresentam deficiências em vários conteúdos, principalmente de fundamentos de matemática que são trabalhados desde o ensino fundamental até o ensino médio.

Justifica-se também o desenvolvimento deste projeto na alta quantidade de atividades práticas em laboratório, inerentes às disciplinas dos cursos de Ciência e Engenharia de Computação, as quais necessitam de atendimento extra aos alunos e auxílio aos professores para a solução de problemas propostos em sala de aula.

Metodologia

Em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional da UFPel, este projeto e as atividades por ele previstas entendem o processo de ensino-aprendizagem como multidirecional e interativo, prezando pelo respeito às individualidades inerentes a cada aluno. A preocupação central consiste em construir elementos de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e de melhoria acadêmica dos cursos atendidos pelas Unidades.

Desta forma, a metodologia empregada prevê a formação de grupos de trabalho, onde cada um deles atenderá um conjunto de disciplinas (de subáreas afins) pertencentes aos cursos de Ciência e Engenharia de Computação. Cada grupo será composto por um ou mais monitores e gerenciado por um ou mais professores orientadores. Esta metodologia visa otimizar recursos e propiciar o inter-relacionamento entre as disciplinas de mesmo grupo. O monitor de forma presencial auxiliará os alunos na resolução de exercícios bem como a apresentação e reforço do conteúdo visto em aula com o professor regente da disciplina. O monitor poderá eventualmente também auxiliar na solução de problemas e dúvidas através de redes sociais mantendo o processo de ensino-aprendizagem não apenas presencial.

O trabalho desenvolvido pelo aluno monitor junto ao grupo de trabalho e conduzido por seu orientador deve despertar o interesse pelas práticas de ensino, fortalecendo ações que incentive este aluno as práticas docentes. Este trabalho deve motivar o aluno monitor a refletir sobre os desafios de manter os alunos motivados pelas disciplinas bem como por encontrar as melhores soluções e auxiliar os alunos com dificuldades no entendimento dos conteúdos vistos em sala de aula. Além disso, a monitoria deve desenvolver suas capacidades de expressão oral tornando-o um profissional melhor preparado para trabalhar em equipe expondo suas ideais e soluções de maneira clara e objetiva. No processo seletivo dos alunos monitores serão privilegiados aqueles com formação mais abrangente na subárea considerada.

Resultados Esperados

Como resultados, acredita-se que este projeto poderá contribuir significativamente com a formação acadêmica dos alunos monitores, uma vez que oferece:
• Possibilidade de aprofundar conhecimento teórico e prático em subáreas específicas do seu
curso.
• Oportunidade de desenvolver experiência em atividades de docência: planejamento de aulas,
exercícios e trabalhos práticos, orientação de grupos de estudo, preparação e utilização de recursos audiovisuais, preparação de material didático, entre outras.
• Possibilidade de aprender a instalar, configurar e/ou utilizar ferramentas específicas de
laboratórios de software e hardware.
• Oportunidade de experiência em trabalho colaborativo em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), usado como ferramenta de apoio as atividades de ensino.
• Oportunidade de trabalhar com atividades de pesquisa e extensão relacionadas às atividades de ensino.

Indicadores, Metas e Resultados

Os alunos de pós-graduação também irão atuar em conjunto com os professores colaboradores no processo de avaliação dos monitores.
Além disso, pretende-se disponibilizar um formulário de avaliação discente sobre as monitorias, com o objetivo de trazer novas contribuições ao projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE RAUBER DU BOIS101/05/201831/12/2018
ARTHUR SIQUEIRA E SILVA2004/05/201808/06/2018
DANIEL TEIXEIRA DE SOUZA2004/05/201831/12/2018
DIEGO NOVAES BECHTLUFFT2004/05/201831/12/2018
GIOVANNI D'AVILA DE AVILA2004/05/201831/12/2018
GUILHERME RIBEIRO CORRÊA101/05/201831/12/2018
GUSTAVO ADOLFO SCHWANTZ OLIVEIRA2011/06/201831/12/2018
GUSTAVO MALLMANN2004/05/201831/12/2018
LARISSA DE ÁVILA ARAÚJO2004/05/201831/12/2018
LEOMAR SOARES DA ROSA JUNIOR101/05/201831/12/2018
LUCIANA FOSS101/05/201831/12/2018
MARCELO SCHIAVON PORTO101/05/201831/12/2018
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR101/05/201831/12/2018
MAURICIO LIMA PILLA101/05/201831/12/2018
MURILO STEINMETZ BÖHLKE2004/05/201831/12/2018
RAFAEL IANKOWSKI SOARES201/05/201831/12/2018
RENATA HAX SANDER REISER101/05/201831/12/2018
SIMONE ANDRE DA COSTA CAVALHEIRO101/05/201831/12/2018
VINICIUS VALDUGA DE ALMEIDA CAMARGO101/05/201831/12/2018

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