Nome do Projeto
Disciplina de Cinesiologia e Biomecânica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
As disciplinas de Cinesiologia e Biomecânica são componentes curriculares obrigatórios oferecido aos alunos de graduação do curso de Bacharelado em Educação Física. Cinesiologia pertence à grade do 3º semestre e é pré-requisito da disciplina de Biomecânica, que pertence a grade do 4º semestre. As disciplinas atendem a turmas de 60 a 70 alunos, com aulas teórico-práticas.

Objetivo Geral

O objetivo do presente projeto de ensino é orientar o bolsista de monitoria a auxiliar, sob a perspectiva discente, o professor orientador nas tarefas didáticas, especialmente no planejamento e execução das aulas e avaliações.

Justificativa

As atividades das disciplina de Cinesiologia e Biomecânica são teórico-práticas e o papel do monitor é fundamental para o bom andamento da disciplina. Sob a perspectiva discente, o monitor, juntamente com o professor orientador, dará suporte aos alunos esclarecendo dúvidas durante as tarefas práticas em sala de aula, assim como em atividades extraclasse periódicas realizadas em reuniões de estudo semanais estabelecidas em horários pré-definidos. Seu apoio também será fundamental para a redução da evasão e reprovação dos alunos. De acordo com o relatório de rendimento acadêmico fornecido pelo colegiado, a taxa de reprovação da disciplina de Cinesiologia foi 23,08% em 2017-1 e a de Biomecânica foi 31,82% em 2016-2 (disciplinas ofertadas uma vez ao ano). Além disso, a bolsa de monitoria é uma grande oportunidade para o estudante de graduação aprimorar o conhecimento teórico junto ao docente, e melhorar a sua formação.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais com o professor orientador para o planejamento das aulas, estudo prévio dos conteúdos a serem ministrados e esclarecimentos de dúvidas. Nessas reuniões, o bolsista de monitoria terá a possibilidade de propor novas atividades que considere pertinentes para colaborar com o melhor andamento da disciplina. Periodicamente, serão elaborados e discutidos os processos de avaliação, e o monitor poderá colaborar na correção de trabalhos e provas das disciplinas. Além disso, nesses momentos será realizada a identificação de discentes com dificuldades de aprendizagem a fim de propor atividades extras que auxiliem na melhoria do seu desempenho acadêmico a fim de reduzir a evasão e reprovação dos alunos. As disciplinas de Cinesiologia e Biomecânica, devido ao seu caráter biológico, são disciplinas consideradas na grade curricular do curso de Educação Física, como apresentando alto grau de complexidade e consequentemente, resultando em altos níveis de reprovação (por faltas ou nota). Portanto, com a participação do monitor, será possível a disponibilização de um turno semanal extraclasse para estudos orientados, que terá grande impacto na melhoria de rendimento dos alunos que tiverem interesse em aprimorar seu conhecimento. Por fim, o bolsista de monitoria participará de reuniões periódicas do Grupo de pesquisa do professor orientador, desenvolvendo sua análise crítica perante a leitura e discussão de diferentes estudos da área.

Resultados Esperados

A partir da participação do bolsista de monitoria nas atividades propostas pela professora orientadora, espera-se que o desenvolvimento didático-pedagógico das atividades práticas presenciais da disciplina tenha um melhor andamento ao longo do semestre. Acredita-se que as atividades extraclasse semanais auxiliarão no esclarecimento de dúvidas dos discentes pertinentes às disciplinas, colaborando para a redução significativa da evasão e reprovação das mesmas. Visto que essa disciplina é básica na formação dos alunos, espera-se que a dedicação ao longo do semestre e consequente aprovação tenha um impacto positivo na permanência e andamento dos alunos ao longo do curso de Bacharelado em Educação Física.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTINE LIMA ALBERTON101/05/201831/03/2019
GUSTAVO ZACCARIA SCHAUN801/08/201830/09/2018
LUANA SIQUEIRA ANDRADE804/05/201831/08/2018
MARIANA BORBA GOMES2004/05/201831/12/2018
STEPHANIE SANTANA PINTO101/05/201831/03/2019

Página gerada em 29/03/2024 07:19:57 (consulta levou 0.049786s)