Nome do Projeto
Estudos em Fisiologia e Produção Ovina II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/06/2018 - 04/07/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar - Meio Ambiente e Agrárias
Resumo
Atualmente, diante da realidade do ensino superior no Brasil e da demanda do mercado de trabalho, torna-se cada vez mais necessário desenvolver e utilizar métodos que auxiliem a prática didático-pedagógica. Para tanto é necessário ações que visem o incremento no aporte de conhecimento aos alunos dos cursos de graduação, preparando-os cada vez melhor para os desafios da vida profissional. O grupo de estudo, trabalho e pesquisa em fisiologia e produção ovina - UNIOVINOS, cadastrado na Universidade Federal de Pelotas como projeto de ensino, surgiu com o intuito de congregar professores e alunos interessados na grande área da ovinocultura, buscando somar esforços, organizar e estimular as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sendo a fisiologia uma ciência básica, envolvida e relacionada com praticamente todos os processos de criação e produção animal, constatou-se que existe uma demanda por divulgar e aprofundar os conhecimentos em termos de fisiologia e produção ovina, havendo interesse dos acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia pelo tema. Entretanto, foi verificado também que existe significativa heterogeneidade no grupo discente, havendo aqueles que conhecem e tem alguma experiência com ovinos, e aqueles que desconhecem o assunto mas que tem interesse em aprender. Diante do exposto surgiu a ideia de reeditar este projeto de ensino para que acadêmicos, orientados e coordenados por professores e/ou alunos de pós-graduação, assim como convidados da comunidade externa à UFPEL e professores da instituição, preparem seminários versando sobre diferentes temas da fisiologia e produção ovina, e os apresentem aos colegas e comunidade acadêmica em geral.
Objetivo Geral
Criar e proporcionar mecanismos auxiliares eficazes para a prática didático-pedagógica no âmbito da fisiologia e produção ovina.
Justificativa
Justificam a elaboração deste projeto:
a) O interesse e demanda do corpo discente, participante ou não do grupo UNIOVINOS, pela busca de conhecimento sobre o tema fisiologia e produção ovina.
b) A necessidade de oferecer alternativas de ensino aos alunos interessados na área de ovinocultura.
c) O desejo do corpo docente participante deste projeto em colaborar e incrementar o nível de conhecimento dos alunos de graduação.
d) A necessidade de cumprir um dos objetivos do grupo UNIOVINOS que é fomentar e contribuir com o crescimento do ensino na área de fisiologia e produção ovina.
a) O interesse e demanda do corpo discente, participante ou não do grupo UNIOVINOS, pela busca de conhecimento sobre o tema fisiologia e produção ovina.
b) A necessidade de oferecer alternativas de ensino aos alunos interessados na área de ovinocultura.
c) O desejo do corpo docente participante deste projeto em colaborar e incrementar o nível de conhecimento dos alunos de graduação.
d) A necessidade de cumprir um dos objetivos do grupo UNIOVINOS que é fomentar e contribuir com o crescimento do ensino na área de fisiologia e produção ovina.
Metodologia
Após a aprovação deste projeto será feita reunião com os professores e discentes de graduação, para a montagem da divulgação do projeto junto à comunidade acadêmica, que deverá ocorrer na forma verbal e através de colocação de cartazes nos principais locais de circulação de alunos. Por ocasião da primeira reunião serão decididos os temas de cada seminário bem como os respectivos palestrantes, elaborando-se desta forma o cronograma de apresentações que deverá ser divulgado a todos os participantes. Todos os interessados deverão se inscrever junto à coordenação do projeto, em datas a ser determinadas pela equipe do projeto, em formulários específicos deixados a disposição na secretaria do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Portanto, haverá a inclusão de novos alunos no projeto devendo isto ser informado à Pró-Reitoria de Ensino, por ocasião do encerramento do projeto, para a confecção e liberação dos certificados de participação. Haverá a limitação de vagas, num total de cinquenta (50) para a categoria participantes. Os seminários serão apresentados na forma individual. Os palestrantes deverão buscar conteúdo, estudar e elaborar um seminário utilizando recursos áudio-visuais, que será apresentado aos demais participantes do projeto. Cada seminário deverá ter a duração entre 40 e 50 minutos, com um tempo de aproximadamente 15 minutos após o término para questionamentos. As apresentações serão semanais, em duas ocasiões distintas a cada semana. Previamente às apresentações será feita a divulgação das mesmas através de comunicação via e-mail aos participantes do projeto. Durante as apresentações será distribuída ficha de avaliação (modelo em anexo) aos integrantes da equipe organizadora do projeto para que possam fazer avaliação dos seminários apresentados.
Resultados Esperados
Com a execução deste projeto espera-se contribuir para a melhor formação dos egressos dos diferentes cursos de graduação que se interessem pelo tema fisiologia e produção ovina, tornando-os mais capacitados para o mercado de trabalho que é cada vez mais exigente. Para aqueles que futuramente não venham a trabalhar na área da ovinocultura, espera-se contribuir para o incremento de sua formação de base. Por outro lado também se almeja despertar o interesse daqueles que não têm contato mais íntimo com o setor, mas que podem tornar-se profissionais competentes a partir do momento em que passam a conhecer e interessar-se pelo tema.
Indicadores, Metas e Resultados
ANEXO 1 – FICHA DE AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIOS
Fichas de avaliação (instruções):
1. Para preencher a folha de respostas utilize uma escala de valores de 0 a 5, onde 0 corresponde a NÃO, ABSOLUTAMENTE e 5 a SIM, ABSOLUTAMENTE. Atribua o valor que considerar justo para cada questão fazendo um X no espaço correspondente na folha de resposta.
2. Preencher TODOS OS CAMPOS e assinar.
3. Se necessário, fazer comentários sobre a palestra no verso da folha de respostas.
4. Não rasurar a folha de respostas.
PONTOS A SEREM AVALIADOS:
1. O ASSUNTO foi abordado de forma INSTIGANTE e os participantes se sentiram motivados a PRESTAREM ATENÇÃO na palestra?
2. O preletor soube se expressar PAUSADAMENTE e de FORMA CLARA?
3. Todos os conceitos utilizados na palestra foram EXPLICADOS pelo preletor?
4. Foram utilizados EXEMPLOS ILUSTRATIVOS que fossem simples, relevantes e ajustados ao tema abordado?
5. O VOCABULÁRIO utilizado foi preciso e correto (dentro da área específica)?
6. O preletor demonstrou DOMÍNIO suficiente do assunto abordado?
7. O assunto foi desenvolvido numa SEQUÊNCIA LÓGICA, facilitando o entendimento por parte dos participantes?
8. Os SLIDES foram bem elaborados e de fácil utilização ou visualização?
9. O TÍTULO foi adequado ao tema desenvolvido?
10. O preletor soube DISCUTIR O ASSUNTO com os participantes e RESPONDER ÀS DÚVIDAS dos mesmos?
ANÁLISE DE SEMINÁRIOS - FOLHA DE RESPOSTAS
OBSERVADOR: ______________________________DATA___/___/2018 PRELETOR: _________________________________________________ TEMA DESENVOLVIDO: ______________________________________ TÍTULO: ____________________________________________________
Item Valor 0 1 2 3 4 5
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Fichas de avaliação (instruções):
1. Para preencher a folha de respostas utilize uma escala de valores de 0 a 5, onde 0 corresponde a NÃO, ABSOLUTAMENTE e 5 a SIM, ABSOLUTAMENTE. Atribua o valor que considerar justo para cada questão fazendo um X no espaço correspondente na folha de resposta.
2. Preencher TODOS OS CAMPOS e assinar.
3. Se necessário, fazer comentários sobre a palestra no verso da folha de respostas.
4. Não rasurar a folha de respostas.
PONTOS A SEREM AVALIADOS:
1. O ASSUNTO foi abordado de forma INSTIGANTE e os participantes se sentiram motivados a PRESTAREM ATENÇÃO na palestra?
2. O preletor soube se expressar PAUSADAMENTE e de FORMA CLARA?
3. Todos os conceitos utilizados na palestra foram EXPLICADOS pelo preletor?
4. Foram utilizados EXEMPLOS ILUSTRATIVOS que fossem simples, relevantes e ajustados ao tema abordado?
5. O VOCABULÁRIO utilizado foi preciso e correto (dentro da área específica)?
6. O preletor demonstrou DOMÍNIO suficiente do assunto abordado?
7. O assunto foi desenvolvido numa SEQUÊNCIA LÓGICA, facilitando o entendimento por parte dos participantes?
8. Os SLIDES foram bem elaborados e de fácil utilização ou visualização?
9. O TÍTULO foi adequado ao tema desenvolvido?
10. O preletor soube DISCUTIR O ASSUNTO com os participantes e RESPONDER ÀS DÚVIDAS dos mesmos?
ANÁLISE DE SEMINÁRIOS - FOLHA DE RESPOSTAS
OBSERVADOR: ______________________________DATA___/___/2018 PRELETOR: _________________________________________________ TEMA DESENVOLVIDO: ______________________________________ TÍTULO: ____________________________________________________
Item Valor 0 1 2 3 4 5
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALLAN PATRICK TIMM DE OLIVEIRA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
AMANDA ALVARIZ LOPES | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
AMANDA WEBER GARCIA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
ANDRESSA LUCENA FARIAS | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
BEATRIZ PEREIRA DA CONCEIÇÃO | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
BRUNA LEAL BARRAGANA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
BRUNO AUGUSTO OSTERKAMP BLOEMKER | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
CARLOS EDUARDO DA SILVA PEDROSO | 1 | 05/06/2018 | 28/06/2018 |
CAROLINE COELHO DOS SANTOS | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
CAROLINE DA SILVA WRAGUE | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
CAROLINE MACIEL DA COSTA | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
CRISTIAN CAIO COFFERRI | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
CRISTIANE AMANDA DE OLIVEIRA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
DAIANE DA SILVA LOPES | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
DANIEL JOSÉ CAVALLI VIEIRA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
DIEGO DA COSTA MOURA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
DÉBORA BERGMANN BÖCK | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
EDUARDO HOLZSCHUH DE OLIVEIRA | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
FELIPE GERALDO PAPPEN | 1 | 05/06/2018 | 28/06/2018 |
GILSON DE MENDONCA | 4 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
GUILHERME POLETTI | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
GUILHERME SEVERO GUTERRES | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
GUSTAVO OLIVEIRA DA SILVA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
INGRID RIBEIRO BARCELLOS | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
ISADORA NEUTZLING ROLOFF | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
JULIA DE LIMA LIMA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
JULIANA DA SILVA CAMACHO | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
JULIANA PEREIRA FONSECA | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
JÉSSICA SALENAVE RIBEIRO | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
LAIS NUNES MADRID | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
LOANI WEBER GARCIA | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
LUANA GUSMÃO DE MOURA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
LUCAS GONÇALVES GIL | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
LUCAS MADRUGA DE OLIVEIRA | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
MARIANA HERNANDEZ LIBOS | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
MARIANE CASTRO DE JESUS | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
MARJANA COLOMBI MARTINS | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
MATHEUS DE RODRIGUES FREITAS | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
MILENA BUGONI | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
NATÁLIA TELESCA JACONDINO | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
NIEDI HAX FRANZ ZAUK | 3 | 04/06/2018 | 04/07/2018 |
RAIZA BARROS GRANJA DE MIRANDA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
ROBERTA FARIAS SILVEIRA | 1 | 05/06/2018 | 28/06/2018 |
THAINA NOYA PENNA CECERE | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
VICTÓRIA DIAS DUTRA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
VINICCIUS MOURA DALBEM | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
VINÍCIUS HENRIQUE ALLES | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
VIVIANE KÖPP HIRDES | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
WAGNNER MACHADO DOS SANTOS | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
WELINTON SCHRÖDER REINKE | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
WILLIAM SILVEIRA GARCIA | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |
ÂNDERSON DA MÓTA DOS SANTOS | 4 | 12/06/2018 | 28/06/2018 |