Nome do Projeto
Geografia do Comércio e do Consumo: contextos e conteúdos fundamentais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/08/2018 - 16/11/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Urbana
Resumo
Os estudos sobre o comércio e o consumo na Geografia não são novidades. Na verdade, o que alterou a perspectiva de análise e introduziu uma dinâmica diferente a esses estudos foram, de um lado, as próprias alterações paradigmáticas ocorridas na Geografia, responsáveis por uma mudança tanto na fundamentação teórica quanto na metodologia empregada; de outro, as modificações ocorridas na realidade, capazes de alterar sobremaneira as relações de troca e os padrões de produção e de consumo observados na sociedade. A globalização da cultura e a mundialização da economia, recentemente, são responsáveis diretas por muitas dessas alterações, produzindo espaços e comportamentos inéditos. Nesse sentido, as novas formas do comércio e as modernas (pós-modernas e até hipermodernas) maneiras de consumo apresentam uma variedade de possibilidades para a análise que aparecem como inovações no campo científico, provocando desafios aos pesquisadores que buscam compreender e explicar a realidade. Nesse contexto, a Geografia do Comércio e do Consumo aparece como uma perspectiva nova na análise do mundo que se produz no presente, principalmente no espaço urbano, onde as relações sociais de produção se mostram responsáveis por produzir novas realidades a cada dia. Salienta-se a impressão de Pintaudi (2012) acerca do tema, analisada adiante. Segundo a autora, na sociedade contemporânea o consumo “parece” ganhar uma vida própria, tal a centralidade alcançada por esta esfera da produção material da sociedade capitalista, particularmente nas últimas três décadas. Sem autonomizar este momento da produção, consideramos necessário destacá-lo da produção, distribuição e circulação de mercadorias para entendermos como esta subtotalidade se hipertrofia para sustentar a reprodução econômica crítica que se apresenta toda financeirizada. Constata-se uma valorização do próprio valor.

Objetivo Geral

1. Compreender na evolução do pensamento Geográfico o estudo do comércio e consumo.
2. Compreender a dinâmica locacional do comércio e dos serviços urbanos.

Justificativa

A influência do comércio na vida contemporânea é inegável. O mundo flui em um ritmo crescente de comércio e consumo, de forma que a sociedade conheceu uma evolução que transcendeu o empirismo e a experimentação de seus pressupostos. Bernstein (2009, p.15) relata que o comércio impulsionou de forma direta a prosperidade global, permitindo que as nações se concentrassem em produzir o que seus dons geográficos, climáticos e intelectuais melhor permitissem. O comércio é uma das esferas mais dinâmicas do espaço urbano. Esta característica peculiar traz consigo significativas transformações ocasionadas principalmente pelo movimento constante e alucinado do mercado consumidor. As cidades estão cada vez mais assinaladas por profundas marcas, representadas na paisagem comercial, produzidas pelas exigências de novos mercados consumidores. Este retrato remonta o cenário perfeito para a atividade comercial: um espaço por onde centenas de pessoas se deslocam diariamente para realizarem suas atividades.
A cada dia surgem novos formatos comerciais, que englobam desde os tradicionais centros de consumo, outlets, empreendimentos de grande superfície, como os hipermercados e shoppings centers, chegando à era digital, com o comércio eletrônico. A conexão na formação do centro e o comércio está no “processo contraditório entre a necessidade de aglomerar e ao mesmo tempo de se afastar de um ponto no qual todos gostariam de se localizar, fazendo surgir o centro da aglomeração neste ponto” (VILLAÇA, 1998, p. 239). A ampla gama de serviços e opções oferecidas satisfaz a massa consumidora constituindo um centro de convergência não só de serviços, mas também de investimentos do capital, de infraestrutura e planejamento.
Entender a lógica e a dinâmica do comércio e do consumo contemporâneos guarda fundamental importância para a análise e a produção do espaço urbano.

Metodologia

Presencial. As Aulas serão ministradas com exposição oral dialogada, seminários, leitura de textos e livros com fichamentos e resumos críticos. Serão realizados trabalhos em grupos.
À Distância. Parte do conteúdo será ministrado com auxílio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para o acesso completo à disciplina, o aluno precisa se cadastrar como usuário do site acessando o link: https://moodle.ufpel.edu.br/sysead/. Depois, basta seguir as instruções que serão enviadas para o endereço eletrônico informado. Haverá um código de acesso específico para o curso fornecido apenas aos alunos matriculados e será necessário apenas na primeira vez que entrar no curso.

Resultados Esperados

Espera-se que o curso proporcione maior interesse pela temática incentivando a realização de trabalhos de conclusão de graduação e mestrado. Espera-se que os participantes desenvolvam projetos para aplicações nessa área.
Também é esperado que os participantes se inscrevam para eventos temáticos que lidam com a Geografia do Comércio e do Consumo a partir do embasamento teórico, metodológico e prático que adquirirão.
No mesmo sentido, é esperada a produção de artigos científicos na área.
Fundamentalmente, espera-se que novas pesquisas sejam fomentadas a partir das discussões ocorridas no curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIEL COSTA DA SILVA417/08/201816/11/2018
ALEXANDRE GARCIA AMARAL4
DIONE DUTRA LIHTNOV4
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA417/08/201816/11/2018
GERSON DA ROCHA CORREA417/08/201816/11/2018
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA417/08/201816/11/2018
JEAN PIERRE MOREIRA DE MOURA417/08/201816/11/2018
MARA LUCIA VASCONCELOS DA COSTA417/08/201816/11/2018
ODLANER TERRA PEREIRA417/08/201816/11/2018
ROBINSON SANTOS PINHEIRO417/08/201816/11/2018
RODRIGO GIRALDI COCCO417/08/201816/11/2018
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA417/08/201816/11/2018
VINICIUS ALMEIDA CARVALHO417/08/201816/11/2018

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