Nome do Projeto
ESTUDANDO FARMACOLOGIA ATRAVÉS DE CASOS CLÍNICOS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/07/2018 - 23/07/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
O ensino de Farmacologia tem evoluído nos últimos anos, assim como o ensino de forma geral, deixando de ser uma aula tradicional, monótona, do tipo palestra, passando a ser uma atividade de construção de conhecimento coletivo. Aplicando o aprender a aprender. É assim que hoje, dentro do possível, venho ministrando minhas aulas de Farmacologia. Mas, devido à restrição de carga horária e à quantidade de conteúdo que devemos ministrar, fica impossível realizar atividades deste cunho de forma integral. A disciplina de Farmacologia esta dentro da área básica do curso de medicina, mas é extremamente prática e aplicável na clínica médica, pois é nesta disciplina que o aluno tem o primeiro contato com os medicamentos e com a prescrição. O projeto visa promover o aprender a aprender, através de uma mudança no processo ensino-aprendizagem, utilizando casos clínicos.

Objetivo Geral

Apoiar o desenvolvimento da disciplina de Farmacologia para o curso de medicina, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa

Todos os alunos matriculados na disciplina de farmacologia no curso de medicina participarão deste projeto, servindo o mesmo como complemento ao conhecimento de farmacologia.
A metodologia empregada será a de resolução de casos clínicos baseando-se em diretrizes nacionais e internacionais sobre cada doença estudada.
A realização desta atividade requer muito preparo e estudo prévio, busca de literatura, busca de casos clínicos, resolução destes casos, etc. Contatar os médicos especialistas em cada área. Ou seja, requer muito tempo tanto antes como durante e após a realização, pois a avaliação é um processo continuado. Por outro lado, os alunos necessitam de acompanhamento e direcionamento contínuo, sendo impossível para um único professor realizar este acompanhamento. Assim sendo, os motivos listados acima justificam a importância do monitor para a realização destas atividades. Sem o monitor não há como realizar estas atividades pois os alunos necessitam deste acompanhamento. O momento estamos trabalhando com monitores voluntários, acadêmicos do curso de medicina de semestres mais adiantados.
O monitor auxiliará em todas as atividades relacionadas à disciplina de farmacologia para os alunos do curso de medicina, promovendo momentos de estudos, tira dúvidas, auxiliando assim na diminuição da reprovação e evasão de alunos.
Por outro lado, a inserção do monitor nas atividades de ensino da disciplina irá contribuir para a sua formação acadêmico-profissional por meio das experiências vivienciadas e orientadas relacionadas à atividade docente. O projeto pedagógico do curso de medicina esta sendo re-estruturado, e todo o curso esta sendo pensando para se ter uma maior integração das atividades básicas com as clínicas, assim como maior integração do processo ensino-aprendizagem com a realidade profissional do médico. Neste sentido, a atividade de monitoria irá proporcionar esta vivência ao monitor e aos alunos, ao ser possível realizar esta atividade de ensino.

Metodologia

Alunos envolvidos: todos os alunos do curso de medicina matriculados na disciplina de Farmacologia Clínica.

Desenvolvimento e Execução: Os alunos serão divididos em grupos para estudo. Previamente será divulgado o assunto a ser estudado cada dia. È entregue um caso clínico por grupo, e, com auxílio de bibliografia e o monitor, os alunos resolvem os casos, sendo dado um tempo, que depende do assunto de cada dia para esta resolução. A resolução dos casos vem sempre acompanhada de uma prescrição. Após terminado esse tempo de resolução, há o compartilhamento no grande grupo de todas as resoluções para a discussão de cada caso.
O monitor deverá utilizar pelo menos 8 horas de sua carga horária semanal dedicada à monitoria para o preparo destas atividades, outras 2 horas são utilizadas no momento da execução, e as demais 10 horas deverão ser distribuídas entre as demais atividades relacionadas à disciplina e os grupos de estudo com os alunos.unos que js responsem Baseada emzar para o bom desenvolvimento desta atividade o ideal sos de alunos que js responsem Baseada em

Preparo: Para o bom andamento das atividades relatadas acima é necessário muito estudo e preparo prévio. O monitor, juntamente com o professor, escolhem os casos clínicos que serão utilizados. Os alunos vão sendo avaliados continuamente, desde a realização do estudo prévio, até a resolução e discussão dos casos.

Resultados Esperados

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS
-Diminuir índice de reprovação e evasão dos alunos
- Aprimorar e aumentar o conhecimento de farmacologia
- Aproximar o conhecimento teórico da vivencia profissional
- Melhorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina, servindo talvez como exemplo para outras disciplinas do curso

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FLÁVIA PIROLLI223/07/201823/07/2019
HENRIQUE MASSAO FURUKAWA211/03/201920/07/2019
INGRID MIRIAM OLIVEIRA211/03/201920/07/2019
JÚLIA MÜLLER AMES211/03/201920/07/2019
LUCAS ZAMBIASI223/07/201823/07/2019
MARYSABEL PINTO TELIS SILVEIRA223/07/201823/07/2019
THAMIRES MORETTE BARBOSA211/03/201920/07/2019

Página gerada em 19/04/2024 11:29:20 (consulta levou 0.029406s)