Nome do Projeto
A COMPREENSÃO ACADÊMICA SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTOLOGIA NO CURSO DE FARMACIA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/10/2018 - 13/09/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Resumo
A disciplina de Histologia é uma das ciências médicas mais antigas que estuda estruturas e funções do corpo humano, e pode ser considerada como uma coluna fundamental para as ciências que formam profissionais da área da saúde. Com base nisso, é imprescindível a existência de um vínculo estreito entre professores e alunos. Para tanto, ao se estabelecer a relação professor-aluno, é necessário ter a clareza de que esses indivíduos precisam ser vistos como seres humanos. Nesse relacionamento, considerado longo e complexo, os sujeitos se influenciam reciprocamente, e os resultados do ensino e da aprendizagem dependerão das muitas possibilidades de diretrizes desse relacionamento (Jardilino et al., 2010). Nessa perspectiva, percebemos, com base em Stacciarini e Esperidião (Stacciarini; Esperidião, 1999) que o conteúdo era e continua a ser apresentado de forma expositiva, gerando como resposta a unilateralidade de comunicação e a restrição do raciocínio crítico do aluno. Isto se contrapõe à teoria – muito utilizada na área da saúde, de que é no diálogo entre educador e educando que ambos aprendem e ensinam (Freire, 1987). Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), instituição em que este estudo será desenvolvido, o ensino de Histologia é um componente curricular de cursos das áreas das Ciências da Saúde, entre eles o curso de Farmácia, trazendo preocupações ao professor responsável pela disciplina ao perceber as dificuldades apresentadas pelos acadêmicos. Muitas vezes, esse caráter interno da Histologia torna seu ensino monótono e desmotivante,principalmente para os acadêmicos que se deparam pela primeira vez com seus conteúdos e que ainda não têm bem clara a necessidade de um conhecimento sólido e profundo do assunto. Esse fato acaba por exigir que o professor compreenda por que esse processo ocorre e, em consequência, repense novas metodologias de ensino.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Investigar as percepções acadêmicas sobre o processo de ensinar e aprender na disciplina de Histologia, presente no curso de graduação de Farmácia da UFPel. Assim como obter informações sobre a visão discente da importância de se estudar Histologia para a formação como profissional farmacêutico.


Justificativa

Este trabalho justifica-se pela possibilidade do professor construir junto com seus alunos uma pratica que reflita na e sobre a ação pedagógica de ensinar e aprender. Construindo, dessa forma, uma aprendizagem significativa, o que torna o ensino suficiente para a formação de profissionais competentes.

Metodologia

a. Descrição da área de estudo
A pesquisa será desenvolvida no Departamento de Morfologia, localizado no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. O Departamento abrange as áreas de Anatomia, Embriologia e Histologia. O setor é utilizado pelos cursos da área de Ciências Biológicas e da Saúde e possui um laboratório didático de Histologia que é utilizado durante as aulas práticas da disciplina, além de algumas salas de aula com projetor multimídia. Nas aulas práticas são utilizadas coleções de lâminas de coloração permanente e microscópios de luz. Cada aluno usa esse material de forma individual.

b. Procedimentos Metodológicos
O público alvo será constituído por discentes do curso de Farmácia. Será aplicado um questionário aos alunos do quarto ao décimo semestre do curso de Farmácia da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, através da plataforma Google Forms.
Questionário:
1. Que semestre você cursa atualmente?
a) 4ª Semestre
b) 5ª Semestre
c) 6ª Semestre
d) 7ª Semestre
e) 8ª Semestre
f) 9ª Semestre
g) 10ª Semestre
2. Você acredita que a disciplina de Histologia é importante ao curso de Farmácia?
a) Sim
b) Não
c) Parcialmente
3. Você acredita que um semestre seja o suficiente para estudar os conteúdos abordados na disciplina de Histologia?
a) Sim
b) Não
c) Talvez
4. Você acredita que fragmentar a disciplina de Histologia em 1 e 2 poderia melhorar o desempenho acadêmico da turma?
a) Sim
b) Não
c) Talvez
5. O estudo da Histologia auxiliou no entendimento de outras disciplinas?
a) Sim
b) Não
c) Em algumas
6. Você consegue utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Histologia para resolver casos clínicos e outras atividades?
a) Sim
b) Não
c) Às vezes
7. Você tem alguma sugestão que possa melhorar a forma de aplicação da disciplina de Histologia para o curso de Farmácia?

Resultados Esperados

Adquirir o conhecimento proposto pela Histologia é compreender a essência fundamental da arte da profissão. Dessa forma o estudante se prepara para identificar e conhecer as funções orgânicas, dimensionamento corporal e, posteriormente, as patologias de maneira objetiva.
Segundo as teorias de aprendizado, quando o aluno é solicitado e estimulado a construir seu próprio conhecimento com orientação e incentivo do professor, esse saber se fundamenta de forma mais profunda e duradoura. Por isso, se espera que desse estudo surjam metodologias e dinâmicas de aulas mais eficientes no aprendizado da Histologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENNER JARDIM PORTO215/10/201813/09/2019
LAURA BEATRIZ OLIVEIRA DE OLIVEIRA415/10/201813/09/2019
LUCAS SCHNEIDER LOPES215/10/201813/09/2019
MARIA GABRIELA TAVARES RHEINGANTZ215/10/201813/09/2019
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES215/10/201813/09/2019
THAIS FIGUEIREDO RODEGHIERO215/10/201813/09/2019

Página gerada em 26/02/2020 01:30:21 (atualização a cada 15 minutos)