Nome do Projeto
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA: APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
14/11/2018 - 07/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
A Geografia quando trabalhada como disciplina escolar nos diferentes níveis de ensino, deve trazer o conjunto de informações e conhecimento de forma prazerosa e dinâmica. Esta questão fica mais complexa quando se aborda a cartografia como conteúdo, dentro da disciplina de Geografia na escola. Por ser um conteúdo de caráter mais abstrato, os professores nem sempre o desenvolvem de forma completa com seus alunos, deixando aberta uma lacuna, que é conduzida até a universidade, tendo como reflexo, inúmeras deficiências dentre elas, pode-se destacar: senso de localização espacial, orientação, cálculo de distâncias, transformação de unidades de medidas, lateralidade, leitura dos fenômenos espaciais, etc.

Objetivo Geral

Elaborar recursos didático-pedagógicos em cartografia escolar, no intuito de auxiliar o desenvolvimento do conteúdo nas séries do ensino fundamental e médio.

Justificativa

Cientes das dificuldades de desenvolver determinados conteúdos de cartografia nos diferentes níveis de ensino, a presente proposta traz a tona a discussão de várias temáticas que fazem parte da disciplina de Cartografia Geral, desenvolvida no segundo semestre nas turmas de Licenciatura em Geografia da UFPel.
Frente à necessidade de buscar caminhos que tornem o conhecimento e o desenvolvimento temas ligados à cartografia, busca-se por meio deste projeto, a elaboração de recursos didáticos voltados à cartografia escolar, como instrumentos de dinamização, concretização do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
Simielli, (2000, p. 108), contribui de forma significativa dizendo que, devemos e podemos usar cada vez mais a cartografia em nossas aulas, pois ela facilita a leitura de informações para os alunos e permite um domínio do espaço geográfico.
Por isso, emerge a importância de apontar possibilidades e caminhos para criar ideias e difundi-las no campo do ensino de Geografia, tendo como tema central a cartografia sistemática.
Destaca-se ainda que por ser um projeto de ensino, o qual se desenvolve a partir da disciplina de cartografia geral, a participação do acadêmico é livre. No entanto, tem-se percebido ao longo dos semestres em que já se desenvolveu esta proposta, que há interesse e envolvimento dos alunos na sua totalidade, pelo seu caráter teórico-prático. As atividades são na verdade, o reflexo dos conteúdos desenvolvidos na sala de aula, sendo estas realizadas em horários diferentes dos conteúdos teóricos da disciplina. Contudo, reforça-se que este projeto vem a acrescentar a complementação da carga horária da formação do acadêmico, exigida no currículo.

Metodologia

Inicialmente, os alunos buscarão o aprofundamento do conhecimento teórico sobre o conteúdo de cartografia, a partir do desenvolvimento da disciplina de Cartografia Geral, a qual, já vem ocorrendo no semestre letivo.
Em seguida, munidos do conhecimento inicial, definirão um tema específico dentro da cartografia para elaborar o material didático, destacando a série em que este deverá ser desenvolvido, isto é, a partir do conhecimento adquirido e socializado em aula, os alunos deverão elaborar um plano de atividade, contendo: tema; objetivos; série a ser aplicada a proposta; material necessário para elaborar o recurso didático; procedimentos sobre a elaboração e o desenvolvimento da atividade.
Por fim, como resultado, o material didático elaborado pelos acadêmicos, será exposto no prédio da Geografia, para que todos os acadêmicos e professores conheçam as atividades desenvolvidas e que possam servir de sugestão para o desenvolvimento de outros recursos didáticos em Geografia.
Paralelamente, será gerado um banco de dados com todas as informações à respeito do material gerado, o qual será socializado entre os acadêmicos participantes da disciplina e do projeto em questão.
Ressalta-se que as atividades práticas de elaboração do material didático não comprometerão as demais atividades que estão e serão desenvolvidas na disciplina de Cartografia Geral, conforme plano de ensino.

Resultados Esperados

Espera-se que, com esta atividade possa-se contribuir com a ampliação e dinamização do conhecimento cartográfico, da cartografia escolar, e da formação do pensamento espacial, possibilitando com que os acadêmicos, futuros professores, possam sair da disciplina de Cartografia Geral, mais seguros quanto aos conteúdos que irão desenvolver em sala de aula, em qualquer nível de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA614/11/201807/12/2018
ALEXANDRE ZIULKOSKI NUNES614/11/201807/12/2018
ALINE MORAES XAVIER614/11/201807/12/2018
ANA ELISA MATTOSO FERREIRA614/11/201807/12/2018
ANDERSON DO CARMO AFRA614/11/201807/12/2018
ANDERSON LUIS CARVALHO CORREIA614/11/201807/12/2018
ANDREI BASTOS DE CASTRO614/11/201807/12/2018
ANDRESSA BORGES INACIO614/11/201807/12/2018
ATHOS GARCIA DUTRA614/11/201807/12/2018
BARBARA BRAGANCA MARTINS614/11/201807/12/2018
BRUNA JANKE DA SILVA ABRAHAO617/11/201807/12/2018
BRUNA PEIXOTO LEAL614/11/201807/12/2018
CAMILA DE MORAES PARAHYBA614/11/201807/12/2018
CARLOS ALBERTO ZILLMER614/11/201807/12/2018
CAROLINA BORBA DOS SANTOS614/11/201807/12/2018
CAROLINA MACHADO MACEDO614/11/201807/12/2018
CLAUDIA ROSI BORGES614/11/201807/12/2018
CRISTIAN SILVA DA ROSA614/11/201807/12/2018
DOMINIQUE BRZOSKOWSKI CHAGAS614/11/201807/12/2018
ELINTON GUSTAVO LIZIARDI614/11/201807/12/2018
ELVIS DAVID DA SILVEIRA HOFEMBLAT614/11/201807/12/2018
EMANUELLE DE FARIAS XAVIER614/11/201807/12/2018
FERNANDA PUGLIA VIEIRA DIAS614/11/201807/12/2018
FRANCIELE RIBEIRO REIS614/11/201807/12/2018
GERSON DUARTE DUARTE614/11/201807/12/2018
GILDA RODRIGUES DUARTE614/11/201807/12/2018
HENRIQUE BRITZIUS FONSECA614/11/201807/12/2018
ISIS ORTIZ CARDOSO614/11/201807/12/2018
JACKSON VASCONCELOS CRIZEL614/11/201807/12/2018
JEAN PIERRE MOREIRA DE MOURA614/11/201807/12/2018
KAROLYN MACHADO DA ROSA614/11/201807/12/2018
LAIS GARCIA MOREIRA614/11/201807/12/2018
LEONARDO DE LIMA SCHELLIN614/11/201807/12/2018
LINARA PRESTES GOMES614/11/201807/12/2018
LIZ CRISTIANE DIAS514/11/201807/12/2018
LUCAS AFONSO FERNANDES614/11/201807/12/2018
LUIZA SILVA DE OLIVEIRA614/11/201807/12/2018
MARCELO ROGÉRIO SIMÕES SÁNCHEZ614/11/201807/12/2018
MARCIO DA COSTA LEAL JUNIOR614/11/201807/12/2018
MARCO ANTONIO COELHO COI614/11/201807/12/2018
MARIA LOPES RAMOS614/11/201807/12/2018
MATHEUS DA SILVA AMARO614/11/201807/12/2018
MATHEUS DE SOUZA MOACIR614/11/201807/12/2018
MATHEUS TREPTOW DE AMORIM614/11/201807/12/2018
PEDRO CASTILHOS DA ROSA614/11/201807/12/2018
RENATA DUARTE NUNES614/11/201807/12/2018
REULY PEREIRA SILVEIRA614/11/201807/12/2018
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO714/11/201807/12/2018
RUDINEI LUIS WIENKE LEITZKE614/11/201807/12/2018
TATIANE LOPES RODRIGUES614/11/201807/12/2018
ULISSES GUILHERME ORREGO614/11/201807/12/2018
VERISSIMO SILVEIRA CORREA614/11/201807/12/2018
VINICIUS BRUNO GONCALVES614/11/201807/12/2018
VITORIA SILVEIRA CORREA614/11/201807/12/2018
YAGO JACONDINO NUNES614/11/201807/12/2018

Página gerada em 09/12/2019 22:04:38 (consulta levou 0.085582s)