Nome do Projeto
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS TREINAMENTO DOCENTE EM ANATOMIA ANIMAL A ACADÊMICOS DA MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/05/2019 - 29/05/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
É de importância inquestionável o fato de que os acadêmicos precisam adquirir conhecimentos básicos da anatomia sistêmica e topográfica, dos quais eles possam sobrepor e deduzir a visão de dependência entre a estrutura e a função dos sistemas orgânicos dos animais (KONIG &LIEBICH, 2002; SANTEE & GARAVALIA, 2006). Para este tipo de ensino é imprescindível a realização de aulas práticas em laboratórios que permitam a visualização das estruturas apresentadas nas aulas teóricas assim como atendimento aos questionamentos dos alunos. O exercício da monitoria acadêmica, como atividade extraclasse e não obrigatória na formação, oferece oportunidades para o aproveitamento estudantil no processo de ensino-aprendizagem de colegas, amplia a inserção do aluno nas questões educacionais da IES e o torna mais crítico quanto à própria formação acadêmico-profissional (BORSATTO et al., 2006, RAMOS et al., 2012). Desta forma, a monitoria-acadêmica é um ganho pedagógico benéfico não apenas para os alunos monitorados, que adquirem uma fonte a mais de consulta, confiança e aprendizado; ao professor orientador, que tem sua responsabilidade docente dividida com o monitor, mas aumentada como preceptor; a instituição de ensino, que contém gastos com a contratação de professores substitutos e,ainda ganha em produtividade (ASSIS et.al 2006).

Objetivo Geral

Preparar acadêmicos para o exercício da docência nas Disciplinas de Anatomia Animal da UFPel

Justificativa

No laboratório de Anatomia, os horários não utilizados em aulas-práticas pelos professores são disponibilizados a grupos de alunos para revisão e estudo de conteúdos ministrados nas aulas. Nos últimos dois anos as Disciplinas de Anatomia Animal da UFPel tem funcionado satisfatoriamente graças ao voluntariado de alunos com bom desempenho na área, e que acabam por ajudar os colegas nos horários extraclasse. Programas de monitoria são atividades complementares que oportunizam os estudantes a vivência diferenciada das questões educacionais (FIOR, 2003). Ser monitor não depende somente das aptidões de entendimento dos acadêmicos, o aluno monitor precisa além de dominar o tema a explicar, precisa também ter determinadas atitudes necessárias ao processo pedagógico e que poderão ser aprendidas junto a professores experientes.
Há um número expressivo de acadêmicos que querem se dedicar a docência e com isto receber treimanmento é uma oportunidade de prática direta numa IFES.

Metodologia

Treinamento no preparo de material biológico:
O aluno aprenderá as técnicas de preparo e restauração de peças anatômicas. Para as quais serão utilizados cadáveres, ou parte desses, oriundos de animais que foram a óbito junto o Hospital de Clinicas Veterinárias da UFPel, devido a doenças não-infecciosas, animais eutanasiados por portarem doenças terminais e/ou peças oriundas de frigoríficos. O material obtido será processado no dia da aquisição ou armazenado em câmara-fria ou freezer até seu processamento, conforme disponibilidade dos professores e bolsistas.
Treinamento e incremento ao atendimento extraclasse nos laboratórios:
Os alunos a receberem treinamento deverão ser ex-alunos da anatomia animal que possuam desempenho acadêmico de excelência neste componente curricular, disponibilidade de tempo para a atividade e deverão ser aprovados em processo seletivo para preenchimento das vagas do curso. Alunos já monitores poderão receber também o treinamento. Serão realizadas reuniões semanais de 4 horas de duração em horarios de compatibilidade dos academicos e professores. Serão discutidos topicos pedagógicos como postura diante publico, exposição gráfica de temas, linguagem, e processos avaliativos.
O acadêmico terá oportunidade de realizar práticas juntos aos monitores já experientes da disciplina, auxiliando-os no atendimento extraclasse dos alunos das disciplinas de anatomia animal, sob supervisão dos professores responsáveis.
Os academicos em treinamento serão avaliados quanto a sua dedicação, desenvoltura nas apresentações, dominio do tema e assiduidade, fazendo-se candidato as próximas vagas para bolsistas monitores e monitores voluntários.
Nenhum aluno em treinamento ou já monitor poderá substituir uma aula do docente.

Resultados Esperados

Melhoria da qualidade de ensino, através de uma maior disponibilidade de material didático prático e apoio extraclasse. Acredita-se que a atividade de aprendiz em docência na Anatomia Animal contribuirá duplamente tanto na qualidade de ensino como na formação profissional dos alunos envolvidos no projeto.
E ainda, o incentivo ao magistério superior é uma função inerente da monitoria e não poderia ser experienciado de outra forma que não pela criação de oportunidades para que o monitor ministre aulas teóricas e/ou práticas supervisionadas

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE730/05/201929/05/2020
CAMILA LUCAS DOS SANTOS BARROS430/05/201929/05/2020
CYNTHIA SLIVINSKIS LEMOS ZANARDO430/05/201929/05/2020
DANIEL HENRIQUE VIEIRA CAVALCANTE430/05/201929/05/2020
FLÁVIA MIRANDA SENA430/05/201929/05/2020
GUILHERME MARKUS530/05/201929/05/2020
JULIESER DO EVANGELHO VAZ430/05/201929/05/2020
LYGIA MARIA DE ALMEIDA430/05/201929/05/2020
WANDERLEY BANDEIRA DE ARAUJO330/05/201929/05/2020

Página gerada em 19/04/2024 21:18:29 (consulta levou 0.030695s)