Nome do Projeto
Elaboração de apostilas de exercícios resolvidos na área de estruturas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/01/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Resumo
Via de regra, a prática de exercícios é uma das principais atividades em disciplinas relacionadas à mecânica das estruturas, formando grande parte da carga horária em sala de aula. Nesse sentido, o material didático disponível pode ser um instrumento orientador do planejamento pedagógico [1, 2] e, por esse motivo, um banco de exercícios, especialmente exercícios resolvidos, pode auxiliar na construção do conhecimento ao longo das disciplinas, aumentando o nível de aprendizagem dos alunos.

Objetivo Geral

Elaborar material didático-pedagógico em forma de apostila de exercícios resolvidos na área de Mecânica das Estruturas, a fim de disponibiliza-la à comunidade discente dos cursos de Engenharias da UFPel.

Justificativa

Em se tratando de temáticas relacionadas à mecânica, seja a estática ou a dinâmica, a literatura apresenta um grande volume de materiais didáticos referentes aos aspectos eminentemente teóricos, seja em formato digital ou impresso. Os alunos ainda recorrem frequentemente às diferentes versões de livros tradicionais [2, 3, 4], embora o material disponível no ambiente virtual esteja em processo de popularização. De fato, com o advento da internet, os alunos universitários do Brasil têm acesso a apostilas preparadas por professores de diversas universidades. Exemplos são as apostilas e notas de aula dos professores Flávia Judice da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Henrique Lindenberg Neto da Universidade de São Paulo (USP) e Carla Tatiana Mota Anflor da Universidade de Brasília (UNB), todos publicados livremente [5, 6, 7]. Além disso, os alunos ainda podem ver vídeo-aulas que estão disponíveis gratuitamente, inclusive no Youtube. Contudo, os exercícios são conhecidamente ferramentas essenciais para a consolidação desses conhecimentos e, ainda assim, carecem de uma abordagem mais detalhada e didática. Nesse sentido, por estar em constante contato com o contexto escolar, ninguém melhor que os professores para elaborar propostas de ensino que, realmente, possam contribuir com o trabalho realizado nas salas de aula [1, 8].

Metodologia

As atividades de preparação das apostilas partirão de uma ampla revisão da literatura, especialmente de livros e apostilas, a fim de conceber um banco de dados robusto e abrangente. Os principais alvos serão aqueles conteúdos vistos nas seguintes disciplinas: Mecânica Geral, Mecânica Geral I e Mecânica dos Sólidos. Tais disciplinas possuem conteúdos programáticos consolidados e disponíveis no portal institucional da UFPEL. Em seguida, pretende-se organizar os exercícios, a fim de detectar as principais carências em termos dos raciocínios requeridos, projetando a possibilidade de idealização de novos exercícios e alteração dos exercícios obtidos. Em sequência, realizar-se-á a etapa de diagramação e concepção das imagens de acordo com a necessidade de cada exercício. Por fim, todas as informações serão minunciosamente revisadas pelos professores vinculados ao projeto de ensino.

Resultados Esperados

Em linhas gerais, espera-se que as atividades realizadas com o advento do presente projeto de ensino possam resultar em: Facilitação de algumas atividades dos professores em seu espaço de atuação profissional; Homogeneização dos conhecimentos e nível dos conteúdos abordados pelos professores que alternadamente ministram as mesmas disciplinas; Auxílio aos professores temporários, que provavelmente ministrarão esses conteúdos de maneira esporádica; Contornar dificuldades de comunicação do professor na transmissão de conhecimentos.

Indicadores, Metas e Resultados

Caso haja a possibilidade, pretende-se solicitar bolsas de estudos para alunos de graduação dos cursos de engenharia pertencentes ao CENG, a fim de que se dediquem às atividades do projeto. À parte, serão oferecidas oportunidades para trabalhos dessa natureza sem auxílio de bolsa para alunos voluntários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE RIBEIRO PALIGA215/01/201931/12/2019
EDUARDO COSTA COUTO215/01/201931/12/2019
GIUSEPE STEFANELLO215/01/201931/12/2019
KELVIN TECHERA BARBOSA215/01/201931/12/2019
Lucas da Rocha Ludwig2015/05/201915/12/2019
RAFAEL DE AVILA DELUCIS415/01/201931/12/2019

Página gerada em 20/11/2019 02:38:09 (consulta levou 0.718739s)