Nome do Projeto
Metodologias qualitativas de pesquisa: interfaces de graduação e pós-graduação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2019 - 05/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação Física
Resumo
A formação inicial do professor ocorre através de um conjunto de ações formativas oferecidas pelos cursos superiores. Além das disciplinas básicas a serem cursadas, são proporcionados aos acadêmicos disciplinas complementares de graduação e espaços alternativos de formação, dentre os quais se destacam os grupos de estudos e pesquisas.
De acordo com Ghedin, Leite e Almeida (2008, p.15) “o elemento que faz o imbricamento entre a teoria e a prática é o processo de pesquisa que se desenvolve ao longo de toda a formação profissional”. Para esses autores, a formação de professores não será completa se eximirem os processos investigativos do curso, os quais contribuem incontestavelmente para a constituição do saber docente. As dificuldades em instituir e desenvolver a prática da pesquisa na formação docente gera frequentemente o abandono da mesma, como se fosse possível abrir mão dessa ação formativa no contexto atual. Ao excluir a pesquisa da formação destina-se a reprodução tradicional do ensino-aprendizagem, não preparando o professor para aprender a lidar com os processos de mudança e não ensinando esse sujeito a produzir conhecimento.
Em relação às pesquisas qualitativas, Demo (2005) chama a atenção para o fato de que elas não representam apenas “não-quantidade”, e que seu método não se refere, simplesmente, ao “não lógico-experimental”, é preciso pensar e agir para, além disso. Nas palavras do autor:
Fenômenos qualitativos caracterizam-se por marcas como profundidade, plenitude, realização, o que aponta para sua perspectiva mais verticalizada do que horizontalizada. No contraponto, aparecem fenômenos que primam pela mera extensão, rotina, repetição, superficialidade, trivialidade. A qualidade aponta para o “melhor”, não para o “maior” (DEMO, 2005, p.146).
Objetivo Geral
Promover o ensino e a aprendizagem de metodologias qualitativas de pesquisa para acadêmicos de graduação e pós-graduação em Educação Física.
Justificativa
A prática da pesquisa qualifica a formação de professores, pois envolve o estudo, a sistematização e a reflexão por parte dos envolvidos no processo de produção do conhecimento. Para Freire (1996, p.32) a pesquisa fornece subsídios para um ensino atualizado e crítico. “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”.
Diante disso, este projeto justiça-se por sua intencionalidade de contribuir com a formação dos futuros professores de Educação Física, bem como promover o intercâmbio de saberes entre graduação e pós-graduação.
Diante disso, este projeto justiça-se por sua intencionalidade de contribuir com a formação dos futuros professores de Educação Física, bem como promover o intercâmbio de saberes entre graduação e pós-graduação.
Metodologia
A metodologia de trabalho envolve encontros expositivos e dialogados sobre a abordagem de pesquisa qualitativa, tipos de pesquisa e de análise de dados; bem como encontros de prática de pesquisa, com elaboração de tarefas por parte dos acadêmicos no processo de aprendizagem e desenvolvimento de pesquisas.
Resultados Esperados
- Aprendizagem dos acadêmicos sobre metodologias de pesquisa qualitativa, tipos de pesquisa e de análise de dados;
- Socialização das pesquisas qualitativas realizadas no GPEFE para a comunidade acadêmica da ESEF/UFPel;
- Promover a pesquisa qualitativa no campo da Educação Física, reforçando as subáreas pedagógica e sociocultural.
- Socialização das pesquisas qualitativas realizadas no GPEFE para a comunidade acadêmica da ESEF/UFPel;
- Promover a pesquisa qualitativa no campo da Educação Física, reforçando as subáreas pedagógica e sociocultural.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ERICK NUNES FERNANDES | 4 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |
FABIANA CELENTE MONTIEL | 4 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |
FELIPE FERNANDO GUIMARÃES DA SILVA | 4 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 4 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |
GABRIELA DIEL DE ARRUDA | 4 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |
JOSE ANTONIO BICCA RIBEIRO | 4 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |
LEONTINE LIMA DOS SANTOS | 4 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |
MARIANGELA DA ROSA AFONSO | 2 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |
OTÁVIO AVILA PEREIRA | 4 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |
PATRÍCIA DA ROSA LOUZADA DA SILVA | 4 | ||
RÚBIA DA CUNHA GORZIZA GARCIA | 4 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |
VÍTOR TAVARES DA SILVA | 4 | 01/05/2019 | 05/04/2020 |