Nome do Projeto
Patologia interativa
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/12/2018 - 02/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
É prática predominante nas instituições acadêmicas do Brasil o modelo tradicional de ensino, no qual a relação entre professor e aluno dá-se de maneira unidirecional, com a simples transferência de conteúdos. Tal modelo, muitas vezes torna difícil a captação do interesse do aluno e dificulta o aprendizado, uma vez que não estimula o raciocínio clínico, imprescindível para a formação profissional. No intuito de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, o projeto do site Patologia Interativa busca utilizar estratégias participativas na tentativa de mudar essa realidade.

Objetivo Geral

Este projeto propõe-se a destacar a importância da participação ativa do aluno no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do raciocínio clínico, a partir da discussão de casos abrangendo diferentes aspectos clínicos, imaginológicos e histopatológicos.

Justificativa

O primeiro contato dos graduandos em odontologia com a Estomatologia e a Patologia Bucal ocorre no 4º semestre do curso, na Unidade de Diagnóstico Estomatológico II, através de atividades teóricas e práticas. As práticas clínicas são vinculadas ao ambulatório do Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca, um serviço em que o agendamento ocorre na forma de livre demanda. Desta forma, a equipe de professores não tem como controlar quais casos os alunos irão acompanhar e muitas das alterações discutidas nas atividades teóricas não serão vivenciadas na prática. Neste contexto, a criação de um espaço interativo para discussão de casos, explorando características clínicas e radiográficas, bem como tratamento de diferentes patologias bucais, irá complementar o aprendizado através da ilustração de várias situações já debatidas em sala de aula, ou mesmo situações raras, não exploradas no programa da disciplina. O envolvimento dos alunos nos estudos dos casos clínicos se constitui em ferramenta importante o aprendizado, pois possibilita uma análise crítica dos eventos que ocorrem na clínica estomatológica, além de possibilitar o contato com diversas situações, que de outra forma, eles não teriam oportunidade de visualizar. Além disso, o site representa uma estratégia de educação continuada, já que após o 4° semestre, o único contato direto com a Estomatologia ocorrerá no final do curso, no estágio de especialidades.

Metodologia

Este projeto propõe-se a destacar a importância da participação ativa do aluno no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do raciocínio clínico a partir da discussão de casos. Para isso será criado um ambiente virtual que será alimentado quinzenalmente com casos clínicos envolvendo alterações de mucosa e pele, alterações dentárias, alterações sistêmicas e alterações ósseas da região bucomaxilofacial. Através da apresentação de imagens clínicas, imaginológicas e histopatológicas, os estudantes serão estimulados a buscar o diagnóstico do paciente, fazendo uma revisão da etiopatogenia e sugerindo, de acordo com sua vivência, a melhor estratégia terapêutica.
Será realizada uma reunião mensal de 1h de duração para discussão presencial dos casos do mês.

Resultados Esperados

Com a estratégia interativa espera-se enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, agregando ao conhecimento prévio dos alunos novas informações sobre o conteúdo teórico-prático da disciplina.
Desta forma, a expectativa é de que o site represente um elemento inovador na sedimentação do conhecimento e na construção da autoconfiança dos estudantes, valorizando o aluno como sujeito do
processo ensino-aprendizagem, já que é uma ferramenta que possibilita e estimula a discussão e o compartilhamento de informações e experiências para a construção da autonomia dos discentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ETGES103/12/201802/12/2019
ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS103/12/201802/12/2019
ANA PAULA NEUTZLING GOMES103/12/201802/12/2019
DOUGLAS SILVA DE ALMEIDA103/12/201802/12/2019
EMILLY EBERSOL DA SILVA203/12/201802/12/2019
JESSICA MENDES CRUZ203/12/201802/12/2019
LEANDRO PERELLO DURO202/05/201902/12/2019
SANDRA BEATRIZ CHAVES TARQUINIO103/12/201802/12/2019

Página gerada em 15/12/2019 03:47:47 (consulta levou 0.045746s)