Nome do Projeto
Patologia interativa
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/12/2018 - 02/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
É prática predominante nas instituições acadêmicas do Brasil o modelo tradicional de ensino, no qual a relação entre professor e aluno dá-se de maneira unidirecional, com a simples transferência de conteúdos. Tal modelo, muitas vezes torna difícil a captação do interesse do aluno e dificulta o aprendizado, uma vez que não estimula o raciocínio clínico, imprescindível para a formação profissional.
No intuito de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, o projeto do site Patologia Interativa busca utilizar estratégias participativas na
tentativa de mudar essa realidade.
Objetivo Geral
Este projeto propõe-se a destacar a importância da participação ativa do aluno no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do raciocínio clínico, a partir da discussão de casos abrangendo diferentes aspectos clínicos, imaginológicos e histopatológicos.
Justificativa
O primeiro contato dos graduandos em odontologia com a Estomatologia e a Patologia Bucal ocorre no 4º semestre do curso, na Unidade de Diagnóstico Estomatológico II, através de atividades teóricas e práticas. As práticas clínicas são vinculadas ao ambulatório do Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca, um serviço em que o agendamento ocorre na forma de livre demanda. Desta forma, a equipe de professores não tem como controlar quais casos os alunos irão acompanhar e muitas das alterações discutidas nas atividades teóricas não serão vivenciadas na prática. Neste contexto, a criação de um espaço interativo para discussão de casos, explorando características clínicas e radiográficas, bem como tratamento de diferentes patologias bucais, irá complementar o aprendizado através da ilustração de várias situações já debatidas em sala de aula, ou mesmo situações raras, não exploradas no programa da disciplina. O envolvimento dos alunos nos estudos dos casos clínicos se constitui em ferramenta importante o aprendizado, pois possibilita uma análise crítica dos eventos que ocorrem na clínica estomatológica, além de possibilitar o contato com diversas situações, que de outra forma, eles não teriam oportunidade de visualizar. Além disso, o site representa uma estratégia de educação continuada, já que após o 4° semestre, o único contato direto com a Estomatologia ocorrerá no final do curso, no estágio de especialidades.
Metodologia
Este projeto propõe-se a destacar a importância da participação ativa do aluno no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do raciocínio clínico a partir da discussão de casos. Para isso será criado um ambiente virtual que será alimentado quinzenalmente com casos clínicos envolvendo alterações de mucosa e pele, alterações dentárias, alterações sistêmicas e alterações ósseas da região bucomaxilofacial. Através da apresentação de imagens clínicas, imaginológicas e histopatológicas, os estudantes serão estimulados a buscar o diagnóstico do paciente, fazendo uma revisão da etiopatogenia e sugerindo, de acordo com sua vivência, a melhor estratégia terapêutica.
Será realizada uma reunião mensal de 1h de duração para discussão presencial dos casos do mês.
Será realizada uma reunião mensal de 1h de duração para discussão presencial dos casos do mês.
Resultados Esperados
Com a estratégia interativa espera-se enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, agregando ao conhecimento prévio dos alunos novas informações sobre o conteúdo teórico-prático da disciplina.
Desta forma, a expectativa é de que o site represente um elemento inovador na sedimentação do conhecimento e na construção da autoconfiança dos estudantes, valorizando o aluno como sujeito do
processo ensino-aprendizagem, já que é uma ferramenta que possibilita e estimula a discussão e o compartilhamento de informações e experiências para a construção da autonomia dos discentes.
Desta forma, a expectativa é de que o site represente um elemento inovador na sedimentação do conhecimento e na construção da autoconfiança dos estudantes, valorizando o aluno como sujeito do
processo ensino-aprendizagem, já que é uma ferramenta que possibilita e estimula a discussão e o compartilhamento de informações e experiências para a construção da autonomia dos discentes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA ETGES | 1 | 03/12/2018 | 02/12/2019 |
ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS | 1 | 03/12/2018 | 02/12/2019 |
ANA PAULA NEUTZLING GOMES | 1 | 03/12/2018 | 02/12/2019 |
DOUGLAS SILVA DE ALMEIDA | 1 | 03/12/2018 | 02/12/2019 |
EMILLY EBERSOL DA SILVA | 2 | 03/12/2018 | 02/12/2019 |
JESSICA MENDES CRUZ | 2 | 03/12/2018 | 02/12/2019 |
LEANDRO PERELLO DURO | 2 | 02/05/2019 | 02/12/2019 |
SANDRA BEATRIZ CHAVES TARQUINIO | 1 | 03/12/2018 | 02/12/2019 |