Nome do Projeto
Geografia Política, Identidades e territorialidades
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/01/2019 - 16/01/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
Na sociedade contemporânea, diversas discussões emergem sobre a geografia política, as territorialidades e as identidades territoriais. Nesse sentido, pretende-se a partir de encontros com o grupo de participantes do projeto o desenvolvimento de pesquisas, debates e análises que possibilitem construir com os alunos um arcabouço teórico-metodológico acerca destas temáticas. Desta forma, a partir de um processo reflexivo sobre a contemporaneidade, o presente projeto de ensino visa contribuir com a evolução teórica das discussões sobre a geografia, possibilitando o desenvolvimento de um olhar crítico perante a realidade. Para tanto, pretende-se criar, vinculado ao Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal de Pelotas, construindo um amplo espaço de debates acadêmico. O presente projeto de ensino pretende também desenvolver o aprofundamento teórico e metodológico nas seguintes linhas de estudo com as quais a proposta está ligada: Geografia Política, Identidades territoriais e Territorialidades. A discussão sistematizada destas áreas de estudos na Geografia possibilitará a construção de um conhecimento mais sólido e capaz de propor projetos mais qualificados para a intervenção na realidade.

Objetivo Geral

O objetivo desse projeto é criar um espaço de debate, reflexão e construção do conhecimento para os alunos, visando analisar os fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam as práticas de pesquisa, extensão e ensino no âmbito de atuação da Geografia política, das territorialidades e das identidades territoriais

Justificativa

Acredita-se que é necessário valorizar as discussões teóricas no mundo contemporâneo, não apenas como um cumprimento de reflexões, mas também como um espaço de construção pratica da cidadania. É com base nesta reflexão da teoria/pratica na formação da identidade acadêmica que buscamos frisar a importância dos debates sobre temáticas relevantes a Geografia e a sociedade como um todo.
A proposta deste projeto de ensino é justamente a de resgatar as discussões teóricas e filosófica da Geografia, aprofundando o processo de ensino/aprendizagem da disciplina por intermédio de uma análise que considere a teoria e a prática como uma práxis verdadeira.
Portanto, entender os fundamentos teóricos que movem nossas práticas (pesquisa e extensão), é fundamental para o exercício de uma Geografia cientificamente.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos o trabalho será realizado em duas frentes: a primeira refere-se a uma discussão prévia com o grupo de alunos visando explanação da temática e escolha de textos para que possamos construir os debates sobre as áreas do projeto. No segundo momento, serão realizadas reuniões semanais com o grupo do projeto visando a discussão dos textos conforme calendário estabelecido previamente. Além disso, propomos a construção de projetos tanto de ensino, pesquisa e extensão pelos participantes do grupo com orientação dos professore responsáveis.

Resultados Esperados

Sanar a necessidade mais constante no curso de formação de momentos de articulação entre a teoria e a prática. Refletir sobre a sociedade contemporânea, a construção da geografia política e das identidades territoriais e a contribuição destas para a sociedade. Repensar a importância destas áreas na sociedade visando criticamente a construção de um saber múltiplo.
Espera-se construir o conhecimento crítico sobre a geografia com a participação de cerca de quinze estudantes para que trabalhem criticamente com a pesquisa, a extensão e o ensino a partir de projetos próprios. Como resultado possível, espera-se sensibilizar os participantes para que elaborem seus trabalhos de conclusão de curso nas áreas temáticas desenvolvidas durante o projeto.
Também se espera que os participantes sejam capazes de produzir artigos acadêmicos com fundamentação teórica adequada na área analisada.
Assim, como resultado, espera-se a produção de monografias, artigos científicos, projetos de dissertação e outros trabalhos acadêmicos relevantes nas áreas estudadas.
O principal impacto preconizado pelo projeto é o tratamento teórico e metodológico correto do ponto de vista epistemológico para os trabalhos desenvolvidos com base nos estudos realizados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BARBARA BRAGANCA MARTINS406/05/201915/12/2019
EDUARDO SCHUMANN417/01/201916/01/2020
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA417/01/201916/01/2020
LEONARDO KEGLES417/01/201916/01/2020
RENIE SANTOS DE MATTOS417/01/201916/01/2020
ROBINSON SANTOS PINHEIRO417/01/201916/01/2020
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA417/01/201916/01/2020
TIARAJU SALINI DUARTE417/01/201916/01/2020
WILLIAM MARTINS LOURENÇO2027/05/201915/12/2019
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES417/01/201916/01/2020

Página gerada em 21/11/2024 22:35:43 (consulta levou 0.036584s)