Nome do Projeto
Competições Estudantis do Curso de Engenharia Civil
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
21/01/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
O Curso de Engenharia Civil, desta Universidade, possui uma grade curricular com 4709 horas, com aulas teóricas, exercícios e práticas. A carga horária total do curso é grande, ficando inviável o aumento da mesma, mas ao mesmo tempo, existe o interesse por parte dos alunos, da existência de mais atividades práticas no curso. Uma das formas de atender o anseio dos alunos e se realizar mais atividades práticas, é através de diferentes Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto de ensino é proporcionar ao aluno a aplicação dos conhecimentos teóricos em projetos, através das competições estudantis, nas diferentes áreas do curso.
Justificativa
Este projeto se enquadra na grande área do CNPq, engenharias, área, engenharia civil, sendo a mesma dividida em cinco sub áreas, sendo elas, construção civil, estruturas, geotécnica, engenharia hidráulica e infra-estrutura de transportes. O Curso de Engenharia Civil engloba a concepção, o projeto, a construção e a manutenção de todos os tipos de obras necessárias ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade, sendo de importância ímpar, a implementação de atividades práticas que proporcionem ao aluno a aplicação do conhecimento teórico adquirido na sala de aula, em projetos desenvolvidos pelos mesmos, com a orientação e acompanhamento dos professores do Curso. Sendo assim, este proposta visa o desenvolvimento de projetos nas diferentes áreas do curso, sendo elas, construção civil, hidrotecnia e saneamento, transportes, geotecnia e sistemas estruturais. Pode se citar como exemplos deste tipo de proposta o aqualibrium e as pontes de palito. É de interesse, por parte dos alunos, a implementação de competições e cursos para o aprimoramento das atividades práticas ao longo do curso.
Metodologia
Serão realizadas competições semestralmente, no final do semestre, antes período das últimas provas. No decorrer do semestre serão programados encontros quinzenais, com a finalidade de estudar o conteúdo necessário para cada uma das competições.
Inicialmente serão propostas competições nas áreas de estruturas, geotecnia e saneamento, sendo elas, Desafio de Pontes de Palito, Desafio de Taludes e Desafio Aqualibrium, respectivamente.
Inicialmente serão propostas competições nas áreas de estruturas, geotecnia e saneamento, sendo elas, Desafio de Pontes de Palito, Desafio de Taludes e Desafio Aqualibrium, respectivamente.
Resultados Esperados
O impacto esperado é que os alunos fiquem mais engajados no curso de engenharia civil, aplicando seus conhecimentos de forma mais enfática.
Indicadores, Metas e Resultados
---
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA LEITE CESPEDES | 4 | 21/01/2019 | 31/12/2019 |
ANGELA AZEVEDO DE AZEVEDO | 1 | 21/01/2019 | 31/12/2019 |
CÁSSIO BOLÔNIA HORTA DE OLIVEIRA | 4 | 21/01/2019 | 31/12/2019 |
GABRIEL INÁCIO LAUX DOS SANTOS | 4 | 21/01/2019 | 31/12/2019 |
HUGO ALEXANDRE SOARES GUEDES | 1 | 21/01/2019 | 31/12/2019 |
JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUES | 1 | 21/01/2019 | 31/12/2019 |
JOÃO PEDRO ALMEIDA LOPES | 4 | 21/01/2019 | 31/12/2019 |
KLAUS MACHADO THEISEN | 1 | 21/01/2019 | 31/12/2019 |
PEDRO HENRIQUE SANTOS DO NASCIMENTO | 4 | 21/01/2019 | 31/12/2019 |