Nome do Projeto
Estudos dirigidos em Matemática Aplicada e aplicações à Engenharia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/02/2019 - 31/01/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Resumo
É bem conhecida a problemática oriunda das altas taxas de retenção e evasão associadas às disciplinas da área básica de Matemática em vários cursos de Engenharia, principalmente nas disciplinas de cálculo, álgebra linear, equações diferenciais e cálculo numérico. Nesse sentido, vários estudos têm sido promovidos a fim de identificar as prováveis causas para esses elevados índices de reprovação bem como indicar quais as possíveis ações que devem ser implementadas para sanar esse problema (Lopes, 2013).
Nesta linha, podemos identificar como ações que fornecem bons resultados as monitorias e alguns cursos de caráter preliminar, ministrados com o intuito de reforçar/revisar os conceitos matemáticos básicos ora estudados no ensino médio. Esses cursos introdutórios, muitas vezes, acontecem em um momento anterior ao semestre em que o discente cursará alguma das disciplinas da área básica de Matemática. O que também é comum nesses cursos preliminares é sua semelhança com as práticas desenvolvidas durante o semestre nas disciplinas da área básica de Matemática, principalmente, no que tangencia a forma de ensino: utilização de aulas expositivas. Assim, uma eventual complementação a essas ações clássicas deve ser implementada para se ter uma maior efetividade e diversidade de ações.
Resolução de problemas é uma estratégia para o ensino-aprendizagem de matemática nos cursos de Engenharia, pois, de acordo com Lelis et al. (2005), “(...) um engenheiro deve observar o meio e resolver problemas usando conhecimentos científicos e tecnológicos de forma ética, criativa e crítica para atuar profissionalmente com visão de conjunto e de equipe, autonomia e consciência das necessidades sociais e ambientais e de sua atualização permanente”. Além disso, a utilização de resolução de problemas irá promover uma aproximação entre os diferentes conteúdos de Matemática, os professores das diferentes disciplinas da área básica de Matemática e estudantes de diferentes cursos de Engenharia.
Objetivo Geral
Os principais objetivos desse projeto de ensino são: (1) aumentar a diversidade de atividades dedicadas ao ensino-aprendizagem nas disciplinas da área básica de Matemática aplicadas à Engenharia, o que possibilitará sanar tipos diferentes de dificuldades enfrentadas pelos estudantes; (2) dada a natureza dos estudos dirigidos e os tópicos estudados, colocar os estudantes do Centro de Engenharias em contato mais próximos à problemas de natureza avançada, promovendo a pesquisa e a iniciação científica.
Justificativa
Diferente dos atendimentos fornecidos pelas monitorias, em que os estudantes das disciplinas “procuram” os monitores com dúvidas dos mais diferentes níveis sobre uma variada quantidade de tópicos, estudos dirigidos utilizando resolução de problemas visa um estudo sistemático e mais aprofundado de assuntos previamente sugeridos por um docente experiente. Dessa forma, as principais justificativas para a adoção dessa metodologia consistem, basicamente, em (1) oferecer para os estudantes do Centro de Engenharias diferentes estratégias para o ensino das disciplinas da área básica de Matemática; (2) incentivar o contato de docentes altamente qualificados do Centro de Engenharias com estudantes em início e meio de curso de forma a promover um ensino-aprendizagem de melhor qualidade bem como promover estudos relacionados a pesquisas e iniciação científica.
Metodologia
Os estudos dirigidos consistem em encontros extraclasse, realizados periodicamente*, em que os estudantes, reunidos em pequenos grupos, devem propor a solução de um problema. De forma um pouco mais explicita, cada encontro pode ser dividido nos seguintes momentos:
• docente responsável: breve apresentação do tópico estudado;
• docente responsável: apresentação do problema proposto e discussão de sua importância ou aplicabilidade;
• resolução do problema em pequenos grupos de estudantes (nesse momento, o(s) docente(s) do projeto e o(s) bolsista(s) devem auxiliar a resolução dos problemas sem, contudo, fornecer respostas prontas ou finais;
• apresentação e discussão das soluções obtidas pelos grupos de estudantes;
• docente responsável: considerações finais sobre as soluções propostas.
Quanto ao bolsista de ensino, na hipótese de o projeto ser contemplado com bolsa(s), caberá:
• auxiliar os docentes envolvidos no projeto no planejamento das atividades do projeto;
• orientar atividades de ensino-aprendizagem;
• orientar, individualmente ou em grupo, alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem;
• auxiliar os professores na elaboração, aplicação e correção de instrumentos de avaliação referentes ao projeto;
• auxiliar grupos de alunos envolvidos em pesquisas bibliográficas;
• preparar materiais didáticos de qualquer natureza.
* A periodicidade, seja ela semanal ou quinzenal, seja definida de acordo com fatores como: procura pelos estudantes, disponibilidade de bolsista para produzir materiais didáticos, disponibilidade de sala adequada para a realização dos estudos dirigidos, disponibilidade dos docente, entre outros.
• docente responsável: breve apresentação do tópico estudado;
• docente responsável: apresentação do problema proposto e discussão de sua importância ou aplicabilidade;
• resolução do problema em pequenos grupos de estudantes (nesse momento, o(s) docente(s) do projeto e o(s) bolsista(s) devem auxiliar a resolução dos problemas sem, contudo, fornecer respostas prontas ou finais;
• apresentação e discussão das soluções obtidas pelos grupos de estudantes;
• docente responsável: considerações finais sobre as soluções propostas.
Quanto ao bolsista de ensino, na hipótese de o projeto ser contemplado com bolsa(s), caberá:
• auxiliar os docentes envolvidos no projeto no planejamento das atividades do projeto;
• orientar atividades de ensino-aprendizagem;
• orientar, individualmente ou em grupo, alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem;
• auxiliar os professores na elaboração, aplicação e correção de instrumentos de avaliação referentes ao projeto;
• auxiliar grupos de alunos envolvidos em pesquisas bibliográficas;
• preparar materiais didáticos de qualquer natureza.
* A periodicidade, seja ela semanal ou quinzenal, seja definida de acordo com fatores como: procura pelos estudantes, disponibilidade de bolsista para produzir materiais didáticos, disponibilidade de sala adequada para a realização dos estudos dirigidos, disponibilidade dos docente, entre outros.
Resultados Esperados
Não se aplica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS EDUARDO ESPINOSA | 4 | 01/02/2019 | 31/01/2020 |
EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER | 6 | 01/02/2019 | 31/01/2020 |
ELIZIANE MOTA BERGMANN | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |
EMILY QUEVEDO DA SILVA | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR | 2 | 01/02/2019 | 31/01/2020 |
GUSTAVO GARCIA | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |
GUSTAVO RABAIOLLI | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |
ISABELLE DA SILVEIRA LOPES | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |
JÉSSICA PETER REICHOW | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |
LETICIA TONETTO | 4 | 01/02/2019 | 31/01/2020 |
LUAN MARTIN AREJANO | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |
MARCELO SCHRAMM | 4 | 01/02/2019 | 31/01/2020 |
MARCOS VINICIUS MARTINS DA SILVA | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |
MARTHA PIRES DA ROCHA | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
MAURICIO NUNES DE OLIVEIRA | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |
RAFAELA BEIERSDORF SEYFFERT | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |
YASMIM FERREIRA PIRES | 1 | 05/09/2019 | 05/12/2019 |