Nome do Projeto
Projeto de Apoio em Química Geral
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/04/2019 - 11/03/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química
Resumo
A disciplina de Química Geral é uma disciplina básica nos cursos de Química Industrial e Bacharelado em Química. Os conteúdos estudados nesta disciplina são explorados em diferentes áreas, durante todo o curso. Assim, um conhecimento sólido de Química Geral auxilia e incentiva os alunos no transcorrer dos cursos. Contudo, com o aumento no número de alunos ingressantes, devido aos programas de incentivo e aceleração do Governo Federal, obteve-se um perfil heterogêneo de alunos. Esta mudança de perfil tornou a didática, principalmente nas disciplinas iniciais, um grande desafio, ocorrendo um aumento nas reprovações e evasões. Nesse sentido, o presente projeto de ensino visa elaborar um cronograma de aulas de reforço no intuito de diminuir estes números, identificar os conteúdos de maior dificuldade e propor alternativas didáticas para auxiliar os alunos ingressantes. Além disso, as aulas de reforço serão ministradas pelos alunos de pós-doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPel, propiciando uma oportunidade única para implementarem e solidificarem as ferramentas didáticas. As monitorias serão ministradas por alunos de graduação, nos quais tiverem um excelente aproveitamento no curso.

Objetivo Geral

Este Projeto, apresenta três objetivos gerais:
• O primeiro é o de reforçar o aprendizado dos alunos nas disciplinas de Química Geral. Como consequência disso, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão dos alunos nos cursos de Bacharelado em Química e Química Industrial; e
• O segundo é o de proporcionar aos alunos de pós-doutoramento do PPGQ, uma maior possibilidade de contato com a prática docente, a partir das aulas de reforço, podendo aperfeiçoar as suas didáticas aplicadas em sala de aula.

Justificativa

Com ampliação do acesso aos cursos de graduação da Universidade, resultante do programa REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), no intuito de retomar o crescimento do ensino superior público, obteve-se efeitos expressivos durante a sua vigência em relação ao aumento no número de alunos. Um outro programa que aumentou a inserção de alunos foi a de política de quotas sociais do Governo Federal, na qual trouxe mais equidade no processo de entrada no ensino superior. Nesse contexto, criou-se um grande volume de alunos que apresentam diferentes deficiências escolares.
Devido as elevadas taxas de reprovação e evasão, políticas de permanência e qualificação dos cursos de graduação tornaram-se assim fundamentais para a consolidação das iniciativas governamentais de acesso à Universidade. Com base nisto, há a necessidade de fortalecer o processo de aprendizado em química, principalmente a disciplina de Química Geral, que serve como base para diversas outras disciplinas dos cursos de Bacharelado em Química e Química Industrial.
Com a implementação deste projeto, o intuito é aumentar a taxa de aprovação na disciplina de Química Geral, pois estes alunos são, em geral, alunos com sérias dificuldades em química básica. Com a aprovação na disciplina de Química Geral, os alunos também não serão barrados nas próximas disciplinas de química, diminuindo assim a evasão dos cursos de Química Industrial e Bacharelado em Química do CCQFA/UFPel. Ademais, o intuito do projeto visa auxiliar a formação dos alunos da pós-doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), utilizando os mesmos para ministrarem as aulas de reforço.

Metodologia

Inicialmente, será montado uma equipe com os alunos de pós-doutoramento do PPQG, com os professores que ministram as disciplinas de Química Geral e com os coordenadores dos respectivos cursos para discussão do problema, divisão de tarefas, preparação do material didático, montagem do cronograma e divulgação das aulas de reforço.
A proposta inicial é para que os alunos de pós-doutoramento montem um cronograma de aulas de reforço ao longo do semestre sobre os temas de maior dificuldade e/ou defasagem acadêmica. Aulas deverão ser abordadas de maneira mais básica, com intuito de se utilizar as ferramentas didáticas para que os conceitos de química básica sejam absorvidos e utilizados nas aulas de Química Geral.
O cronograma das aulas de reforço deve corroborar com o cronograma das disciplinas de Química Geral. Isto deve-se para que os assuntos abordados nas aulas de reforço sejam vistos antes das disciplinas de Química Geral. Para delinear os assuntos e o cronograma das aulas de reforço, uma avaliação em conjunto com os professores da disciplina de Química Geral será realizado. Ademais, será fornecido aulas adicionais sobre o mesmo conteúdo, para alunos que perderam a aula tenham oportunidade de revisar o assunto.
As aulas serão ministradas em períodos que não ocorram conflitos com a grade curricular dos alunos em períodos de uma hora. Serão disponibilizadas de três a quatro aulas por semana através do rodízio entre os alunos de pós-doutoramento.
Os alunos de pós-doutoramento também realizarão aulas de resolução de exercícios, dúvidas sobre assuntos específicos de sala de aula e o cronograma de execução será realizado individualmente para cada disciplina de Química Geral. Desse modo, será possível avaliar o andamento de cada disciplina e otimizar os horários com cada perfil de curso.

Resultados Esperados

Qualificação dos alunos da graduação e pós-graduação.
• Domínio das ferramentas didáticas para auxiliar nas aulas de reforços;
• Ampliação e solidificação dos conhecimentos de Química Geral;
• Diminuição da reprovação e evasão dos cursos de Química Industrial e Bacharelado em Química;
• Evidenciar conteúdos de maior dificuldade e/ou defasagem acadêmica no intuito de propor mudanças no cronograma da disciplina de Química Geral;
• Padronização dos conteúdos abordados em Química Geral; e
• Divulgação e discussão no Congresso de Ensino de Graduação durante a Semana Integrada de Inovação, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA CASTRO PINHEIRO111/04/201911/03/2020
ADRIANE MEDEIROS NUNES111/04/201911/03/2020
ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLI111/04/201911/03/2020
ANDRE RICARDO FAJARDO111/04/201911/03/2020
ANGELITA MANKE BARCELLOS4
CELIA FRANCISCA CENTENO DA ROSA111/04/201911/03/2020
DANIELA HARTWIG DE OLIVEIRA111/04/201911/03/2020
EDER JOAO LENARDAO111/04/201911/03/2020
JOSÉ EDMILSON RIBEIRO DO NASCIMENTO4
LIANE KROLOW SOARES4
LUANA BETTANIN4
MARIANA ANTUNES VIEIRA111/04/201911/03/2020
MARIANA FERRARI BACH4
MEIBEL TEIXEIRA LISBOA4
MÁRCIO SANTOS DA SILVA211/04/201911/03/2020
WILHELM MARTIN WALLAU111/04/201911/03/2020

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