Nome do Projeto
LDGF-Laboratório Didático de Geografia Física
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/04/2019 - 16/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Resumo
Os cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura), bem como o curso de Mestrado em Geografia, tem como característica pensar o Espaço Geográfico desde a esfera local até os fenômenos de ordem global, contextualizando, analisando e refletindo sobre as transformações que ocorrem, tendo o Homem como um dos principais agentes modificadores deste espaço. Os elementos da natureza e sua dinâmica precisam ser compreendidos para que se possa inferir sobre as possibilidades de ocupação do Espaço Geográfico, bem como as consequências do uso inadequado dos recursos naturais e dos elementos do sistema físico-ambiental. A Geografia Física tem como objetivo o estudo destes elementos do sistema físico-ambiental e de sua dinâmica espaço-temporal, a partir de um conjunto de especialidades e técnicas que, a partir do conhecimento teórico e sobretudo prático, possibilitam a formação do profissional Geógrafo nas modalidades Licenciado e Bacharel, bem como a formação continuada de professores de Geografia e de alunos do Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Objetivo Geral
Contribuir para o aprofundamento e melhoria na qualidade de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Geografia (Bacharelado, Licenciatura e Mestrado), estimulando a busca por novos conhecimentos referentes ao Espaço Geográfico, com ênfase nos elementos e atributos físicos do ambiente.
Justificativa
Diante da importância assumida enquanto área do conhecimento, no contexto social, político, econômico, educacional e ambiental, os cursos de Geografia necessitam também de profissionais capazes de atuar na análise, pesquisa e aplicação de estudos com ênfase nos elementos e atributos do meio físico-ambiental que sustentam as atividades do sistema socioeconômico. O Laboratório Didático de Geografia Física (LDGF) foi criado no ano de 2010, para atender à demandas das disciplinas vinculadas a esta especialidade da Ciência Geográfica, e vem, desde então, possibilitando o acompanhamento de alunos nas disciplinas envolvidas, a oferta de cursos de formação continuada para professores da rede pública de pelotas e de outros municípios, a possibilidade de desenvolvimento de práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas pelos futuros professores de Geografia, o desenvolvimento e planejamento de aulas de campo e a organização de grupos de leitura que envolvem alunos dos cursos de graduação e mestrado em Geografia. Além do mais, o espaço do LDGF é utilizado para o desenvolvimento das aulas práticas das disciplinas vinculadas a esta especialidade do conhecimento, nos turnos diurno e noturno. Atualmente, os professores que atuam no LDGF são responsáveis pelas disciplinas de Introdução à Geografia Física; Biogeografia; Geomorfologia; Hidrogeografia; Climatologia Aplicada à Geografia; Cartografia Geral; Metodologia e Prática de Ensino em Geografia III: Geografia Física; Geografia Socioambiental; Análise e Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas; Planejamento Ambiental e EIA-RIMA, dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia. Desta forma considera-se fundamental que o LDGF possa atuar como Projeto de Ensino Permanente, a fim de manter suas atividades que se consolidam a cada ano e ampliar a perspectiva de atuação teórica e prática a partir da utilização do espaço físico e dos equipamentos disponíveis.
Metodologia
(1) Desenvolvimento de aulas práticas no turno das atividades dos cursos de Geografia e também em turnos inversos, na modalidade 'atividades extra-classe'.
(2) Utilização do espaço físico para orientações e desenvolvimento de monografias de conclusão curso vinculadas à Geografia Física e Socioambiental;
(3) Utilização do espaço físico para a organização de cursos de curta duração com objetivo de desenvolver práticas e materiais a serem utilizados em sala de aula ou em campo;
(4) Organização de grupos de estudos voltados à discussão de obras clássicas e contemporâneas vinculadas às especialidades da Geografia Física;
(5) Continuidade das atividades de acompanhamento das disciplinas envolvidas nas atividades do LDGF;
(6) Organização de trabalhos de campo;
(2) Utilização do espaço físico para orientações e desenvolvimento de monografias de conclusão curso vinculadas à Geografia Física e Socioambiental;
(3) Utilização do espaço físico para a organização de cursos de curta duração com objetivo de desenvolver práticas e materiais a serem utilizados em sala de aula ou em campo;
(4) Organização de grupos de estudos voltados à discussão de obras clássicas e contemporâneas vinculadas às especialidades da Geografia Física;
(5) Continuidade das atividades de acompanhamento das disciplinas envolvidas nas atividades do LDGF;
(6) Organização de trabalhos de campo;
Resultados Esperados
O Laboratório Didático de Geografia Física tem como principal perspectiva a maior relação dos alunos dos cursos de Geografia com as questões teóricas e práticas atreladas às disciplinas que compõem esta especialidade da Ciência Geográfica.
O conhecimento atrelado à Geografia Física demanda abstração, domínio da análise de modelos, gráficos, fluxogramas, bem como uma análise apurada dos fenômenos de ordem socioambiental verificados em campo. Assim, espera-se que os objetivos propostos, amparados pela metodologia de trabalho do LDGF possam atuar nesta perspectiva.
Espera-se também que este projeto possibilite um maior envolvimento discente com grupos de estudo e aulas práticas, que propiciem sua permanência nos cursos de graduação em geografia, bem como a diminuição das taxas de evasão.
O conhecimento atrelado à Geografia Física demanda abstração, domínio da análise de modelos, gráficos, fluxogramas, bem como uma análise apurada dos fenômenos de ordem socioambiental verificados em campo. Assim, espera-se que os objetivos propostos, amparados pela metodologia de trabalho do LDGF possam atuar nesta perspectiva.
Espera-se também que este projeto possibilite um maior envolvimento discente com grupos de estudo e aulas práticas, que propiciem sua permanência nos cursos de graduação em geografia, bem como a diminuição das taxas de evasão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANO LUIS HECK SIMON | 4 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
ALLAN DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
ARLENE FEHRENBACH | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
CAMILE URBAN | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
Cassiely da Roza Pacheco | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
ERIKA COLLISCHONN | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
IVAN DOS SANTOS TATAGIBA | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
KELVIN DUTRA XAVIER | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
LIZ CRISTIANE DIAS | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
MAURICIO MEURER | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
MOISES ORTEMAR REHBEIN | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
RODRIGO DE OLIVEIRA SIQUEIRA | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
Tiago das Neves Ribeiro | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |
VICTÓRIA DEJAN PAGANOTTO | 2 | 17/04/2019 | 16/04/2020 |