Nome do Projeto
Produtos do VI Desafio
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2019 - 19/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Biotecnologia
Resumo
O curso de Bacharelado em Biotecnoloia da UFPel, buscando atender as exiências para curricularização da extensão ja ofereceu em duas edições as disciplinas optativas: Popularizaçao da Ciência e Divulação Científica 1 e 2. As disciplinas contemplam estudos teóricos, discussões, interaçao com a comunidade e também a oranização e participação no DESAFIO, atividade aberta a comunidade, em especial a comunidade acadêmica que é chamada para organizar propostas para divulação científico e tecnológica. Seguindo o edital divulgado no sitio: https://wp.ufpel.edu.br/desafiomuralgbiotec/ as propostas são recebidas e selecionadas, sendo apresentadas a comunidade em um evento tradicional o ESPAÇO CIÊNCIA que ocorre durante a Semana Nacional da Ciência, Tecnoloia e Inovação em outubro. Apesar dos resultados terem sido espetaculares nestes ultimos 5 anos, consideramos que acabam se tornando efemeros pois apesar de grande alcance na comunidade ( em 2018 foram mais de 500 visitantes), poderiam ser reutilizados, potencializando a divulação da ciência em nossa região.
Objetivo Geral
Contribuir para divulgação científico-tecnológica através da elaboração de ferramentas para transposição didática do conhecimento científico e biotecnológico.
Justificativa
A transposição do conhecimento científico e tecnolóico exige além do conhecimento estratéias e ferramentas que facilitem a compreensão de conceitos e estimulem a curiosidade. Assim o projeto Produtos do VI Desafio Mural G Biotec irá promover juntamentre com a disciplina optativa de extensão Popularizaçao da Ciência e Tecnologia 3 a materialização e propagação das iniciativas acadêmicas para divulgação científica. Oliveira (2015) destaca que a compreensão da ciencia e de seu papel no dia-dia contribui para o desenvolvimento econômico e social contribuindo para qualidade de vida a medida que perminte ao cidadão através do letramento científico realizar escolhas e exercer plenamente sua cidadania.
Considerando-se que as definições de ciência contemplam o conhecimento através da observação sistematizada, identificação detalhada e descrição ordenada a capacidade de explicação de um fenômeno colabora para compreensão do universo e contribui para refelexão e açao Motta-Roth (2009) a geração de textos, produtos, objetos a partir de propostas irá contribuir para o letramento científico e tecnológico, permitindo a inclusão científica e social.
Considerando-se que as definições de ciência contemplam o conhecimento através da observação sistematizada, identificação detalhada e descrição ordenada a capacidade de explicação de um fenômeno colabora para compreensão do universo e contribui para refelexão e açao Motta-Roth (2009) a geração de textos, produtos, objetos a partir de propostas irá contribuir para o letramento científico e tecnológico, permitindo a inclusão científica e social.
Metodologia
A partir das propostas submetidas nos projetos de extensão V e VI Desafio serão selecionadas temas com ênfase em Biotecnologia e elaborados textos curtos para uso nas redes sociais, folders, podcasts e videos curtos de ate 60s. O projeto envolverá as seguintes etapas:
seleção de temas;
pesquisa e aprofundamento teórico;
elaboração de chamadas para redes sociais;
elaboração de resumos e folderes;
gravação de podcasts e videos curtos;
avaliação do material;
divulgação do material elaborado;
avaliação dos resultados.
seleção de temas;
pesquisa e aprofundamento teórico;
elaboração de chamadas para redes sociais;
elaboração de resumos e folderes;
gravação de podcasts e videos curtos;
avaliação do material;
divulgação do material elaborado;
avaliação dos resultados.
Resultados Esperados
Desenvolvimento de habilidades e competencias para divulgação e popularização da ciencia e da biotecvnologia;
Elaboração de materiais para popultarização da biotecnologia;
Eetiva interação ensino-pesquisa e extensão
Elaboração de materiais para popultarização da biotecnologia;
Eetiva interação ensino-pesquisa e extensão
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LUCIA SOARES CHAVES | 4 | 01/03/2019 | 19/12/2019 |
Amália Gonçalves Alves | 4 | 20/04/2019 | 30/11/2019 |
Aury de Oliveira Filho | 4 | 01/03/2019 | 19/12/2019 |
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA | 4 | 01/03/2019 | 19/12/2019 |
DIAGO DUTRA LIMA | 2 | 20/07/2019 | 30/11/2019 |
GIULI ARGOU MARQUES | 8 | 05/05/2019 | 29/06/2019 |
GUILHERME FEIJÓ DE SOUSA | 4 | 12/08/2019 | 18/11/2019 |
LUCIANA BICCA DODE | 5 | 01/03/2019 | 19/12/2019 |
LUIZ FILIPE BASTOS MENDES | 2 | 06/06/2019 | 30/11/2019 |
RODRIGO PRATO PINTO | 2 | 06/06/2019 | 30/11/2019 |
VERA LUCIA BOBROWSKI | 3 | 01/03/2019 | 19/12/2019 |