Nome do Projeto
Revisão e Atualização de Módulos Educacionais para Profissionais de Saúde
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/02/2019 - 25/02/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
O projeto tem por objetivo revisar e atualizar quatro módulos educacionais: Atenção Integral na Saúde da Família; Educação na Saúde; Planejamento e Avaliação na Saúde da Família e Produção do Conhecimento em Serviços de Saúde. Estes módulos educacionais serão utilizados na educação permanente de profissionais de saúde, em especial, os que atuam na saúde da família, atenção primária à saúde, profissionais vinculados aos programas de provimento e em atividades de docência e/ou preceptoria.

Objetivo Geral

Revisar e produzir módulos educacionais para a educação permanente de profissionais de saúde, com ênfase na atenção básica.

Justificativa

O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas acumulou importante experiência na produção de cursos de educação a distância. Na especialização em saúde da família, o curso se destacou pela proposta pedagógica inovadora. Os módulos de autoaprendizagem de atenção domiciliar, oferecidos como curso de extensão, destacaram-se pela interatividade, garantida pela alta densidade tecnológica e por aplicativo multiplataforma. Estas experiências certamente servem de inspiração para a produção do material proposto.

Os módulos educacionais tem por finalidade atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), através da modalidade de educação a distância.
Considerando que grande parte dos profissionais que atuam na atenção primária à saúde, não tem formação específica para atuar neste nível de atenção, a educação permanente é uma estratégia essencial para qualificar o serviço.

Os módulos que serão revisados proporcionarão reflexão sobre a prática promovendo um diagnóstico da atenção à saúde e da educação na saúde em serviços de atenção básica. Este olhar para o serviço orientará a produção de conhecimento com relevância para o próprio serviço e para a melhoria da atenção básica no país. Os módulos tem como propósito, melhorar a qualidade da gestão, da atenção à saúde, das atividades educacionais e da produção de conhecimento desenvolvidas no serviço.

Os materiais educacionais são produzidos com a participação de alunos e professores da UFPel, possibilitando a imersão destes no desenvolvimento de materiais com concepções educacionais e tecnológicas de vanguarda. Os módulos serão também utilizados como materiais de apoio em cursos de graduação e pós-graduação da UFPel.

Metodologia

O referencial teórico utilizado na metodologia será a concepção pedagógica centrada no sujeito de aprendizagem, focada no desenvolvimento de competências e a consequente valorização da experiência para que ocorra aprendizagem significativa.

Os quatro módulos revisados e atualizados oferecem oportunidades de aprendizagem utilizando metodologias ativas, especialmente problematização e aprendizagem baseada em problemas.

Resultados Esperados

O resultado do projeto será a revisão e atualização de quatro módulos educacionais.
Estes materiais educacionais serão utilizados na capacitação de 200 alunos que participarão da 3a turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE). Esta será a primeira turma multiprofissional do curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDER OSORIO126/02/201925/02/2020
ANACLAUDIA GASTAL FASSA126/02/201925/02/2020
ELAINE THUME126/02/201925/02/2020
ELAINE TOMASI126/02/201925/02/2020
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA126/02/201925/02/2020
KARLA PEREIRA MACHADO226/02/201925/02/2020
LOURIELE SOARES WACHS126/02/201925/02/2020
MARIA ELIZABETH GASTAL FASSA126/02/201925/02/2020
MARIANGELA UHLMANN SOARES226/02/201925/02/2020

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