Nome do Projeto
Revisão e Atualização de Módulos Educacionais para Profissionais de Saúde
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/02/2019 - 25/02/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
O projeto tem por objetivo revisar e atualizar quatro módulos educacionais: Atenção Integral na Saúde da Família; Educação na Saúde; Planejamento e Avaliação na Saúde da Família e Produção do Conhecimento em Serviços de Saúde. Estes módulos educacionais serão utilizados na educação permanente de profissionais de saúde, em especial, os que atuam na saúde da família, atenção primária à saúde, profissionais vinculados aos programas de provimento e em atividades de docência e/ou preceptoria.
Objetivo Geral
Revisar e produzir módulos educacionais para a educação permanente de profissionais de saúde, com ênfase na atenção básica.
Justificativa
O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas acumulou importante experiência na produção de cursos de educação a distância. Na especialização em saúde da família, o curso se destacou pela proposta pedagógica inovadora. Os módulos de autoaprendizagem de atenção domiciliar, oferecidos como curso de extensão, destacaram-se pela interatividade, garantida pela alta densidade tecnológica e por aplicativo multiplataforma. Estas experiências certamente servem de inspiração para a produção do material proposto.
Os módulos educacionais tem por finalidade atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), através da modalidade de educação a distância.
Considerando que grande parte dos profissionais que atuam na atenção primária à saúde, não tem formação específica para atuar neste nível de atenção, a educação permanente é uma estratégia essencial para qualificar o serviço.
Os módulos que serão revisados proporcionarão reflexão sobre a prática promovendo um diagnóstico da atenção à saúde e da educação na saúde em serviços de atenção básica. Este olhar para o serviço orientará a produção de conhecimento com relevância para o próprio serviço e para a melhoria da atenção básica no país. Os módulos tem como propósito, melhorar a qualidade da gestão, da atenção à saúde, das atividades educacionais e da produção de conhecimento desenvolvidas no serviço.
Os materiais educacionais são produzidos com a participação de alunos e professores da UFPel, possibilitando a imersão destes no desenvolvimento de materiais com concepções educacionais e tecnológicas de vanguarda. Os módulos serão também utilizados como materiais de apoio em cursos de graduação e pós-graduação da UFPel.
Os módulos educacionais tem por finalidade atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), através da modalidade de educação a distância.
Considerando que grande parte dos profissionais que atuam na atenção primária à saúde, não tem formação específica para atuar neste nível de atenção, a educação permanente é uma estratégia essencial para qualificar o serviço.
Os módulos que serão revisados proporcionarão reflexão sobre a prática promovendo um diagnóstico da atenção à saúde e da educação na saúde em serviços de atenção básica. Este olhar para o serviço orientará a produção de conhecimento com relevância para o próprio serviço e para a melhoria da atenção básica no país. Os módulos tem como propósito, melhorar a qualidade da gestão, da atenção à saúde, das atividades educacionais e da produção de conhecimento desenvolvidas no serviço.
Os materiais educacionais são produzidos com a participação de alunos e professores da UFPel, possibilitando a imersão destes no desenvolvimento de materiais com concepções educacionais e tecnológicas de vanguarda. Os módulos serão também utilizados como materiais de apoio em cursos de graduação e pós-graduação da UFPel.
Metodologia
O referencial teórico utilizado na metodologia será a concepção pedagógica centrada no sujeito de aprendizagem, focada no desenvolvimento de competências e a consequente valorização da experiência para que ocorra aprendizagem significativa.
Os quatro módulos revisados e atualizados oferecem oportunidades de aprendizagem utilizando metodologias ativas, especialmente problematização e aprendizagem baseada em problemas.
Os quatro módulos revisados e atualizados oferecem oportunidades de aprendizagem utilizando metodologias ativas, especialmente problematização e aprendizagem baseada em problemas.
Resultados Esperados
O resultado do projeto será a revisão e atualização de quatro módulos educacionais.
Estes materiais educacionais serão utilizados na capacitação de 200 alunos que participarão da 3a turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE). Esta será a primeira turma multiprofissional do curso.
Estes materiais educacionais serão utilizados na capacitação de 200 alunos que participarão da 3a turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE). Esta será a primeira turma multiprofissional do curso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDER OSORIO | 1 | 26/02/2019 | 25/02/2020 |
ANACLAUDIA GASTAL FASSA | 1 | 26/02/2019 | 25/02/2020 |
ELAINE THUME | 1 | 26/02/2019 | 25/02/2020 |
ELAINE TOMASI | 1 | 26/02/2019 | 25/02/2020 |
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA | 1 | 26/02/2019 | 25/02/2020 |
KARLA PEREIRA MACHADO | 2 | 26/02/2019 | 25/02/2020 |
LOURIELE SOARES WACHS | 1 | 26/02/2019 | 25/02/2020 |
MARIA ELIZABETH GASTAL FASSA | 1 | 26/02/2019 | 25/02/2020 |
MARIANGELA UHLMANN SOARES | 2 | 26/02/2019 | 25/02/2020 |