Nome do Projeto
Leituras Dirigidas em Fonologia e Aquisição da Escrita
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 25/11/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Resumo
O projeto LEITURAS DIRIGIDAS EM FONOLOGIA E AQUISIÇÃO DA ESCRITA é uma iniciativa que procura formalizar e organizar ações de estudo e pesquisa que há bastante tempo ocorrem no âmbito do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE).
Objetivo Geral
Promover a formação teórica de alunos e pesquisadores vinculados ao GEALE nos tópicos concernentes à fonologia e à aquisição da linguagem escrita.
Justificativa
O projeto é uma oportunidade para o aprimoramento dos estudos desenvolvidos pelo GEALE, que visam: (1) a descrição do processo de aquisição e de desenvolvimento da escrita em crianças das primeiras séries do ensino básico; (2) a análise de processos individuais e de tendências gerais encontradas durante o período de aquisição e desenvolvimento da escrita; (3) a comparação de aspectos de aquisição da linguagem falada com dados de escrita inicial; (4) a formulação de propostas para o aprimoramento do ensino de língua materna, e (5) a discussão referente à repercussão da formação teórica nas práticas de ensino de linguagem e no desenvolvimento profissional do professor.
Metodologia
O projeto se desenvolverá da seguinte forma:
- encontros quinzenais para a realização de Leituras Dirigidas (LDs) de textos previamente selecionados com base na bibliografia listada no projeto;
- elaboração de roteiros de discussão, pelos participantes envolvidos, para a condução das LDs.
- encontros quinzenais para a realização de Leituras Dirigidas (LDs) de textos previamente selecionados com base na bibliografia listada no projeto;
- elaboração de roteiros de discussão, pelos participantes envolvidos, para a condução das LDs.
Resultados Esperados
- Promoção da formação teórica de alunos e pesquisadores vinculados ao GEALE nos tópicos concernentes à fonologia e à aquisição da linguagem escrita;
- promoção do acesso às principais referências bibliográficas nas áreas de Fonologia e de Aquisição da Linguagem (falada e escrita);
- promoção do acesso aos principais temas e conceitos abordados nas áreas de Fonologia e de Aquisição da Linguagem (falada e escrita);
- exploração das relações entre aspectos da aquisição fonológica da criança e dados da escrita inicial;
- oferecimento de subsídios teóricos para o aprimoramento das atividades de pesquisa desenvolvidas no GEALE;
- oferecimento de subsídios teóricos para o aprimoramento do Ensino da Língua Materna.
- promoção do acesso às principais referências bibliográficas nas áreas de Fonologia e de Aquisição da Linguagem (falada e escrita);
- promoção do acesso aos principais temas e conceitos abordados nas áreas de Fonologia e de Aquisição da Linguagem (falada e escrita);
- exploração das relações entre aspectos da aquisição fonológica da criança e dados da escrita inicial;
- oferecimento de subsídios teóricos para o aprimoramento das atividades de pesquisa desenvolvidas no GEALE;
- oferecimento de subsídios teóricos para o aprimoramento do Ensino da Língua Materna.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA NOBRE DA CUNHA | 3 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
ANA RUTH MORESCO MIRANDA | 4 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
DANIELI DIAS DA SILVA | 3 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
DIANDRA DONINI FERNANDES | 3 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
GILCEANE CAETANO PORTO | 3 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
LIGIA BESKOW DE FREITAS | 3 | ||
LISSA PACHALSKI | 4 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
Luciana Patricia Schumacher Eidelwein | 3 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
MAURICIO CARDOSO DIAS | 3 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
Milena Medeiros de Mattos | 3 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
PATRICIA PEREIRA CAVA | 3 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
SHIMENE DE MORAES TEIXEIRA | 3 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |
SIMONE SILVEIRA DA SILVA | 3 | 01/04/2019 | 25/11/2019 |