Nome do Projeto
Leituras Dirigidas em Fonologia e Aquisição da Escrita
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 25/11/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Resumo
O projeto LEITURAS DIRIGIDAS EM FONOLOGIA E AQUISIÇÃO DA ESCRITA é uma iniciativa que procura formalizar e organizar ações de estudo e pesquisa que há bastante tempo ocorrem no âmbito do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE).

Objetivo Geral

Promover a formação teórica de alunos e pesquisadores vinculados ao GEALE nos tópicos concernentes à fonologia e à aquisição da linguagem escrita.

Justificativa

O projeto é uma oportunidade para o aprimoramento dos estudos desenvolvidos pelo GEALE, que visam: (1) a descrição do processo de aquisição e de desenvolvimento da escrita em crianças das primeiras séries do ensino básico; (2) a análise de processos individuais e de tendências gerais encontradas durante o período de aquisição e desenvolvimento da escrita; (3) a comparação de aspectos de aquisição da linguagem falada com dados de escrita inicial; (4) a formulação de propostas para o aprimoramento do ensino de língua materna, e (5) a discussão referente à repercussão da formação teórica nas práticas de ensino de linguagem e no desenvolvimento profissional do professor.

Metodologia

O projeto se desenvolverá da seguinte forma:
- encontros quinzenais para a realização de Leituras Dirigidas (LDs) de textos previamente selecionados com base na bibliografia listada no projeto;
- elaboração de roteiros de discussão, pelos participantes envolvidos, para a condução das LDs.

Resultados Esperados

- Promoção da formação teórica de alunos e pesquisadores vinculados ao GEALE nos tópicos concernentes à fonologia e à aquisição da linguagem escrita;
- promoção do acesso às principais referências bibliográficas nas áreas de Fonologia e de Aquisição da Linguagem (falada e escrita);
- promoção do acesso aos principais temas e conceitos abordados nas áreas de Fonologia e de Aquisição da Linguagem (falada e escrita);
- exploração das relações entre aspectos da aquisição fonológica da criança e dados da escrita inicial;
- oferecimento de subsídios teóricos para o aprimoramento das atividades de pesquisa desenvolvidas no GEALE;
- oferecimento de subsídios teóricos para o aprimoramento do Ensino da Língua Materna.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NOBRE DA CUNHA301/04/201925/11/2019
ANA RUTH MORESCO MIRANDA401/04/201925/11/2019
DANIELI DIAS DA SILVA301/04/201925/11/2019
DEBORA HARTWIG WENDLER301/04/201925/11/2019
DIANDRA DONINI FERNANDES301/04/201925/11/2019
EDSON PONICK301/04/201925/11/2019
GILCEANE CAETANO PORTO301/04/201925/11/2019
LIGIA BESKOW DE FREITAS3
LISSA PACHALSKI401/04/201925/11/2019
LUCIANA PATRICIA SCHUMACHER EIDELWEIN301/04/201925/11/2019
MARIANA MÜLLER DE ÁVILA301/04/201925/11/2019
MARTA NORNBERG201/04/201925/11/2019
MAURICIO CARDOSO DIAS 301/04/201925/11/2019
MILENA VENZKE KAADT301/04/201925/11/2019
Milena Medeiros de Mattos301/04/201925/11/2019
PATRICIA PEREIRA CAVA301/04/201925/11/2019
SHAIANE PIZANI SILVEIRA301/04/201925/11/2019
SHIMENE DE MORAES TEIXEIRA301/04/201925/11/2019
SIMONE SILVEIRA DA SILVA301/04/201925/11/2019

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