Nome do Projeto
Seminários do Bacharelado em Antropologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/03/2019 - 05/03/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia
Resumo
O projeto Seminários do Curso de Antropologia surge em 2016, em um momento estratégico e importante para o campo da Antropologia na UFPEL, após a abertura do bacharelado, em 2008 e do mestrado em 2012, no ano de 2015 houve a aprovação do doutorado, naquele momento considerou-se que debater o Curso com a comunidade acadêmica seria importante. Hoje o curso completa 10 anos, as demandas são crescentes e, por isso, a atual coordenação do colegiado decide retomar os Seminários do Curso de Antropologia. Em abril de 2018 aconteceu a regulamentação da profissão de Arqueólogo/a no país, o que tem gerado muita insegurança por parte de nossos/as alunos/as, em especial da linha de formação em Arqueologia, quanto ao seu diploma e às possibilidades de inserção no Mercado de trabalho. A partir de demandas de discentes e da vinda da comissão avaliadora do MEC o colegiado do Bacharelado em Antropologia propôs uma série de seminários abertos para docentes e discentes do curso de forma a atender demandas evidenciadas pela coordenação.

Objetivo Geral

Favorecer a articulação entre corpo docente e discente do Bacharelado em Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Antropologia. Bem como, com o mundo do trabalho da antropologia.

Justificativa

Durante o ano de 2018, em projeto de ensino específico que pensa ações de diminuição da evasão foram realizados seminários junto ao corpo discente para o levantamento de temas de interesse, inseguranças e demandas que, a principio, estão sendo trabalhadas naqueles encontram mas que consideramos que precisam ser debatidas de forma ampliada com as/os docentes do bacharelado. Sendo assim, este projeto busca fazer a aproximação necessária entre o colegiado do Bacharelado em Antropologia, o corpo docente e discentes do curso. Visa ainda o fortalecimento da triade ensino-pesquisa-extensão e da relação graduação e pós-graduação. Também pensar ações de internacionalização do Bacharelado. Contribuindo para a constante avaliação do Bacharelado e do Colegiado.

Metodologia

A realização de seminários gerais do Bacharelado em Antropologia onde, de forma participativa, serão debatidos temas de interesse do curso. Serão organizadas atividades de aproximação de discentes da graduação, pós graduação, docentes e profissionais das áreas de interesse do bacharelado do Brasil e do exterior.

Resultados Esperados

Uma maior articulação entre corpo docente, discente e mundo do trabalho da antropologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO PINHO CHAVES206/03/201905/03/2020
LOUISE PRADO ALFONSO106/03/201905/03/2020

Página gerada em 20/11/2019 02:59:32 (consulta levou 0.044646s)