Nome do Projeto
Oficina de integração dos alunos ingressantes nos cursos de computação UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2019 - 17/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Resumo
Os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação da UFPel possuem um elevado índice de evasão e esta evasão ocorre, principalmente, nos semestres iniciais. Diversas hipóteses são apontadas pelo corpo docente como possíveis causas desse problema, mas não existe um acompanhamento mais próximo dos alunos para avaliar o que realmente está acontecendo. Então esse projeto tem por objetivo o acompanhamento dos alunos dos semestres iniciais, através de oficinas com o uso de dinâmicas de grupo, para melhor acolher os alunos na Universidade, para melhor conhecer os alunos ingressantes e seus perfis, para ampliar seu senso de trabalho em equipe, para dar dicas de como superar as dificuldades iniciais, além de ampliar a aproximação dos alunos com os docentes e com a Universidade como um todo, possibilitando uma melhor compreensão das causas dos elevados índices de evasão e, assim, possibilitando outras ações por parte do corpo docente.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é contribuir para a redução da evasão e da retenção nos cursos de Computação da UFPel.
Justificativa
A necessidade de combate à evasão nos cursos de Computação da UFPel é uma preocupação compartilhada por toda a nossa comunidade, mas as ações existentes até o momento não têm dado o retorno esperado. Esse projeto pretende trabalhar com os alunos ingressantes para conhecê-los melhor, para auxilá-los na transição para o ensino superior, para ampliar e acelerar a integração destes alunos na nossa comunidade e reduzir os índices de evasão pelas ações desenvolvidas no projeto e também por futuras ações desenvolvidas a partir do diagnóstico propiciado pela execução do projeto.
Metodologia
As oficinas desenvolvidas nesse projeto foram planejadas para acontecerem de 15 em 15 dias e contarão com ações variadas. Entre essas ações, estão planejadas:
1) Apresentação de filmes sobre a área e motivacionais, sempre seguidos de discussão.
2) Conversas com egressos e estudantes veteranos, sobre os desafios e oportunidades da área.
3) Oficina de história de vida.
4) Apresentações dos grupos de pesquisa, do PET Computação, do DA Computação, da Empresa Jr., do Programa de Pós-Graduação em Computação e dos projetos de extensão da área.
5) Apresentação dos diversos setores da Universidade de apoio aos estudantes.
6) Atividades integradoras, através de dinâmicas de grupo, para os alunos criarem mais rapidamente o sentimento de turma e de pertencimento à Universidade.
7) Oficina de instrumentação para estudo eficiente e para planejamento de semestre.
8) Discussão sobre futuro profissional, áreas de interesse, oportunidades possíveis e qual o melhor caminho a seguir para ser feliz e bem sucedido profissionalmente.
9) Apresentação e discussão sobre o Projeto Político Pedagógico dos cursos da Computação.
10) Atividades para desenvolver a empatia, a tolerância e o respeito entre os alunos, valorizando suas diferenças.
Estas ações serão desenvolvidas, principalmente, no semestre de ingresso dos estudantes. Após este primeiro semestre, são previstas reuniões mensais de acompanhamento dos alunos durante a duração do projeto.
1) Apresentação de filmes sobre a área e motivacionais, sempre seguidos de discussão.
2) Conversas com egressos e estudantes veteranos, sobre os desafios e oportunidades da área.
3) Oficina de história de vida.
4) Apresentações dos grupos de pesquisa, do PET Computação, do DA Computação, da Empresa Jr., do Programa de Pós-Graduação em Computação e dos projetos de extensão da área.
5) Apresentação dos diversos setores da Universidade de apoio aos estudantes.
6) Atividades integradoras, através de dinâmicas de grupo, para os alunos criarem mais rapidamente o sentimento de turma e de pertencimento à Universidade.
7) Oficina de instrumentação para estudo eficiente e para planejamento de semestre.
8) Discussão sobre futuro profissional, áreas de interesse, oportunidades possíveis e qual o melhor caminho a seguir para ser feliz e bem sucedido profissionalmente.
9) Apresentação e discussão sobre o Projeto Político Pedagógico dos cursos da Computação.
10) Atividades para desenvolver a empatia, a tolerância e o respeito entre os alunos, valorizando suas diferenças.
Estas ações serão desenvolvidas, principalmente, no semestre de ingresso dos estudantes. Após este primeiro semestre, são previstas reuniões mensais de acompanhamento dos alunos durante a duração do projeto.
Resultados Esperados
Os principais resultados e impactos esperados são a redução na evasão nos cursos de Computação da UFPel através de uma integração mais rápida e efetiva dos alunos na comunidade da área.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GUILHERME RIBEIRO CORRÊA | 4 | 18/04/2019 | 17/04/2020 |
IAGO COELHO STORCH | 2 | 18/04/2019 | 17/04/2020 |
LEOMAR SOARES DA ROSA JUNIOR | 4 | 18/04/2019 | 17/04/2020 |
LUCIANO VOLCAN AGOSTINI | 4 | 18/04/2019 | 17/04/2020 |
MARCELO SCHIAVON PORTO | 4 | 18/04/2019 | 17/04/2020 |
MÁRIO ROBERTO DE FREITAS SALDANHA | 2 | 18/04/2019 | 17/04/2020 |
RAFAEL IANKOWSKI SOARES | 4 | 18/04/2019 | 17/04/2020 |
TATIANA AIRES TAVARES | 4 | 18/04/2019 | 17/04/2020 |