Nome do Projeto
Pet Terapia: atividade, educação e terapia mediada por animais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
20/04/2019 - 30/03/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
As Intervenções Assistida por Animais (IAAs) consiste na utilização de animais com o objetivo de auxiliar na terapia de pacientes humanos, além de promover uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. Estudos comprovam que a zooterapia traz benefícios à saúde e auxilia na evolução de pessoas com síndromes mentais, na recuperação de deficiências físicas, motiva pacientes internados em hospitais a enfrentar tratamentos longos e dolorosos e estimula processos mnemônicos e cognitivos de idosos. Contudo os cães atuantes nas terapias devem ter acompanhamento veterinário constante, passando por um controle rigoroso de saúde e por uma classificação quanto ao seu temperamento, para serem destinados as diferentes atividades desenvolvidas nas IAAs, como as atividades, educação e terapia. Para tal é necessário que a equipe seja multi, inter e transdisciplinar, sendo capaz de controlar e manter a saúde , assim como o treinamento/comportamento dos cães também ter o entendimento, conhecimento e percepção para trabalhar junto ao público alvo do projeto, que são criança, jovens, adultos e idosos com alterações comportamentais e de aprendizagem. Em vista das necessidades atuais da sociedade acadêmica, é importante a implementação de um projeto que agregue diversas áreas de conhecimentos buscando complementar a formação acadêmica dos discentes da instituição. Com o objetivo de proporcionar aos alunos envolvidos o estudo e a vivencia de ações concretas de ensino-aprendizagem, determinando uma visão mais ampla e cidadã do contexto da sua profissão.
Objetivo Geral
Promover a capacitação de estudantes de nível de graduação e pós-graduação com interesse nas Intervenções Assistidas por Animais, utilizando os cães como mediadores para a melhora da qualidade de vida, diminuição de estresse, promoção da educação e desenvolvimento de terapia junto a pessoas com alterações comportamentais, cognitivas e/ou motoras.
Justificativa
Os tempos modernos fizeram com que as relações sociais entre pessoas tenham se modificado. A busca por animais de companhia passou a ser um componente importante para a estabilidade emocional do ser humano. A partir dessa premissa, diversos estudos têm sido realizados para compreender e melhor utilizar a companhia dos animais com fins terapêuticos. Entendendo que esta é uma atividade importante para a vida humana e que os profissionais e acadêmicos da área da saúde precisam estar sensíveis a essa tendência do comportamento e assim buscar a formação
de um grupo inter, trans e multidisciplinar, composto por veterinários, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores, entre
outros. O presente projeto propõe e se justifica na necessidade de preencher as lacunas do conhecimento do acadêmico, possibilitando inserção de futuros profissionais em trabalhos interdisciplinares na área da saúde coletiva.
de um grupo inter, trans e multidisciplinar, composto por veterinários, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores, entre
outros. O presente projeto propõe e se justifica na necessidade de preencher as lacunas do conhecimento do acadêmico, possibilitando inserção de futuros profissionais em trabalhos interdisciplinares na área da saúde coletiva.
Metodologia
O trabalho contará com o desenvolvimento de atividades teórico práticas em relação a manutenção da saúde dos cães, a avaliação do comportamento dos animais, treinamento dos cães e as Intervenções Assistidas por Animais. contando com a abordagem de diversas áreas da saúde envolvida para a melhor capacitação dos acadêmicos envolvidos.
Resultados Esperados
Espera-se promover o conhecimento e capacitação na área de Intervenções Assistidas por Animais, nos acadêmicos da UFPel, considerando que é uma área de grande crescimento nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Complementando assim a formação dos discentes considerando a ausência ou a pequena abordagem deste tema nas grades curriculares dos cursos envolvidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXSANDER FERRAZ | 2 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
ANA CLAUDIA GARCIA VIEIRA | 2 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
ANNE KAROLINE DA SILVEIRA FLORES | 10 | 20/04/2019 | 01/08/2019 |
CAMILA MOURA DE LIMA | 2 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
CAROLINA DA FONSECA SAPIN | 10 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
DÉBORA MATILDE DE ALMEIDA | 10 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
ELLEN LOÍDE DAMASIO | 10 | 20/04/2019 | 01/08/2019 |
EMANUELE PRADO SILVA | 10 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
FERNANDA DAGMAR MARTINS KRUG | 2 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
GABRIELA LEMOS CARDOSO | 10 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
GÉSSICA MACHADO DA SILVEIRA | 10 | 20/04/2019 | 01/08/2019 |
JULIANA COSTA DA COSTA | 10 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
KARINA HOLZ | 10 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH | 1 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
MARCIA DE OLIVEIRA NOBRE | 4 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA | 2 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
MILENA MIOLO ANTUNES | 10 | 01/09/2019 | 30/03/2020 |
MIRELA MALLMANN SCHMALFUSS | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
MONIKE SILVA COSTA | 10 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
NICOLE BENTO FUNK | 10 | 01/09/2019 | 30/03/2020 |
SABRINA DE OLIVEIRA CAPELLA | 100 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
TAINA ROSA DA SILVA | 10 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
TUANE SILVA JAMBEIRO | 6 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA | 2 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
VITÓRIA FERNANDES | 10 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |
VIVIANE RIBEIRO PEREIRA | 5 | 20/04/2019 | 30/03/2020 |