Nome do Projeto
O diálogo como princípio da ressignificação dos atos de ensinar e aprender
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2019 - 25/11/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Ressignificar os atos de ensinar e aprender requer o desenvolvimento de um processo dialógico que oportunize aos educadores e às educadoras (na formação inicial e continuada) possibilidades de refletir sobre os aspectos teórico-práticos que integram a docência. Assim, o projeto de ensino “O diálogo como princípio da ressignificação dos atos de ensinar e aprender” objetiva se constituir como um espaço de estudo que propicie, especialmente para os licenciandos e as licenciandas da UFPel, a ampliação de sua formação pedagógica.

Objetivo Geral

Desenvolver um projeto de ensino que, através da práxis dialógica, potencialize a qualificação da formação inicial dos licenciandos e das licenciandas da UFPel.

Justificativa

Consideramos essencial, para os licenciandos e as licenciandas, a participação em projetos de ensino que ampliem os seus processos formativos. Desse modo, os grupos de estudos que promovem o diálogo sobre temáticas que integram a docência contribuem para qualificar a formação inicial dos futuros educadores e das futuras educadoras.

Metodologia

Por meio de um grupo de estudos, que terá como sustentação teórica a perspectiva dos Círculos de Cultura proposta pela pedagogia freiriana, os licenciandos e as licenciandas debaterão sobre diversos temas ligados à práxis educativa, considerando a seguinte estrutura:
a) Primeira Semana: definição do material bibliográfico a ser estudado no mês;
b) Segunda e Terceira Semanas: estudo, à distância, de textos que abordem a temática escolhida previamente e registro de tópicos importantes do material lido;
c) Quarta Semana: discussão sobre o material estudado e proposição de uma oficina pedagógica a partir da temática trabalhada no mês.

Resultados Esperados

Qualificação dos processos formativos dos licenciandos e das licenciandas da UFPel;
Compreensão da práxis educativa em uma perspectiva transformadora;
Ressignificação dos atos de ensinar e aprender a partir de uma proposta dialógica.

Indicadores, Metas e Resultados

Observação: Nos meses de março e abril de 2019 serão debatidas e definidas pelo grupo as temáticas a serem trabalhadas no transcurso do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRA102/05/201925/11/2019
HELENARA PLASZEWSKI102/05/201925/11/2019
MAICON MADRUGA DA ROSA102/05/201925/11/2019
MARCIELA DA SILVA MATTOS102/05/201925/11/2019
PATRÍCIA DA SILVA LUIZ102/05/201925/11/2019

Página gerada em 13/11/2019 07:53:55 (consulta levou 0.045063s)