Nome do Projeto
Neuro-Integra: Troca de saberes na área de Neurociências
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2019 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino
Resumo
A neurociência possui caráter multidisciplinar, uma vez que engloba conhecimentos abordados em diferentes disciplinas ao longo dos cursos de graduação como por exemplo: histologia, anatomia, fisiologia, bioquímica, farmacologia entre outras (FILIPIN et al., 2015). A partir da década de 90 houve um aumento de estudos e pesquisas na área da neurociência devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, como métodos de imagem. Contudo, algumas recentes descobertas ficaram distantes das salas de aula, devido a fragmentação dos conteúdos em disciplinas categorizadas e distribuídas em diferentes semestres. Muitas vezes a organização curricular de cada curso elenca disciplinas básicas ao início dos mesmos com conteúdos que apenas ao longo do tempo irão ter significado para a formação do acadêmico (FERNANDES, 2003; YOKAICHIYA et al; 2004). Vários educadores têm demonstrado que o aprendizado só será efetivo para o aluno se este fizer sentido (VYGOTSKY, 1984; BRUNER, 1985, PIAGET, 1987). Desta forma a utilização de práticas pedagógicas que aproximem saberes escolares ao cotidiano dos educandos são importantes ferramentas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem (FREIRE, 2002 REZENDE et al.; 2007; BORGES, 2002; KRASILCHIK, 2000). Desta forma, as integrações de diferentes conhecimentos por meio de atividades extracurriculares são de grande importância para ressignificação do conhecimento do educando. Nesse contexto é importante utilizar estratégias que possam auxiliar na integração e contextualização dos conceitos abordados nas diversas disciplinas ao longo do curso buscando aprimoramento da prática profissional estimulando a formação de profissionais reflexivos, ativos e questionadores.
Objetivo Geral
Estimular a integração de conhecimentos por meio de um ambiente de troca de experiências entre os alunos de diferentes cursos de graduação/pós-graduação e professores.
Justificativa
Atualmente existe uma dificuldade de integração dos conhecimentos aprendidos na graduação com a prática profissional e acadêmica. Disciplinas básicas geralmente alocadas nos semestres iniciais dos cursos, não possuem integração com a prática profissional. Sabe-se que para que o conhecimento seja realmente aprendido pelos alunos é preciso que este tenha um significado. Além disso, em algumas áreas do conhecimentoexiste um afastamento entre a ciência produzida nos ambientes acadêmicos de pesquisa e a divulgação e aplicação dos mesmos na graduação. Desta forma torna-se necessária a criação de espaços que estimulem a discussão de temas multidisciplinares relacionados com a prática acadêmica e profissional. Este tipo de ambiente estimulará a discussão dos achados de pesquisa acadêmica e sua aplicação no cotidiano, ou sua aplicação em outras áreas do conhecimento. Tal ação permitirá a ressignificação dos conhecimentos aprendidos na bioquímica e sua relevância com a prática profissional.
Metodologia
O grupo de estudo será composto por alunos de graduação de diferentes cursos da UFPel,de diferentes semestres,possibilitando a multidisciplinariedade estimulando um ambiente de trocas diversificado e rico. Além disso, poderão fazer parte do grupo alunos de pós-graduação da UFPel. Todos os encontros contarão com a presença de pelo menos dois professores responsáveis pelo grupo e pela organização do mesmo.
Serão realizados encontros semanais de uma a duas h de duração em horário previamente agendado no início de cada semestre. Para agendamento dos horários serão levados em conta horários livres e disponíveis dos alunos e professores com intuito de não entrar em conflito com as demais atividades acadêmicas dos mesmos.
Em cada encontro serão discutidos artigos científicos atuais que tragam os achados da pesquisa acadêmica na área de neurociência e neuromodulação.A metodologia adotada será flexível. Serão adotadas diferentes formas didático-pedagógicas:
1) os alunos poderão ser divididos em pequenos grupos de discussão, para posterior discussão com o grupo maior.
2) por meio de sorteio os alunos serão responsáveis pela leitura e apresentação individual de um artigo ao grupo.
3) será escolhido um artigo para que todos leiam para posterior discussão com o grande grupo em conjunto.
4) durante a leitura e discussão dos artigos será estimulada a visão crítica do aluno questionando as metodologias utilizadas pelos pesquisadores, bem como o desenho experimental e análise dos resultados.Além disso, os conhecimentos aprendidos em disciplinas básicas e profissionalizantes serão questionados e estimulados a serem utilizados para auxilio na discussão dos artigos.
Serão realizados encontros semanais de uma a duas h de duração em horário previamente agendado no início de cada semestre. Para agendamento dos horários serão levados em conta horários livres e disponíveis dos alunos e professores com intuito de não entrar em conflito com as demais atividades acadêmicas dos mesmos.
Em cada encontro serão discutidos artigos científicos atuais que tragam os achados da pesquisa acadêmica na área de neurociência e neuromodulação.A metodologia adotada será flexível. Serão adotadas diferentes formas didático-pedagógicas:
1) os alunos poderão ser divididos em pequenos grupos de discussão, para posterior discussão com o grupo maior.
2) por meio de sorteio os alunos serão responsáveis pela leitura e apresentação individual de um artigo ao grupo.
3) será escolhido um artigo para que todos leiam para posterior discussão com o grande grupo em conjunto.
4) durante a leitura e discussão dos artigos será estimulada a visão crítica do aluno questionando as metodologias utilizadas pelos pesquisadores, bem como o desenho experimental e análise dos resultados.Além disso, os conhecimentos aprendidos em disciplinas básicas e profissionalizantes serão questionados e estimulados a serem utilizados para auxilio na discussão dos artigos.
Resultados Esperados
Ao final de cada semestre é esperadoque os alunos participantes do projeto possam ressignificar a importância das diferentes disciplinas cursadas e integrar conhecimentos na área de neurociência e neuromodulação ao longo de seu curso.
Espera-se que a troca de saberes entre alunos e professores seja satisfatória e que permita a dialogicidade entre ambos desmistificando conceitos prévios.
A cada semestre espera-se que possamos identificar pontos vulneráveis da prática acadêmica e minimizar a distância entre os conteúdos abordados nas diferentes disciplinas e sua relação com a neurociência e neuromodulação.É esperado que essas atividades proporcionem aos alunos um ambiente de aprendizagem mais contextualizado, integrado e relacionado à prática profissional.
Espera-se que a troca de saberes entre alunos e professores seja satisfatória e que permita a dialogicidade entre ambos desmistificando conceitos prévios.
A cada semestre espera-se que possamos identificar pontos vulneráveis da prática acadêmica e minimizar a distância entre os conteúdos abordados nas diferentes disciplinas e sua relação com a neurociência e neuromodulação.É esperado que essas atividades proporcionem aos alunos um ambiente de aprendizagem mais contextualizado, integrado e relacionado à prática profissional.
Indicadores, Metas e Resultados
Este projeto vem sendo desenvolvido desde 05/2017 durante este período o grupo de alunos foi se diversificando. Atualmente a maioria é do curso de Medicina. porém um dos objetivos para os próximos anos é agregar alunos de outros cursos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LOURENCO DA SILVA | 1 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
ANA PAULA DA SILVA FERREIRA | 2 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
ANNA JÚLIA RAMOS FONTANARI | 2 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
CAROLINE CRESPO DA COSTA | 1 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
CLARA CAMACHO DOS REIS | 2 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
GIANNA TRUYTS BISCARDI | 2 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
GIOVANA DUZZO GAMARO | 2 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA | 2 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
JESSICA DOS SANTOS RIOS | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
JÉSSICA MARQUES OBELAR RAMOS | 2 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
JÉSSICA THAMONY CARLOS GONÇALVES | 2 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
MARIANGELA HEPPE LOPES | 1 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
OTÁVIO GARCIA MARTINS | 2 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
PRISCILA CENTENO CRESPO | 1 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
TÁCIA KATIANE HALL | 2 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |