Nome do Projeto
Cartografia, Topografia e Geoprocessamento: integração dos conhecimentos teóricos e práticos na compreensão do espaço geográfico.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/03/2019 - 01/03/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
Os cursos de Geografia (Licenciatura e bacharelado) tem como característica o pensar o Espaço Geográfico desde a esfera local até os fenômenos de ordem global, contextualizando, analisando e refletindo sobre as transformações que ocorrem, tendo o Homem como um dos principais agentes modificadores deste espaço. Já o curso de Antropologia (ênfase em Arqueologia) busca observar as marcas deixadas num território com o objetivo de compreender como ele foi ocupado, traçando hipóteses e teorias sobre a evolução das sociedades. Tais cursos têm em comum o fato de buscar compreender o espaço em que os objetos de estudo estão inseridos e fazer inter-relações entre os elementos que compõem/compunham o espaço avaliado. Neste contexto, a Ciência Cartográfica, a Topografia e o Geoprocessamento são ferramentas que auxiliam na interpretação de documentos, na aquisição e integração de informações espaciais, na criação de banco de dados georreferenciados e apresentação de resultados.

Objetivo Geral

Contribuir para o aprofundamento e melhoria na qualidade de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Geografia (Bacharelado, Licenciatura) e Antropologia (Bacharelado - ênfase em Arqueologia), estimulando a busca por novos conhecimentos referentes à Ciência Cartográfica e Geotecnologias.

Justificativa

Os cursos de Geografia (Licenciatura e bacharelado) da Universidade Federal de Pelotas possuem em suas grades curriculares as disciplinas de Cartografia Básica, Geotecnologias, Introdução ao SIG, Geoprocessamento e Topografia. Também o curso de Antropologia (bacharelado com ênfase em Arqueologia) possui em sua grade a disciplina obrigatória de Cartografia e Geoprocessamento. Todas estas disciplinas são ministradas no Laboratório Didático de Cartografia (LABCarto) e no laboratório de Geotecnologias Aplicadas à Geografia (LABGeotec), Departamento de Geografia/ICH. Tais disciplinas têm em comum a necessidade de aprendizado sequencial da teoria da Ciência Cartográfica, Topografia e Sistemas de Informação Geográfica. Tais conhecimentos são essenciais para a aquisição de mapas temáticos visando a tomada de decisões em planejamentos ambientais, rurais e urbanos. Neste sentido, a adoção de uma metodologia de ensino que promova a integração dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas acima listadas bem como a integração entre a teoria e a prática (em laboratório e em campo) é imprescindível para o bom o aprendizado dos discentes. Da mesma maneira, a análise das mudanças no espaço geográfico visualizada por documentos cartográficos levantados em gabinete e em práticas de campo são atividades essenciais para a boa formação dos bacharéis que venham trabalhar com as Geotecnologias.

Metodologia

1) realizar atividades práticas (em sala de aula e em campo) em todas as disciplinas tendo como área de estudo o município de Pelotas para posterior integração dos resultados e acompanhamento temporal de mudanças ocorridas no espaço geográfico;
2) A partir da criação de grupos de estudo e de monitorias, fomentar as discussões acerca de pesquisas e trabalhos vinculados às disciplinas de Cartografia, Topografia e Geoprocessamento;
3) Fomentar o desenvolvimento de práticas de trabalho que possam contribuir para a formação do profissional Geógrafo/Arqueólogo para a atuação destes no mercado de trabalho;

Resultados Esperados

Espera-se ao final deste projeto estruturar um banco de dados cartográfico a ser disponibilizados aos alunos dos cursos de Geografia/Antropologia e também para profissionais que possam necessitar do mesmo.
Espera-se também que este projeto possibilite um maior envolvimento discente com atividades de monitoria, grupos de estudo e aulas práticas, que propiciem sua permanência nos cursos de graduação em geografia, bem como a diminuição das taxas de evasão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLAN DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA130/03/201901/03/2020
EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES230/03/201901/03/2020
ERIKA COLLISCHONN130/03/201901/03/2020
Lisiane de Sousa Lemos130/03/201901/03/2020
SABRINA DOMINGUES MORALES2001/06/201915/12/2019

Página gerada em 29/03/2024 03:45:55 (consulta levou 0.034356s)