Nome do Projeto
Programa de Apoio à inclusão qualificada de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades e Superdotação no Ensino Superior
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O presente documento apresenta o projeto intitulado “Programa de apoio à inclusão qualificada de alunos com
Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades e Superdotação no Ensino Superior” proposto pelo
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, que pretende atender o previsto pela legislação no que se refere ao atendimento
às necessidades das pessoas com deficiência incluídas no Ensino Superior, promovendo a superação de barreiras
atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e curriculares, mediante Atendimento Educacional Especializado, currículos e
materiais adaptados e, principalmente, tutoria no decorrer do processo de graduação, que possibilitem ao estudante
avançar em suas aprendizagens sem que suas singularidades representem impeditivos.
Objetivo Geral
Propiciar o atendimento individualizado dos (as) alunos (as) que apresentam Deficiência, Transtorno do Espectro do
Autismo, Altas Habilidades e Superdotação que comprometam suas aprendizagens e seu desempenho acadêmico nos
cursos de Graduação da UFPEL.
Autismo, Altas Habilidades e Superdotação que comprometam suas aprendizagens e seu desempenho acadêmico nos
cursos de Graduação da UFPEL.
Justificativa
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, diante das demandas dos
alunos com deficiência e da legislação vigente, que prevê a inclusão qualificada dos alunos nos diferentes cursos de graduação, sentiu a necessidade da implantação do Atendimento Educacional Especializado, que dentre
outras vertentes de atuação, será responsável pela avaliação, planejamento, assessoramento e acompanhamento do
processo de inclusão. Uma das ações previstas pelo SAEE será a concessão de bolsas de tutorias, onde o tutor irá
acompanhar os alunos nas suas atividades curriculares e extracurriculares, em estudos sistematizados, uso de
laboratório de informática, utilização de Tecnologia Assistiva e auxílio na organização de uma agenda, dependendo da
necessidade educativa de cada acadêmico. Está previsto também um aluno bolsita para atendimento das necessidades
de acessibilidade através da edição de vídeos com traduções das resoluções instituicionais da língua portuguesa para
a Língua Brasileira de sinais, e outro para auxílio na transcrição e produção dos materiais em Braille para alunos com
deficiência visual.
Para o cumprimento do proposto e em atendimento ao número de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do
Autismo, Altas habilidades\superdotação incluídos na instituição, serão necessários, pelo menos, 20 tutores bolsistas,
vinculados a este projeto de ensino.
alunos com deficiência e da legislação vigente, que prevê a inclusão qualificada dos alunos nos diferentes cursos de graduação, sentiu a necessidade da implantação do Atendimento Educacional Especializado, que dentre
outras vertentes de atuação, será responsável pela avaliação, planejamento, assessoramento e acompanhamento do
processo de inclusão. Uma das ações previstas pelo SAEE será a concessão de bolsas de tutorias, onde o tutor irá
acompanhar os alunos nas suas atividades curriculares e extracurriculares, em estudos sistematizados, uso de
laboratório de informática, utilização de Tecnologia Assistiva e auxílio na organização de uma agenda, dependendo da
necessidade educativa de cada acadêmico. Está previsto também um aluno bolsita para atendimento das necessidades
de acessibilidade através da edição de vídeos com traduções das resoluções instituicionais da língua portuguesa para
a Língua Brasileira de sinais, e outro para auxílio na transcrição e produção dos materiais em Braille para alunos com
deficiência visual.
Para o cumprimento do proposto e em atendimento ao número de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do
Autismo, Altas habilidades\superdotação incluídos na instituição, serão necessários, pelo menos, 20 tutores bolsistas,
vinculados a este projeto de ensino.
Metodologia
Este projeto visa a implementação do processo de tutoria no Atendimento Educacional Especializado do Núcleo de
Acessibilidade e Inclusão.
A Seção de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) atende alunos encaminhados pelas coordenações dos
cursos de graduação e pós-graduação que se autodeclararam em suas matrículas e aqueles, não autodeclarados, mas
que possam vir a apresentar dificuldades de aprendizagem ao longo de sua trajetória acadêmica em função das
deficiências apresentadas.
Após o primeiro contato com os coordenadores de curso, a SAEE, irá contatar os discentes para fazer uma avaliação,
que possibilite a construção de um plano de desenvolvimento individualizado para atendimento das demandas
apontadas.
O tutor auxilia os alunos nas atividades, organização de agenda, acompanhamento em sala de aula quando necessário, entre outras
funções que lhes forem determinadas, num total de 20 horas semanais. Será de responsabilidade da SAEE, a
orientação e a organização do plano de trabalho de cada tutor, além da supervisão, acompanhamento e avaliação.
Os tutores são selecionados através de seleção em edital específico.
Acessibilidade e Inclusão.
A Seção de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) atende alunos encaminhados pelas coordenações dos
cursos de graduação e pós-graduação que se autodeclararam em suas matrículas e aqueles, não autodeclarados, mas
que possam vir a apresentar dificuldades de aprendizagem ao longo de sua trajetória acadêmica em função das
deficiências apresentadas.
Após o primeiro contato com os coordenadores de curso, a SAEE, irá contatar os discentes para fazer uma avaliação,
que possibilite a construção de um plano de desenvolvimento individualizado para atendimento das demandas
apontadas.
O tutor auxilia os alunos nas atividades, organização de agenda, acompanhamento em sala de aula quando necessário, entre outras
funções que lhes forem determinadas, num total de 20 horas semanais. Será de responsabilidade da SAEE, a
orientação e a organização do plano de trabalho de cada tutor, além da supervisão, acompanhamento e avaliação.
Os tutores são selecionados através de seleção em edital específico.
Resultados Esperados
- Minimização das dificuldades que conduzem à reprovação.
- Desenvolvimento das atividades acadêmicas por parte dos alunos com deficiência.
- Maior proximidade com o aluno para possível identificação de problemas acadêmicos e pessoais que possam estar
interferindo na aprendizagem acadêmica e melhor desenvolvimento dos mesmos através dos mecanismos oferecidos
pela instituição, conforme prevê a legislação.
- Desenvolvimento das atividades acadêmicas por parte dos alunos com deficiência.
- Maior proximidade com o aluno para possível identificação de problemas acadêmicos e pessoais que possam estar
interferindo na aprendizagem acadêmica e melhor desenvolvimento dos mesmos através dos mecanismos oferecidos
pela instituição, conforme prevê a legislação.
Indicadores, Metas e Resultados
Enfatiza-se a necessidade de contar com tutoria para dar conta da legislação vigente que prevê apoio ao graduando
com necessidades especiais.
com necessidades especiais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA | 20 | 17/05/2019 | 15/12/2019 |
CAROLINA DA MOTTA TAVARES | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
CAROLINE DE OLIVEIRA PRADEL BOND | 20 | 17/06/2019 | 15/12/2019 |
EMILY LOPES CAETANO | 20 | 02/04/2019 | 31/12/2019 |
ESTER DO NASCIMENTO CAETANO | 20 | 15/05/2019 | 31/07/2019 |
FERNANDO RIBEIRO OLLE | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
Fabíola Peres de Souza | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
GABRIELA LUGOCH | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
GUILHERME RIBEIRO FERREIRA CARDOZO | 20 | 27/05/2019 | 15/12/2019 |
HENRIQUE DOS SANTOS ROMEL | 20 | 17/06/2019 | 15/12/2019 |
KIMBERLY RODRIGUES BALSE | 20 | 27/05/2019 | 15/12/2019 |
LUANA VAHL COUSEN | 20 | 27/05/2019 | 15/12/2019 |
LUIZA CARVALHO MATTEA | 20 | 01/08/2019 | 31/12/2019 |
MARTA CAMPELO MACHADO | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
MYLENNA CARVALHO DOS SANTOS | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
MÍRIAN PEREIRA BOHRER | 5 | 02/04/2019 | 31/12/2019 |
RICARDO LAGES RODRIGUES | 20 | 27/05/2019 | 15/12/2019 |
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 5 | 02/04/2019 | 31/12/2019 |
ROBERTA GULARTE RODRIGUES | 20 | 27/05/2019 | 15/12/2019 |
SHEILA BANEIRO HECK | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
SUSANE BARRETO ANADON | 10 | 02/04/2019 | 31/12/2019 |
VIVIAN DE SOUZA CENTENO | 20 | 27/05/2019 | 15/12/2019 |
ÉLICA DAIANA FERREIRA CARVALHO | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |