Nome do Projeto
Historep na internet: Facebook, Instagram e You tube
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia
Resumo
O ensino deve basear-se num modelo pedagógico moderno e atualizado. Destaca-se a frase citada acima para podermos abrir uma calorosa discussão sobre os caminhos trilhados pelo ensino: a forma como é, como deveria ser e algumas ferramentas que podem ser usadas para equilibrar o processo de ensino e da aprendizagem. Para isso, torna-se importante lembrar que, na maioria das Universidades do país, o processo educativo ainda adota o modelo tradicionalista e a “rigidez” característica da maioria dos professores desta disciplina. As aulas ainda são expositivas e alicerçadas no acúmulo de informações e imagens, o contato entre professor e aluno é feito de maneira vaga e casual.
Diante disso, a criação de páginas e perfis na internet, voltados para o ensino de Histologia e de Reprodução de equinos, pode
contribuir para minimizar as carências em relação à falta de disponibilidade do laboratório em horários extraclasse. Com
isso, buscamos também estimular o interesse dos alunos pela microscopia. A utilização de mais esta ferramenta
pretende aguçar a curiosidade científica e incentivá-los a buscar novos conhecimentos, ou seja, estimulá-los a fazer pesquisa.
Objetivo Geral
Auxiliar os alunos possibilitando que os professores possam acompanhar o desempenho de seus alunos e identificar quaisquer falhas no processo de aprendizado e/ou avaliação.
Justificativa
Durante as disciplinas observamos as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação aos estudos extraclasse.
A criação de perfis em redes sociais e no You Tube da percepção de aspectos considerados importantes, que são:
I. Necessidade de um material didático disponível em um ambiente diferente do laboratório de Microscopia, não necessitando de um aparato inacessível a maioria dos alunos, e que permita que esses possam adequar melhor os horários de seus estudos, buscando enriquecer a aprendizagem da Histologia.
II. A internet funciona como uma forma de ampliar a metodologia de ensino utilizada por essa disciplina.
O conjunto de ideias (texto, desenho esquemático e finalmente imagens histológicas) são elementos de um método de
ensino que vem sendo aplicado durante as aulas práticas pelos professores dessa disciplina, o qual poderá ser
beneficiado com a introdução de uma nova ferramenta.
III. Durante o tempo em que não estiver presente no laboratório de Histologia, o aluno poderá exercitar seus
conhecimentos aprimorando sua interpretação dos componentes teciduais juntamente com os esquemas e descrições
já disponibilizados pela disciplina.
IV. As mudanças tecnológicas e a acessibilidade facilitada a estas ferramentas pela população têm afetado diretamente
os materiais pedagógicos.
A criação de perfis em redes sociais e no You Tube da percepção de aspectos considerados importantes, que são:
I. Necessidade de um material didático disponível em um ambiente diferente do laboratório de Microscopia, não necessitando de um aparato inacessível a maioria dos alunos, e que permita que esses possam adequar melhor os horários de seus estudos, buscando enriquecer a aprendizagem da Histologia.
II. A internet funciona como uma forma de ampliar a metodologia de ensino utilizada por essa disciplina.
O conjunto de ideias (texto, desenho esquemático e finalmente imagens histológicas) são elementos de um método de
ensino que vem sendo aplicado durante as aulas práticas pelos professores dessa disciplina, o qual poderá ser
beneficiado com a introdução de uma nova ferramenta.
III. Durante o tempo em que não estiver presente no laboratório de Histologia, o aluno poderá exercitar seus
conhecimentos aprimorando sua interpretação dos componentes teciduais juntamente com os esquemas e descrições
já disponibilizados pela disciplina.
IV. As mudanças tecnológicas e a acessibilidade facilitada a estas ferramentas pela população têm afetado diretamente
os materiais pedagógicos.
Metodologia
O desenvolvimento do site com jogos sobre o conteúdo de Histologia Geral e Especial ocorrerá em quatro
fases: (I) captura e seleção de imagens histológicas, (II) transformar essas imagens em jogos e (IV)
publicação.
I. Captura das imagens
Mais de 80 imagens já foram capturadas, porém se espera aumentar este acervo, possibilitando
aumentar também a quantidade de jogos. As lâminas selecionadas serão estudadas e suas imagens
capturadas pela câmera Moticam 5, 5.0mp (Motic®, Inc) acoplada ao microscópio Nikon Eclipse E200,
sendo finalmente armazenadas em um computador conectado ao sistema, presente no Laboratório de
Histologia do Instituto de Biologia da UFPel. Serão capturadas pelo menos 60 imagens distintas,
representativas de todos os tecidos a serem descritos.
II. Elaboração dos jogos
As imagens histológicas serão adaptadas para os jogos usando todas as mídias disponíveis
(HTML, Flash, PHP, Power Point, Moodle, Cobalto, etc.). Além dos jogos fornecidos, serão recomendadas
leituras adicionais para estudos mais detalhados do conteúdo apresentado.
III. Montagem e formatação
Após o término da elaboração dos jogos, o site será formatado. Os jogos irão abranger quinze
capítulos, segmentados na seguinte ordem:
HISTOLOGIA GERAL
A. Tecido Epitelial:
i. Tecido Epitelial de Revestimento (tecido epitelial de revestimento simples pavimentoso, cúbico
e colunar, tecido epitelial de revestimento pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes,
tecido epitelial de revestimento estratificado pavimentoso não-queratinizado, tecido epitelial de
revestimento estratificado pavimentoso queratinizado, tecido epitelial de revestimento de transição ou
polimorfo)
ii. Tecido Epitelial Glandular (glândula exócrina unicelular: célula caliciforme, tecido epitelial
glandular exócrino tubular simples, tecido epitelial glandular exócrino tubular simples enovelado, tecido
epitelial glandular exócrino acinar simples, tecido epitelial glandular exócrino acinar composto, tecido
epitelial
fases: (I) captura e seleção de imagens histológicas, (II) transformar essas imagens em jogos e (IV)
publicação.
I. Captura das imagens
Mais de 80 imagens já foram capturadas, porém se espera aumentar este acervo, possibilitando
aumentar também a quantidade de jogos. As lâminas selecionadas serão estudadas e suas imagens
capturadas pela câmera Moticam 5, 5.0mp (Motic®, Inc) acoplada ao microscópio Nikon Eclipse E200,
sendo finalmente armazenadas em um computador conectado ao sistema, presente no Laboratório de
Histologia do Instituto de Biologia da UFPel. Serão capturadas pelo menos 60 imagens distintas,
representativas de todos os tecidos a serem descritos.
II. Elaboração dos jogos
As imagens histológicas serão adaptadas para os jogos usando todas as mídias disponíveis
(HTML, Flash, PHP, Power Point, Moodle, Cobalto, etc.). Além dos jogos fornecidos, serão recomendadas
leituras adicionais para estudos mais detalhados do conteúdo apresentado.
III. Montagem e formatação
Após o término da elaboração dos jogos, o site será formatado. Os jogos irão abranger quinze
capítulos, segmentados na seguinte ordem:
HISTOLOGIA GERAL
A. Tecido Epitelial:
i. Tecido Epitelial de Revestimento (tecido epitelial de revestimento simples pavimentoso, cúbico
e colunar, tecido epitelial de revestimento pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes,
tecido epitelial de revestimento estratificado pavimentoso não-queratinizado, tecido epitelial de
revestimento estratificado pavimentoso queratinizado, tecido epitelial de revestimento de transição ou
polimorfo)
ii. Tecido Epitelial Glandular (glândula exócrina unicelular: célula caliciforme, tecido epitelial
glandular exócrino tubular simples, tecido epitelial glandular exócrino tubular simples enovelado, tecido
epitelial glandular exócrino acinar simples, tecido epitelial glandular exócrino acinar composto, tecido
epitelial
Resultados Esperados
Nesse caminho, sem querer competir ou substituir as fontes bibliográficas tradicionais e muito menos, as aulas em
laboratório, a proposta é de oferecer mais uma opção de estudo que possa ser usado extraclasse. No andamento deste estudo, espera-se que ao final do projeto, Acreditamos que estas publicações possam
colaborar com a superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos que cursam Histologia, aumentando seu interesse e gosto pela matéria, além de incentivar o uso de novos métodos de ensino por professores
laboratório, a proposta é de oferecer mais uma opção de estudo que possa ser usado extraclasse. No andamento deste estudo, espera-se que ao final do projeto, Acreditamos que estas publicações possam
colaborar com a superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos que cursam Histologia, aumentando seu interesse e gosto pela matéria, além de incentivar o uso de novos métodos de ensino por professores
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREZA MONTELLI DO ROSÁRIO | 4 | 15/04/2019 | 30/07/2019 |
ELIANE FREIRE ANTHONISEN | 2 | 15/04/2019 | 31/12/2019 |
JÚLIA SILVA GOMES DE ARAÚJO | 4 | 15/04/2019 | 19/07/2019 |
LETICIA SANTOS DA SILVA | 4 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
LUIS AUGUSTO XAVIER CRUZ | 2 | 15/04/2019 | 31/12/2019 |
LUIS OTAVIO LOBO CENTENO | 2 | 15/04/2019 | 31/12/2019 |
LUIZ FERNANDO KALK | 2 | 15/04/2019 | 18/06/2019 |
LUIZA EISENHARDT | 4 | 15/04/2019 | 15/12/2019 |
MARIANA PARRON PAIM | 4 | 15/04/2019 | 31/12/2019 |
MATEUS GAYA DOS SANTOS | 4 | 15/04/2019 | 19/07/2019 |
SANDRA MARA DA ENCARNACAO FIALA RECHSTEINER | 2 | 15/04/2019 | 31/12/2019 |