Nome do Projeto
Uso de metodologias ativas no ensino de Materno Infantil para a graduação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
O uso de metodologias ativas é crescente no ensino superior e considerado uma ferramenta para o processo de ensino aliado ao desenvolvimento de autonomia do acadêmico.
A disciplina de Nutrição Materno Infantil na Faculdade de Nutrição tem dois ambientes de ensino: a sala de aula e a prática em serviço (ambulatório). Em ambos os ambientes, existem diferentes propostas a serem desenvolvidas, as quais necessitam de planejamento e avaliação semestral do processo de ensino-aprendizagem.
Objetivo Geral
Estudar, implementar e avaliação do uso de metodologias ativas no ensino de Nutrição Materno Infantil para a graduação no curso de Nutrição.
Justificativa
A disciplina de Nutrição Materno Infantil no curso de Nutrição é ofertada semestralmente e está em processo de transição para o uso pleno de metodologias ativas.
A disciplina é destaque no curso por proporcionar o desenvolvimento de aulas práticas semanais no ambulatório de Nutrição Materno Infantil aliado a aulas teóricas. Diferentes atividades de ensino nestes dois ambientes são continuamente propostos.
Entretanto a aplicação de metodologias ativas exige constante estudo e preparo docente, planejamento de atividades e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
A disciplina é destaque no curso por proporcionar o desenvolvimento de aulas práticas semanais no ambulatório de Nutrição Materno Infantil aliado a aulas teóricas. Diferentes atividades de ensino nestes dois ambientes são continuamente propostos.
Entretanto a aplicação de metodologias ativas exige constante estudo e preparo docente, planejamento de atividades e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia
Revisão da literatura de metodologias ativas para o ensino superior. Organizar grupo de estudo com docentes e discentes para estudar. Planejar o ensino baseado em metodologias ativas. Avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
Resultados Esperados
Aprimorar o processo de ensino no curso de Nutrição a partir da proposição de atividades baseado em metodologias ativas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BETÂNIA BOEIRA SCHEER | 2 | 01/05/2019 | 20/12/2019 |
CAMILA IRIGONHE RAMOS | 2 | 01/05/2019 | 20/12/2019 |
GILIANE FRAGA MONK | 2 | 01/05/2019 | 20/12/2019 |
JOSIANE DA CUNHA LUÇARDO | 2 | 01/05/2019 | 20/12/2019 |
JULIANA DOS SANTOS VAZ | 2 | 01/05/2019 | 20/12/2019 |
SANDRA COSTA VALLE | 2 | 01/05/2019 | 20/12/2019 |