Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Fisiologia Médica - LAFIM
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/04/2019 - 01/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
Este projeto surgiu em 2014 e esta ativo desde então. Como estava aprovado pelo sistema antigo (antes do SEI), não foi possível sua renovação. Por este motivo, estamos encaminhando uma nova proposta, porém mantendo os moldes do que já estava em execução. É um projeto do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, executado na Faculdade de Medicina. Como a área de fisiologia humana é fundamental aos profissionais da área da saúde, servindo como base para o estudo e aplicação nas áreas das clínicas médicas específicas como a cardiologia, a pneumologia, a endocrinologia, hematologia, entre outras, o projeto tem o objetivo de aproximar a área básica da clínica. Pela fisiologia se tratar de uma disciplina da área das ciências básicas da saúde, é ministrada nos primeiros semestres da graduação. No entanto, ao longo do curso, os acadêmicos são gradativamente expostos ao ambiente profissional necessitando de um constante resgate dos conhecimentos iniciais de fisiologia para serem aplicados à prática clínica. O permanente estímulo ao raciocínio fisiológico reforça, portanto, a necessidade do estudo continuado da fisiologia humana. Dessa forma, tendo em vista sua relevância e complexidade, o estudo continuado da fisiologia se torna uma necessidade no processo de formação acadêmica e profissional na Faculdade de Medicina.

Objetivo Geral

Promover uma discussão continuada da fisiologia em um grupo de estudo, e capacitar os participantes ao pensamento crítico e aplicado da fisiologia, estimulando a auxiliar estudantes dos semestres iniciais.

Justificativa

O conhecimento da fisiologia humana é fundamental para o raciocínio lógico da fisiopatologia e busca do diagnóstico; e do entendimento da farmacologia e tratamento dos pacientes. Há uma constante busca na compreensão dos mecanismos regulatórios envolvidos no funcionamento dos diversos sistemas do organismo humano. Para isso,
aprofundar o conhecimento da fisiologia humana, assim como consolidar conceitos clássicos, é de suma importância. Além do mais, o aprimoramento acadêmico capacita os alunos a contribuir, junto aos docentes do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, na formação de alunos de diferentes áreas que incluem a disciplina de fisiologia humana em seu currículo. Nosso objetivo é realizar um grupo de estudos e preparar os alunos para realizarem as monitorias com os
acadêmicos do curso da Medicina do primeiro e segunda semestre, além de atividades de discussão de casos clínicos na sala de aula (envolve os participantes da liga, e em torno de 120 acadêmicos do primeiro e segundo semestres).

Metodologia

Reuniões quinzenais do grupo, com a seguinte dinâmica:
1. Apresentação de artigos científicos, que tange à fisiologia médica, por integrantes da liga;
2. Discussão e complementação dos assuntos apresentados;
3. Orientação para o ensino da fisiologia;
Carga Horária: 2 horas por reunião do grupo (integrantes e professores).
Haverá uma ata de frequência para registro de cada encontro. Os participantes deverão ter frequência de 75% nas
reuniões para que possam ter certificado.
- Oferta de auxílio para acadêmicos dos primeiros dois semestres do curso, para tirar dúvidas e direcionar estudos.
-Organização de casos clínicos para apresentações e discussão em aulas práticas de Fisiologia I e II.

Produção científica:
Como nos anos anteriores que este projeto esteve em vigor, estimula-se o desenvolvimento de trabalhos na linha de ensino em fisiologia, com interesse em apresentação em Congressos da área, principalmente o Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, assim como o desenvolvimento de artigos científicos.

Resultados Esperados

Ao final do projeto, após participar de leituras de artigos científicos e de livros textos, além de preparar, apresentar e discutir seminários, os participantes terão aprimorado seus conhecimentos em fisiologia humana, na língua inglesa e na capacidade de exposição e discussão oral. Ao se tornarem melhor preparados, buscarão ampliar seus conhecimentos cada vez mais, e se manterão atualizados nos assuntos fundamentais para progressão acadêmica. Com o incentivo e
maior interesse dos alunos pelo estudo continuado e aprimoramento da fisiologia humana, espera-se promover novas ideias no desenvolvimento de projetos de extensão, como a organização de simpósios e projetos de pesquisa, com escrita de artigos científicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Aspectos a serem discutidos e avaliados:
ASSUNTOS APRESENTADOS
INTERESSE DOS INTEGRANTES
MÉTODO DE SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES
PROFESSORES PARCEIROS
INTERESSE DOS PROFESSORES
CARGA HORÁRIA
MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE MESSIAS MENDES FILHO210/04/201901/04/2020
ANDERSON VAZ DOS SANTOS210/04/201901/04/2020
ANDRÉ CONCEIÇÃO MENEGOTTO210/04/201901/04/2020
ARIEL LACERDA DE LIMA210/04/201901/04/2020
CHRISTIAN MACHADO MARTINS410/04/201901/04/2020
DANIEL BARRETO DE AGUIAR210/04/201901/04/2020
DANIEL PERSCH210/04/201901/04/2020
DOUGLAS VERGARA MALKOUN210/04/201901/04/2020
GABRIEL SANTANA PEREIRA DE OLIVEIRA410/04/201901/04/2020
GABRIEL SOARES DE OLIVEIRA210/04/201901/04/2020
GUSTAVO DIAS FERREIRA210/04/201901/04/2020
HENRIQUE ZANON ALVES DA MATA210/04/201901/04/2020
ISABEL OLIVEIRA DE OLIVEIRA210/04/201901/04/2020
LORENZO PETEFFI ROESE210/04/201901/04/2020
MARLON DELEON DIAS DE OLIVEIRA2015/05/201915/12/2019
NIEDI HAX FRANZ ZAUK210/04/201901/04/2020
ORION CAMPELLO TELLES210/04/201901/04/2020
RAFAEL BUENO ORCY210/04/201901/04/2020
THALES SCHWARZBACH210/04/201901/04/2020

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