Nome do Projeto
Novos Olhares na Metodologia de Ensino da Disciplina de Química Geral para os Cursos das Engenharias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química
Resumo
A Química é uma ciência central de grande importância para a formação de profissionais capazes de desenvolver e analisar novas tecnologias e participar da produção científica. Nesse sentido, a Química está na grade curricular de diferentes cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino superior.
Para os estudantes de engenharia, especificamente, a química é apenas uma das muitas ciências com as quais eles devem estar familiarizados e o currículo de graduação deve contemplar muitos tópicos, consequentemente, os currículos de engenharia, na maioria das instituições, tiveram que ser reduzidos, pois as aulas de química geral tradicional, que eram praticadas em um ano, ocupam, atualmente, um único semestre, tornando-a para estudantes de engenharia um pré-requisito básico para disciplinas que envolvem propriedades de materiais (BROWN & LAWRENCE, 2011; Pinheiro et al. 2014).
Historicamente, o componente curricular de “Química Geral” possui um número considerável de reprovação e evasão, pois os estudantes possuem dificuldades em raciocínio lógico, cálculos
matemáticos e conceitos básicos da Química. Ainda, muitas vezes se sentem desestimulados, pois devido a ampla grade de conteúdos trabalhados na disciplina, somado aos diferentes cursos atendidos o professor não consegue elaborar aulas direcionadas para as diferentes áreas do conhecimento tecnológico. Tal fato, não aproxima o conhecimento trabalhado na disciplina com a área de interesse do aluno.
Neste contexto, este projeto objetivo o desenvolvimento de materiais didáticos de apoio as aulas de química geral, ofertadas aos diferentes cursos de engenharia do centro de engenharias da UFPel.
Objetivo Geral
Diminuir a evasão e a retenção nas disciplinas de química geral ofertadas pelo Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos.
Justificativa
É através da disciplina de Química Geral que o aluno recém admitido na universidade tem o primeiro contato com os conceitos de química (Santos et al., 2000), o que confere a essa disciplina uma importância fundamental no embasamento de toda a sua futura aprendizagem na área de Química. Essa é uma uma disciplina que abrange um amplo conjunto de saberes. Os assuntos são abordados em diferentes profundidades, dependendo do curso a que estão dirigidos. Mas uma característica comum é que a maioria dos alunos apresenta o argumento de que a disciplina os confronta com muito conteúdo e pouco tempo para compreendê-los e absorvê-los. Existe então um grande desafio em disciplinas de Química Geral, que é como melhorar o aprendizado dos estudantes (Pastoriza et al. 2007).
Desta forma, faz-se necessário desenvolver ações que possam contribuir com a sua melhoria (Maceno et al., 2012).
Nos cursos de engenharia as expectativas dos alunos em relação a disciplina se restringem quando o docente passa apenas a cobrir o programa da disciplina, que foi previamente estabelecido pela Faculdade ou Instituto que oferece o curso, não tendo interesse no aprendizado direcionado para as diferentes áreas do conhecimento tecnológico (SIMONI et al., 2011).
A necessidade de modificar e adaptar formas tradicionais de aprendizado tem se mostrado uma alternativa interessante para motivar a busca pelo conhecimento e um maior domínio sobre a disciplina. A química em si é habitualmente vista como um assunto de difícil compreensão, por seus inúmeros conceitos, fórmulas e teorias. Para tentar minimizar esta situação, recorrente em várias Universidades, novas condutas no sentido de aproximar os discentes de engenharia à disciplina química vem sendo estudadas e incorporadas a sua realidade profissional (Pinheiro et al.2014).
Desta forma, faz-se necessário desenvolver ações que possam contribuir com a sua melhoria (Maceno et al., 2012).
Nos cursos de engenharia as expectativas dos alunos em relação a disciplina se restringem quando o docente passa apenas a cobrir o programa da disciplina, que foi previamente estabelecido pela Faculdade ou Instituto que oferece o curso, não tendo interesse no aprendizado direcionado para as diferentes áreas do conhecimento tecnológico (SIMONI et al., 2011).
A necessidade de modificar e adaptar formas tradicionais de aprendizado tem se mostrado uma alternativa interessante para motivar a busca pelo conhecimento e um maior domínio sobre a disciplina. A química em si é habitualmente vista como um assunto de difícil compreensão, por seus inúmeros conceitos, fórmulas e teorias. Para tentar minimizar esta situação, recorrente em várias Universidades, novas condutas no sentido de aproximar os discentes de engenharia à disciplina química vem sendo estudadas e incorporadas a sua realidade profissional (Pinheiro et al.2014).
Metodologia
- Estudos em grupo;
- Reuniões semanais com os bolsistas contemplados pelo projeto;
- Pesquisa e discussões de métodos de ensino aplicáveis ao ensino de química geral;
- A partir da pesquisa e discussões elaborar materiais didáticos e paradidáticos, assim como materiais de suporte específico, os quais irão auxiliar e contribuir para um ensino de química geral que atenda as especificidades de ensino dos diferentes cursos da engenharias.
- Reuniões semanais com os bolsistas contemplados pelo projeto;
- Pesquisa e discussões de métodos de ensino aplicáveis ao ensino de química geral;
- A partir da pesquisa e discussões elaborar materiais didáticos e paradidáticos, assim como materiais de suporte específico, os quais irão auxiliar e contribuir para um ensino de química geral que atenda as especificidades de ensino dos diferentes cursos da engenharias.
Resultados Esperados
Espera-se que com esse projeto de ensino possamos atender na sua totalidade os alunos que cursam a disciplina de química geral oferecida pelo Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos.
Almeja-se também como resultado uma diminuição no número de reprovação, retenção e evasão dos alunos.
As atividades do projeto ajudarão na formação integral do profissional engenheiro.
Almeja-se também como resultado uma diminuição no número de reprovação, retenção e evasão dos alunos.
As atividades do projeto ajudarão na formação integral do profissional engenheiro.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA CASTRO PINHEIRO | 2 | 30/04/2019 | 31/12/2019 |
ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLI | 1 | 30/04/2019 | 31/12/2019 |
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 1 | 30/04/2019 | 31/12/2019 |
DANIELLE TAPIA BUENO | 4 | 30/04/2019 | 31/12/2019 |
EMANUEL GOMES BERTIZZOLO | 1 | 15/07/2019 | 31/12/2019 |
IANKA JACONDINO NUNES | 4 | 30/04/2019 | 31/12/2019 |
MÁRCIO SANTOS DA SILVA | 1 | 30/04/2019 | 31/12/2019 |
ROBSON DA SILVA OLIBONI | 1 | 30/04/2019 | 31/12/2019 |