Nome do Projeto
Descobrindo e explorando o QGis
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geocartografia
Resumo
Este projeto quer propiciar um espaço de aprendizagem cooperativa e, espera-se também colaborativa das ferramentas do software livre QGIS. Os encontros ocorrerão no Laboratório de Geotecnologias do Curso de Geografia. Podem participar estudantes de diferentes níveis e cursos. A finalidade do projeto é ampliar o uso dos recursos deste software livre, com vistas a encorajar as pessoas a usá-lo independentemente de qual seja seu status financeiro ou social, acreditando que capacitar as pessoas com ferramentas de tomada de decisões espaciais resultará em um melhor sociedade para toda a humanidade. Assim, espera-se partir deste projeto para futuros projetos de extensão.

Objetivo Geral

- Possibiltar o encontro presencial e virtual de estudantes usuários do QGIS, no intuito de promover o aprendizado das ferramentas do Sistema.

Justificativa

O software livre QGIS é o Sistema de Informações Geográficas que mais tem desenvolvido ferramentas nos últimos anos, graças a uma grande equipe de desenvolvedores e usuários. Por isso, também sua atualização é muito rápida e exige um acompanhamento quase constante do que há de novo. Ha uma infinidade de possibilidades de uso, mas somente uma pequena parte dos seus recursos pode ser explorado nas disciplinas regulares dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia. Assim, se propõe uma ação através deste projeto de ensino, na qual os participantes são mais pró-ativos colaborando e cooperando com o grupo na aprendizagem.
Apesar de existirem muitos tutorias do programa QGIS na rede internet, muitos não estão em português ou apresentam exemplos não muito próximos à realidade do aluno.
O desempenho acadêmico dos discentes do Bacharelado em Geografia UFPEL deixou muito a desejar no último Exame Nacional de Cursos (ENADE). A realização deste projeto também pretende contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem dos discentes deste curso.

Metodologia

O projeto se realiza a partir de um encontro presencial semanal, estendido a encontros não presenciais facilitados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação TIC.
O Ambiente Vitrtual de Aprendizagem-UFPEL será utilizado como ambiente suplementar para disponibilizar e gerenciar conteúdos para os participantes e permitir o compartilhamento e acompanhamento do progresso do grupo.
No primeiro encontro, além das informações gerais sobre o Projeto QGis e suas possibilidades serão definidos objetivos grupais de aprendizagem no QGIS, mas também já deverão ser verbalizados os projetos individuais que, definam a responsabilidade individual por alguma tarefa que complete o projeto do grupo.
Nos primeiros encontros serão partilhados pelo professor alguns conhecimentos e habilidades básicas para o uso do software QGIs. Na sequencia dos econtros serão disponibilizados alguns exemplos de uso do QGIS com tutoriais no AVA_UFPel.
Será estimulado desde o início que, se um membro encontrou um caminho mais fácil ou uma melhoria nas ferramentas, este deverá ensinar aos demais participantes o que aprendeu. Aos poucos pretende-se desenvolver uma rotina de distribuição de tarefas de criação de tutoriais e partilhamento de aprendizagem pelos próprios participantes, já que se entende que aprenderão mais atuando de modo ativo, do que quando apenas recebendo informações, de forma passiva.
Este projeto prevê a realização de, pelo menos 30 encontros presenciais ao longo do ano de 2019.

A avaliação dos resultados se dará de duas formas: durante o processo em si, quando se irá observar o engajamento, o entrosamento e a assimilação dos conteúdos, e no final do processo, quando através de um método de avaliação mais formal se pretende avaliar o tutorial e o treinamento desenvolvido por cada integrante do grupo.

Participantes que não atenderem aos requisitos, não receberão o certificado.

Resultados Esperados

Espera-se desenvolver maior interação e autonomia dos alunos como sujeitos ativos de seu processo de aprendizagem.

Atender de forma eficaz a uma geração que nasceu e se desenvolveu em meio a revolução digital.

Concretamente, também espera-se organizar um manual com tutoriais em português e exemplos práticos de aplicação ferramentas de tomada de decisões espaciais mais relacionadas à realidade regional dos estudantes da UFPEL

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CINTIA HELENICE LÖPER AIRES415/04/201931/12/2019
CLISMAM SOARES PORTO415/04/201931/12/2019
ERIKA COLLISCHONN415/04/201931/12/2019
LUCIANO MARTINS DA ROSA415/04/201931/12/2019
VALDIRENE DREHMER415/04/201931/12/2019

Página gerada em 26/04/2024 03:39:08 (consulta levou 0.027253s)