Nome do Projeto
Pensar o Rural: agricultura familiar, políticas públicas e desenvolvimento rural
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/05/2019 - 03/12/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia - Geografia Agrária
Resumo
O segmento da agricultura familiar caracteriza-se por apresentar uma grande diversidade de combinações, tanto no que se refere à disponibilidade quanto ao uso e distribuição dos recursos – terra, trabalho e capital - no interior das unidades produtivas. Essa diferenciação pode ser observada em diversas escalas, mundial, nacional, regional e local. A agricultura familiar, dessa forma, torna-se foco de estudos, principalmente aqueles relacionados às estratégias adotadas por este segmento para se organizar e reorganizar diante das especificidades do modo de produção capitalista. A perspectiva adotada neste projeto converge para o pensamento da autora de que o desenvolvimento de novas dinâmicas produtivas na agricultura e no rural brasileiro não significa a implantação de uma forma social de produção homogeneizada (de caráter empresarial). Ao contrário, a diversidade da agricultura familiar permanece ocupando um lugar importante no cenário contemporâneo, ou seja, o agricultor familiar é um ator social que apresenta “rupturas e continuidades” em relação ao seu passado, mas que continua ativo no presente e participando na construção do futuro dos territórios rurais.

Objetivo Geral

• Aprofundar o estudo sobre os temas da agricultura familiar, sistemas agrários, políticas públicas e desenvolvimento rural;

Justificativa

o reconhecimento das especificidades da agricultura familiar em distintos contextos regionais e locais permite o entendimento das “novas” – a diversidade de atividades nas unidades de produção familiar não constitui um fato histórico novo, mas a valorização de tais atividades é que define o “novo” – dinâmicas presentes no rural e de como políticas públicas de caráter generalizante podem produzir resultados distintos sobre a organização espacial dos sistemas agrários. Assim, justifica-se o grupo de estudos no intuito de aprofundar o conhecimento acerca dos sistemas agrários familiares, vis-à-vis a diversidade de formas e de processos de inserção no sistema de mercado institucional, ou ainda, na manutenção de estratégias não capitalistas de reprodução social e permanência no contexto produtivo do rural, com vistas a fornecer subsídios empíricos para estudos comparativos sobre o tema da agricultura familiar, políticas públicas e desenvolvimento rural.

Metodologia

O desenvolvimento deste projeto vincula-se à temática proposta pelo grupo de pesquisa – ESTUDOS AGRÁRIOS E AMBIENTAIS – registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. E, dessa forma, pretende contribuir para a produção do conhecimento científico acerca da organização do espaço rural, a partir de uma abordagem teórico-metodológica sistêmica e integrada, tomando como categoria de análise a agricultura familiar, articulada aos temas das políticas públicas, mercados institucionais e desenvolvimento rural. Para tanto, a metodologia se estrutura no formato de encontro quinzenais para realização de grupo de estudos, a partir de leituras orientadas e discussões teórico-metodológicas.

Resultados Esperados

• Elaboração de textos como subsídios para as pesquisas relacionadas aos temas da agricultura familiar, políticas públicas e desenvolvimento rural;
. Orientação de teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso de graduação;
• Publicação de artigos em periódicos científicos e trabalhos em eventos acadêmicos;

Indicadores, Metas e Resultados

Não há

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Ana Carolina Bilhalva Drehmer307/05/201903/12/2020
GABRIELA RODRIGUES GOIS2
GABRIELLY CAMPOS DA ROSA307/05/201903/12/2020
GIANCARLA SALAMONI307/05/201903/12/2020
HENRIQUE MÜLLER PRIEBBERNOW307/05/201903/12/2020
JULIANA CRISTINA FRANZ2
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF307/05/201903/12/2020
MAIARA TAVARES SODRÉ2
MARIA REGINA CAETANO COSTA307/05/201903/12/2020
MATEUS SILVA DA ROSA307/05/201903/12/2020
QUELI REJANE DA SILVA KONZGEN2
SIBELI FERNANDES2

Página gerada em 28/03/2024 18:34:48 (consulta levou 0.030308s)