Nome do Projeto
Recepção dos Calouros da Licenciatura em Química
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 13/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino - Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
A valorização da docência é uma posição firme que o curso de Licenciatura em Química tem desenvolvido ao longo dos anos. Nesse sentido, entendemos que a própria forma de receber e acolher calouras e calouros no curso implica na valorização daquelas e daqueles que pelo curso optaram. Assim, este projeto oficializa as ações que a Coordenação do Curso, integrada a discentes e formando uma Comissão de Recepção realizou para o acolhimento de novos discentes na Licenciatura em Química.

Objetivo Geral

Realizar um acolhimento dos calouras e das calouras do curso de Licenciatura em Química com o objetivo de valorizar aquelas e aqueles que escolheram para profissão docente, buscando, ainda, tanto mobilizar e facilitar as relações interpessoais entre os sujeitos já pertencentes ao curso (docentes, discentes e equipe técnica), quanto apresentar a instituição, seus setores e características aos novos discentes.

Justificativa

Dados os diferentes ditos da precarização do magistério, o curso, juntamente com seu colegiado, docentes e discentes, entende da importância de bem acolher e receber novos discentes. Ao fazer isso, não apenas o nível pessoal e subjetivo é mobilizado, mas também o nível institucional, em que não apenas o curso, discentes e docentes acolhem os calouras e as calouras, mas a própria instituição - e isso é fundamental para quem acredita que os momentos iniciais de cada sujeito no curso porque optou podem influenciar em sua jornada formativa.

Metodologia

Realização de atividades de acolhimento centradas em 3 momentos:

1) momento inicial de recepção oficial do curso e da unidade aos novos discentes, bem como realização de dinâmicas interpessoais de aproximação entre veteranos e calouros (especialmente a cerimônia de apadrinhamento e amadrinhamento)

2) segundo momento de apresentação da organização institucional e da gestão universitária, acompanhada de uma aula magna do curso e de uma apresentação cultural

3) terceiro momento de imersão no curso com a realização de uma dinâmica de integração entre discentes e docentes denominada "Roda Viva"

Resultados Esperados

Espera-se que a atividade mobilize um sentimento de pertencimento ao curso, de unidade entre discentes e docentes e que colabore com a produção de uma identidade docente associada à coletividade e colaboração entre os sujeitos.

Indicadores, Metas e Resultados

A submissão do projeto de ensino se deu de modo tardio devido a coordenação do projeto ter voltado de férias já na semana próxima ao início das aulas, o que impossibilitou a prévia submissão do projeto. Após o final das férias dos coordenadores do projeto, toda a energia foi voltada à organização e logística das atividades, de modo que a submissão do projeto ficou preterida.

As datas de realização foram, efetivamente, 11, 12 e 13 de março de 2019.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE RICARDO FAJARDO114/04/201916/04/2019
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA1514/04/201916/04/2019
EMERSON WRAGUE DA CRUZ614/04/201916/04/2019
FABIO ANDRE SANGIOGO614/04/201916/04/2019
FERNANDA KAROLAINE DUTRA DA SILVA414/04/201916/04/2019
JULLYNE IGLÉCIAS KOSBI414/04/201916/04/2019
LITIELLI DE LIMA ALVES414/04/201916/04/2019
MAIRA FERREIRA114/04/201916/04/2019
MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO2
MARIA ANTÔNIA SOARES COELHO FIALHO414/04/201916/04/2019
MARIA DE FATIMA DUARTE MARTINS114/04/201916/04/2019
RUI CARLOS ZAMBIAZI114/04/201916/04/2019

Página gerada em 21/12/2024 11:30:05 (consulta levou 0.042377s)