Nome do Projeto
Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias - LIPEEM/UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/05/2019 - 27/03/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - História
Resumo
O Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias (LIPEEM/UFPel) pretende agregar alunos da
graduação e dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas interessados nas relações entre a
história, as imagens e as mídias. Dessa forma, o laboratório oportunizará um espaço para o debate acadêmico enfocando temáticas
como as relações entre a história e as histórias em quadrinhos, os mangás, os desenhos animados, o cinema, a
televisão, os periódicos ilustrados e revistas de entretenimento. O grupo é composto por alunos da
graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) e discentes do Programa de Pós-Graduação em História, todos da
UFPel.
Objetivo Geral
Desenvolver as atividades do LIPEEM/UFPel através da discussão de textos sobre as áreas de interesse dos alunos e o estabelecimento de um acervo físico sobre mídias e entretenimento.
Justificativa
A justificativa à criação do LIPEEM/UFPel é apresentada a partir de duas vertentes que serão desenvolvidas no andamento do
projeto.
Em primeiro lugar, trata-se da constituição de um espaço acadêmico de discussão, no qual estarão envolvidos os
alunos interessados em participar e, também, serão agregados outros no transcorrer de sua realização. Dessa forma,
serão discutidos textos acadêmicos pertinentes as temáticas e áreas de interesse do grupo, conforme explicitado no
item considerações iniciais e nos objetivos deste projeto. Ainda dentro desta primeira vertente, ressalta-se a realização,
ao longo do período de execução do projeto, de palestras que contarão com a presença de professores e
pesquisadores que abordarão suas metodologias de pesquisa para os alunos envolvidos no grupo assim como para a
comunidade da UFPel.
Em segundo lugar, explica-se que este projeto de ensino não está afastado e foi elaborado articulando-se com a
pesquisa. Assim sendo, é importante ressaltar que o projeto visa à manutenção do acervo atualmente constituído, bem como o permanente recebimento de doaçoes de materiais que possuem relação com as temáticas do laboratório.
A constituição do acervo é importante, primeiro, por que foi verificado o aumento do interesse dos alunos da UFPel, tanto de graduação como de pós-graduação
para estudos sobre história em quadrinhos, mangas, cinema, desenhos animados e HQs. Um segundo
aspecto que merece ser enfatizado é que o laboratório, assim agindo, evitaria o descarte e o abandono de preciosas e
raras publicações de revistas. Por fim, a criação do laboratório permitirá um intercâmbio com outros correlacionados já
existentes em universidades. Por exemplo, cita-se as relações atuais entre o LIPEEM/UFPel e o Grupo Cult de Cultura da EST.
projeto.
Em primeiro lugar, trata-se da constituição de um espaço acadêmico de discussão, no qual estarão envolvidos os
alunos interessados em participar e, também, serão agregados outros no transcorrer de sua realização. Dessa forma,
serão discutidos textos acadêmicos pertinentes as temáticas e áreas de interesse do grupo, conforme explicitado no
item considerações iniciais e nos objetivos deste projeto. Ainda dentro desta primeira vertente, ressalta-se a realização,
ao longo do período de execução do projeto, de palestras que contarão com a presença de professores e
pesquisadores que abordarão suas metodologias de pesquisa para os alunos envolvidos no grupo assim como para a
comunidade da UFPel.
Em segundo lugar, explica-se que este projeto de ensino não está afastado e foi elaborado articulando-se com a
pesquisa. Assim sendo, é importante ressaltar que o projeto visa à manutenção do acervo atualmente constituído, bem como o permanente recebimento de doaçoes de materiais que possuem relação com as temáticas do laboratório.
A constituição do acervo é importante, primeiro, por que foi verificado o aumento do interesse dos alunos da UFPel, tanto de graduação como de pós-graduação
para estudos sobre história em quadrinhos, mangas, cinema, desenhos animados e HQs. Um segundo
aspecto que merece ser enfatizado é que o laboratório, assim agindo, evitaria o descarte e o abandono de preciosas e
raras publicações de revistas. Por fim, a criação do laboratório permitirá um intercâmbio com outros correlacionados já
existentes em universidades. Por exemplo, cita-se as relações atuais entre o LIPEEM/UFPel e o Grupo Cult de Cultura da EST.
Metodologia
O LIPEEM/UFPel prevê, entre outras, a seguinte metodologia:
Reuniões semanais com os alunos vinculados ao laboratório, seja para a discussão de textos ou para orientação por
parte do coordenador.
Trabalho voluntário na organização e higienização do do acervo, bem como a busca por doadores e reprodução digitalizada de acervos
particulares.
Realização de palestras tanto para outros alunos como direcionadas para a comunidade externa.
Todas as atividades são realizadas nas dependências do Núcleo de Documentação Histórica, no qual também está o acervo.
Reuniões semanais com os alunos vinculados ao laboratório, seja para a discussão de textos ou para orientação por
parte do coordenador.
Trabalho voluntário na organização e higienização do do acervo, bem como a busca por doadores e reprodução digitalizada de acervos
particulares.
Realização de palestras tanto para outros alunos como direcionadas para a comunidade externa.
Todas as atividades são realizadas nas dependências do Núcleo de Documentação Histórica, no qual também está o acervo.
Resultados Esperados
O LIPEEM/UFPel já possui em seu acervo uma coleção completa da Revista Veja entre os anos de 1968 e 1980. Ainda, possui outras revistas de entretenimento e uma coleção de slides sobre a história da UFPel. No momento, a catalogação do acervo da Veja já foi concluída e está disponível para a consulta da comunidade acadêmica e de outros interessados.
Outro resultado esperado e em parte já alcançado é a discussão dos textos no grupo de estudos, o qual já se encontra
em funcionamento desde o primeiro semestre de 2013, quando o laboratório foi fundado.
Outros importante resultados já alcançados e impactos esperados são as pesquisas particulares desenvolvidas pelos alunos que integram o laboratório. Desde alunos da graduação e discentes de pós-graduação. Importante destacar que a partir de 2019 dois alunos do laboratório iniciarão suas pesquisas de doutorado no PPGH/UFPel.
Outro resultado esperado e em parte já alcançado é a discussão dos textos no grupo de estudos, o qual já se encontra
em funcionamento desde o primeiro semestre de 2013, quando o laboratório foi fundado.
Outros importante resultados já alcançados e impactos esperados são as pesquisas particulares desenvolvidas pelos alunos que integram o laboratório. Desde alunos da graduação e discentes de pós-graduação. Importante destacar que a partir de 2019 dois alunos do laboratório iniciarão suas pesquisas de doutorado no PPGH/UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMILCAR ALEXANDRE OLIVEIRA DA ROSA | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
ARANTXA SANCHES SILVA DA SILVA | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES | 3 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
ARTUR RODRIGO ITAQUI LOPES FILHO | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
BRUNO GIOVANE DA SILVA | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
CHARLES ÂNDERSON DOS SANTOS KURZ | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
DANIELE GALLINDO GONCALVES | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
GUILHERME CARVALHO DA ROSA | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
JÉSSICA BITENCOURT LOPES | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
LARISSA CERONI DE MORAIS | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
LUCAS MARQUES VILHENA MOTTA | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
MAURICIO DA CUNHA ALBUQUERQUE | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
MONICA LIMA DE FARIA | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |
VINÍCIUS IBEIRO LEITZKE | 1 | 03/05/2019 | 27/03/2020 |