Nome do Projeto
VÍDEOS NO YOUTUBE: CANAL MATEMÁTICA BÁSICA UFPEL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
Este projeto, que iniciará em 01/06/2019 dará continuidade ao projeto Criação de vídeos de Matemática Básica para o ensino de Graduação que encerra em 31/05/2019.
Os cursos de graduação que têm em seu currículo disciplinas de Matemática, apresentam um alto índice de reprovação e infrequência. Os cursos que têm especificamente a disciplina de Cálculo I (ou disciplina
equivalente) são aproximadamente 14 cursos de Engenharia e 21 outros entre Licenciaturas e Bacharelados e todos apresentam altos índices de reprovação.
Em pesquisa realizada sobre as causas de reprovação e abandono os professores desta disciplina, quando entrevistados foram unânimes em afirmar que a maior causa das reprovações e abandonos é a deficiência nos conhecimentos de Matemática que os alunos trazem da Educação Básica.
Portanto é importante que esses alunos tenham uma forma de recuperar estes conteúdos para que consigam acompanhar as aulas da graduação. A gravação de vídeos com conteúdos de Matemática Básica disponibilizados aos alunos apresenta uma série de vantagens:
- permite a criação de um acervo de vídeos que pode ser disponibilizado para qualquer estudante que se interesse;
- uma vez gravado, os vídeos ficam disponíveis e a cada semestre podemos ir acrescentando novas gravações;
- gravar vídeos com conteúdos solicitados pelos alunos de forma a atender as necessidades específicas dos alunos da UFPel;
- utilizar esses vídeos como suporte para o aprendizado em turmas de Cálculo 1A ministradas na modalidade a distância pela coordenadora do projeto para alunos já reprovados nas disciplinas presenciais.
- disponibilizar os vídeos pela internet de forma que os alunos possam acessá-los de casa.
Objetivo Geral
Gravar vídeos com conteúdos de Matemática Básica disponibilizando-os na Internet para consulta dos alunos da graduação visando a diminuição de reprovações e abandonos em disciplinas de Matemática dos cursos de graduação.
Justificativa
A reprovação nas disciplinas de Cálculo sempre causou preocupação ao coordenadores de curso. Atualmente temos o Projeto Gama e Monitorias oferecidas aos alunos a cada semestre.
Porém devemos considerar novas opções, uma vez que os alunos que estão na universidade nos dias atuais são jovens que nasceram posteriormente à criação da internet. A professora Kátia Chedid (2016), pedagoga e especialista em Neurociência, esclarece que estes jovens são imediatistas, misturam estudo com lazer, são multitarefas, ativos, porém falta-lhes concentração. Outras características destes jovens citadas por Carlson (2007) são: a facilidade no uso das tecnologias, a impaciência; querendo sempre resultados rápidos, o acesso a uma pluralidade de informações. O autor ressalta ainda a habilidade de gerenciar seu próprio aprendizado, selecionando recursos tecnológicos não convencionais para o seu aprendizado.
Para Vieira (2008) apud Penteado (2011), as animações não podem ficar longe da sala de aula, “pois utilizam diferentes linguagens e conexões visuais, auditivas e narrativas, para chegar por meio da fantasia, imaginação e sensibilidade, ao receptor (p. 144)”.
Assim, penso que disponibilizar vídeos com conteúdos de Matemática Básica aos alunos além de atender o perfil destes alunos, também tem a vantagem que a cada semestre podemos ir aumentando o acervo destes vídeos de modo a atender a maior parte das necessidades dos graduandos. Existem vídeos de Matemática na Internet, porém encontramos erros, linguagens inadequadas, lacunas etc. Por isso, queremos gravar vídeos voltados aos alunos da UFPel, que os auxiliem na recuperação dos conteúdos que não aprenderam no ensino Fundamental e Médio.
Porém devemos considerar novas opções, uma vez que os alunos que estão na universidade nos dias atuais são jovens que nasceram posteriormente à criação da internet. A professora Kátia Chedid (2016), pedagoga e especialista em Neurociência, esclarece que estes jovens são imediatistas, misturam estudo com lazer, são multitarefas, ativos, porém falta-lhes concentração. Outras características destes jovens citadas por Carlson (2007) são: a facilidade no uso das tecnologias, a impaciência; querendo sempre resultados rápidos, o acesso a uma pluralidade de informações. O autor ressalta ainda a habilidade de gerenciar seu próprio aprendizado, selecionando recursos tecnológicos não convencionais para o seu aprendizado.
Para Vieira (2008) apud Penteado (2011), as animações não podem ficar longe da sala de aula, “pois utilizam diferentes linguagens e conexões visuais, auditivas e narrativas, para chegar por meio da fantasia, imaginação e sensibilidade, ao receptor (p. 144)”.
Assim, penso que disponibilizar vídeos com conteúdos de Matemática Básica aos alunos além de atender o perfil destes alunos, também tem a vantagem que a cada semestre podemos ir aumentando o acervo destes vídeos de modo a atender a maior parte das necessidades dos graduandos. Existem vídeos de Matemática na Internet, porém encontramos erros, linguagens inadequadas, lacunas etc. Por isso, queremos gravar vídeos voltados aos alunos da UFPel, que os auxiliem na recuperação dos conteúdos que não aprenderam no ensino Fundamental e Médio.
Metodologia
A metodologia utilizada está organizada em etapas:
1) FORMAÇÃO DOS ALUNOS
A gravação das aulas é um trabalho conjunto de alunos e professores da Matemática com alunos do curso de Cinema, que fazem o trabalho de gravação e edição de vídeos.
Os alunos da Licenciatura em Matemática, conhecem os conteúdos mas não sabem detalhe técnicos importantes, como tempo de duração máxima da aula, tom de voz, movimentação das mãos durante a gravação etc e o aluno do cinema precisa conhecer um pouco de planejamento de aula, pontos importantes do conteúdo para que a edição das imagens gravadas seja adequada. Portanto inicialmente faremos reuniões de trabalho em que são apresentadas todas orientações e normas para a gravação.
2) PREPARAÇÃO DE CONTEÚDOS E ROTEIROS
Semanalmente os alunos colaboradores da Matemática trazem o planejamento das aulas para que sejam discutidas com os professores e depois de orientados agendam a gravação.
3) GRAVAÇÃO
Para a gravação utilizamos equipamentos do Projeto de Extensão Rede Colabora.
4) EDIÇÃO
Após a gravação os vídeos são editados pelos alunos do cinema com a orientação pedagógica dos alunos e professores da /matemática, para que os cortes da edição não prejudiquem a apresentação do conteúdo.
5) PUBLICAÇÃO
A publicação é feita em um canal do Youtube criado especificamente para a divulgação dos vídeos (CANAL MATEMÁTICA BÁSICA UFPEL)
6) ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS USUÁRIOS
Disponibilizaremos um acesso por e-mail para que os alunos possam apresentar suas solicitações sobre conteúdos a serem gravados em vídeos e opinem sobre os vídeos.
1) FORMAÇÃO DOS ALUNOS
A gravação das aulas é um trabalho conjunto de alunos e professores da Matemática com alunos do curso de Cinema, que fazem o trabalho de gravação e edição de vídeos.
Os alunos da Licenciatura em Matemática, conhecem os conteúdos mas não sabem detalhe técnicos importantes, como tempo de duração máxima da aula, tom de voz, movimentação das mãos durante a gravação etc e o aluno do cinema precisa conhecer um pouco de planejamento de aula, pontos importantes do conteúdo para que a edição das imagens gravadas seja adequada. Portanto inicialmente faremos reuniões de trabalho em que são apresentadas todas orientações e normas para a gravação.
2) PREPARAÇÃO DE CONTEÚDOS E ROTEIROS
Semanalmente os alunos colaboradores da Matemática trazem o planejamento das aulas para que sejam discutidas com os professores e depois de orientados agendam a gravação.
3) GRAVAÇÃO
Para a gravação utilizamos equipamentos do Projeto de Extensão Rede Colabora.
4) EDIÇÃO
Após a gravação os vídeos são editados pelos alunos do cinema com a orientação pedagógica dos alunos e professores da /matemática, para que os cortes da edição não prejudiquem a apresentação do conteúdo.
5) PUBLICAÇÃO
A publicação é feita em um canal do Youtube criado especificamente para a divulgação dos vídeos (CANAL MATEMÁTICA BÁSICA UFPEL)
6) ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS USUÁRIOS
Disponibilizaremos um acesso por e-mail para que os alunos possam apresentar suas solicitações sobre conteúdos a serem gravados em vídeos e opinem sobre os vídeos.
Resultados Esperados
Esperamos que:
- com a oferta dos vídeos auxiliar os alunos com dificuldades de forma que possamos diminuir os índices de reprovação e infrequência nas disciplinas de Matemática;
- envolver os alunos do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática como colaboradores deste projeto
- com a oferta dos vídeos auxiliar os alunos com dificuldades de forma que possamos diminuir os índices de reprovação e infrequência nas disciplinas de Matemática;
- envolver os alunos do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática como colaboradores deste projeto
Indicadores, Metas e Resultados
É importante que seja considerado que o perfil dos alunos de graduação está mudando. Muitos alunos optam por assistir vídeos e aprender sozinhos, portanto este projeto é mais uma alternativa oferecida aos alunos para recuperação do aprendizado em Matemática Básica.
Devemos considerar também que dificilmente os professores da ufpel ao ensinar os conteúdos de Matemática da graduação têm tempo para resgatar os conhecimentos básicos que os alunos deveriam ter aprendido no Ensino Fundamental e/ou Médio.
Tenho conseguido ótimos resultados ensinando na modalidade a distância com o uso de vídeos. Nos meses de janeiro e fevereiro ofereci a disciplina de Cálculo 1A para alunos que já foram reprovados nesta disciplina e têm dificuldades para aprender o conteúdo. Obtive excelentes resultados com alunos dos cursos de Administração e Ciências Biológicas, cursos que tradicionalmente tem um alto índice de reprovação.
Já gravei vídeos de Cálculo, Trigonometria, Matemática Elementar e gostaria de disponibilizar os vídeos pelo menos para os alunos do curso de Matemática Noturno, porém tenho a limitação no número de bolsistas que obtive junto a PRE.
Enquanto o projeto GAMA que conta com diversos professores e atende cerca de 500 alunos por semestre recebeu mais de 10 bolsistas em 2018, o projeto de vídeos de Matemática Básica recebeu um único bolsista e estou atendendo cerca de 210 alunos cadastrados.
Gostaria que os professores que julgam os projetos percebessem que as oportunidades podem ser oferecidas igualmente a todos. Considero o projeto GAMA extremamente relevante pois atende um público diferente do que atendo com os vídeos mas gostaria de ter mais apoio da PRE.
Devemos considerar também que dificilmente os professores da ufpel ao ensinar os conteúdos de Matemática da graduação têm tempo para resgatar os conhecimentos básicos que os alunos deveriam ter aprendido no Ensino Fundamental e/ou Médio.
Tenho conseguido ótimos resultados ensinando na modalidade a distância com o uso de vídeos. Nos meses de janeiro e fevereiro ofereci a disciplina de Cálculo 1A para alunos que já foram reprovados nesta disciplina e têm dificuldades para aprender o conteúdo. Obtive excelentes resultados com alunos dos cursos de Administração e Ciências Biológicas, cursos que tradicionalmente tem um alto índice de reprovação.
Já gravei vídeos de Cálculo, Trigonometria, Matemática Elementar e gostaria de disponibilizar os vídeos pelo menos para os alunos do curso de Matemática Noturno, porém tenho a limitação no número de bolsistas que obtive junto a PRE.
Enquanto o projeto GAMA que conta com diversos professores e atende cerca de 500 alunos por semestre recebeu mais de 10 bolsistas em 2018, o projeto de vídeos de Matemática Básica recebeu um único bolsista e estou atendendo cerca de 210 alunos cadastrados.
Gostaria que os professores que julgam os projetos percebessem que as oportunidades podem ser oferecidas igualmente a todos. Considero o projeto GAMA extremamente relevante pois atende um público diferente do que atendo com os vídeos mas gostaria de ter mais apoio da PRE.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO DA SILVA LEMOS | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
CAUÊ DUARTE | 1 | 02/05/2019 | 31/12/2019 |
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI | 1 | 02/05/2019 | 31/12/2019 |
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 2 | 02/05/2019 | 31/12/2019 |
THAISE THUROW SCHAUN | 1 | 02/05/2019 | 31/12/2019 |
Tainara Porto da Silva | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
Thais Philipsen Grutzmann | 1 | 02/05/2019 | 31/12/2019 |