Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Folclore Sul-riograndense e Pelotense
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/04/2019 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
O presente projeto trata da institucionalização e consolidação de um grupo de estudos que tem por objetivo estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. Em 2016/02, período de criação e primeira organização do grupo, o projeto foi criado com o nome “Folclore e Educação” e aprovado com o código 52017. Teve uma atuação de 7 semanas com produções de acadêmicos das modalidades presencial e à distância que foram socializadas com estudantes das redes públicas de São José do Norte e Pelotas, através de projetos de Extensão do PET/GAPE e NUFOLK. Em 2017 o projeto foi aprovado com o código 702017 e teve uma atuação de 44 semanas que envolveram estudos, produção de material e envolvimento com uma escola da rede pública de Pelotas. Em 2018 o projeto foi aprovado com o código 762018, o objetivo foi consolidar as ações com aprofundamento dos estudos e produção de material sobre Folclore e Cultura popular. Em 2019 o projeto afunila o foco de estudos e troca o nome para “Grupo de Estudos sobre Folclore Sul-Riograndense e Pelotense”, pois o objetivo principal passa a ser estudar e aprofundar questões próprias do folclore Sul-Riograndense e produzir materiais didáticos sobre esse assunto.
Objetivo Geral
Estudar e aprofundar questões próprias do folclore Sul-Riograndense e de Pelotas, Potencializando a produção de materiais didáticos sobre esse assunto.
Justificativa
O grupo de estudo sobre Folclore Sul-Riograndense é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, de docentes que atuaram no ECO de Folclore do extinto Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes e da Faculdade de Educação. Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação popular. O grupo também procura investir intensamente na autonomia e autoria dos acadêmicos envolvidos através da produção de materiais para Educação Básica, através da produção de materiais, estudos orientados e participação em eventos. No início os estudos diziam respeito a estudos amplos sobre Folclore, com o passar dos anos começou a ocorrer a necessidade de aprofundar os estudos sobre as manifestações de cultura popular do estado do Rio Grande do Sul e locais, essa demanda foi surgindo a medida que os acadêmicos e docentes passaram a envolverse com escolas através das parcerias com os projetos de extensão que trabalham com esses temas.
Metodologia
O Grupo terá encontros semanais com três horas de duração. Todos os participantes terão leituras e tarefas prévias para serem socializadas nos encontros. Cada encontro tem um tema previamente determinado, que pode ser articulado com novos temas a partir dos estudos desenvolvidos. A partir de cada tema os participantes devem propor atividades e materiais que podem ajudar a trabalhar ou desenvolver o tema nas escolas de Educação Básica. A partir dos temas estudados e das propostas de atividades e materiais sugeridos o grupo deverá escolher, através de votação, as atividades ou materiais que irão desenvolver.
Resultados Esperados
Os principais resultados esperados são: (1) aprofundamento das questões teóricas relacionadas ao tema Folclore Sul-Riograndense e local, Cultura Popular e Educação; (2) participação em eventos da área; (3)integração com outros projetos sobre cultura popular da UFPel; (4) produção de atividades e materiais didáticos para trabalhar com Folclore nas escolas. Quanto aos impactos principais, esse último será alcançado via oficinas nas escolas a partir de ações do grupo em projetos de extensão e pesquisa.
Indicadores, Metas e Resultados
Será aprovado o participante que obtiver 75% de frequência e que produzir 50% dos materiais solicitados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS | 20 | 15/05/2019 | 13/12/2019 |
ANA FRANCINE MONTENEGRO EDOM | 2 | 10/12/2019 | 10/12/2019 |
ANA PAULA DA ROSA PAULA | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
ANA PAULA GONÇALVES ARAUJO | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
ANALISA ZORZI | 1 | 01/05/2019 | 13/12/2019 |
BRUNA DE MORAES NUNES | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO | 3 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
CAMILA DE SOUZA MARQUES | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
CARMEN ANITA HOFFMANN | 1 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
CAROLINA MARTINS PORTELA | 3 | 04/06/2019 | 04/06/2019 |
CÍNTIA CENTENO MOREIRA | 3 | ||
DAIANA SAN MARTINS GOULART | 1 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
DEBORA MONTEIRO DA SILVA | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
DIEGO DOMINGOS GOULART | 2 | 10/12/2019 | 10/12/2019 |
DORANEI CARDOSO | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
DULIANI NILSON ACOSTA | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
EDGAR AVILA GANDRA | 3 | 10/09/2019 | 10/09/2019 |
EDSON PONICK | 2 | 10/12/2019 | 10/12/2019 |
ELCI MARIA DE SOUZA ESMÉRIO | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
ELISABETE TEIXEIRA RABASSA | 2 | 10/12/2019 | 10/12/2019 |
ESTEFÂNIA ALVES KONRAD | 2 | 10/12/2019 | 10/12/2019 |
ESTER FARIAS DE SOUZA | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
FELIPE DOS SANTOS MULLER | 2 | 15/05/2019 | 13/12/2019 |
FERNANDA TEIXEIRA CORVELO | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | 2 | 15/05/2019 | 13/12/2019 |
GILCE MARIA SILVEIRA DA COSTA | 2 | 10/12/2019 | 10/12/2019 |
GIRLENE SILVA DA SILVA | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
Gabriela dos Santos Lauffer | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO | 1 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
ISABELA MARIA SANTOS SILVA | 3 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
JAMILE SEUS JESKE | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
KEROLIN CARDOSO LULHIER | 3 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
Karen Da Silva Antunes | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
LUENEN MAIA SCHMIDT | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
LUIZA BELEM TEIXEIRA | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
MARIA DE FÁTIMA LIMA BETTIN | 2 | 12/08/2019 | 13/12/2019 |
MARIANA DE MELLO LEÃO | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
MARTA CAVALHEIRO PEREIRA | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
MAYARA GOULART BRASIL | 3 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
MONICA DE LOURDES KAZIMOTO ALVES | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
Mateus Brum de Armas | 2 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
NANCI DALLMANN GARCIA | 1 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
PAOLA CASSURIAGA SANDIM | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
PATRICIA DIAS GIMENES | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
PAULA MATOS KRAUZE SCHEUNEMANN | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
ROBERTA GULARTE RODRIGUES | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
RODRIGO MANOEL DA SILVA DE MATOS | 3 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 3 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 4 | 11/06/2019 | 11/06/2019 |
SANDRO ARI ANDRADE DE MIRANDA | 4 | 25/06/2019 | 25/06/2019 |
SUSANA FOCHESATO KOSCIUK | 2 | 13/05/2019 | 13/12/2019 |
TAMARA INSAURIAGA BUENO | 2 | 10/12/2019 | 10/12/2019 |
TAMIRES DE MOURA AMARAL | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |
TANISE SOARES NOGUEIRA | 3 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
Thiago Silva de Amorim Jesus | 1 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
VANESSA DA SILVA BORGES | 3 | 29/04/2019 | 13/12/2019 |
VITORIA CAMARGO BILHARVA | 8 | 24/11/2019 | 24/11/2019 |