Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Folclore Sul-riograndense e Pelotense
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/04/2019 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
O presente projeto trata da institucionalização e consolidação de um grupo de estudos que tem por objetivo estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. Em 2016/02, período de criação e primeira organização do grupo, o projeto foi criado com o nome “Folclore e Educação” e aprovado com o código 52017. Teve uma atuação de 7 semanas com produções de acadêmicos das modalidades presencial e à distância que foram socializadas com estudantes das redes públicas de São José do Norte e Pelotas, através de projetos de Extensão do PET/GAPE e NUFOLK. Em 2017 o projeto foi aprovado com o código 702017 e teve uma atuação de 44 semanas que envolveram estudos, produção de material e envolvimento com uma escola da rede pública de Pelotas. Em 2018 o projeto foi aprovado com o código 762018, o objetivo foi consolidar as ações com aprofundamento dos estudos e produção de material sobre Folclore e Cultura popular. Em 2019 o projeto afunila o foco de estudos e troca o nome para “Grupo de Estudos sobre Folclore Sul-Riograndense e Pelotense”, pois o objetivo principal passa a ser estudar e aprofundar questões próprias do folclore Sul-Riograndense e produzir materiais didáticos sobre esse assunto.

Objetivo Geral

Estudar e aprofundar questões próprias do folclore Sul-Riograndense e de Pelotas, Potencializando a produção de materiais didáticos sobre esse assunto.

Justificativa

O grupo de estudo sobre Folclore Sul-Riograndense é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, de docentes que atuaram no ECO de Folclore do extinto Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes e da Faculdade de Educação. Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação popular. O grupo também procura investir intensamente na autonomia e autoria dos acadêmicos envolvidos através da produção de materiais para Educação Básica, através da produção de materiais, estudos orientados e participação em eventos. No início os estudos diziam respeito a estudos amplos sobre Folclore, com o passar dos anos começou a ocorrer a necessidade de aprofundar os estudos sobre as manifestações de cultura popular do estado do Rio Grande do Sul e locais, essa demanda foi surgindo a medida que os acadêmicos e docentes passaram a envolverse com escolas através das parcerias com os projetos de extensão que trabalham com esses temas.

Metodologia

O Grupo terá encontros semanais com três horas de duração. Todos os participantes terão leituras e tarefas prévias para serem socializadas nos encontros. Cada encontro tem um tema previamente determinado, que pode ser articulado com novos temas a partir dos estudos desenvolvidos. A partir de cada tema os participantes devem propor atividades e materiais que podem ajudar a trabalhar ou desenvolver o tema nas escolas de Educação Básica. A partir dos temas estudados e das propostas de atividades e materiais sugeridos o grupo deverá escolher, através de votação, as atividades ou materiais que irão desenvolver.

Resultados Esperados

Os principais resultados esperados são: (1) aprofundamento das questões teóricas relacionadas ao tema Folclore Sul-Riograndense e local, Cultura Popular e Educação; (2) participação em eventos da área; (3)integração com outros projetos sobre cultura popular da UFPel; (4) produção de atividades e materiais didáticos para trabalhar com Folclore nas escolas. Quanto aos impactos principais, esse último será alcançado via oficinas nas escolas a partir de ações do grupo em projetos de extensão e pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Será aprovado o participante que obtiver 75% de frequência e que produzir 50% dos materiais solicitados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS2015/05/201913/12/2019
ANA PAULA GONÇALVES ARAUJO213/05/201913/12/2019
ANALISA ZORZI101/05/201913/12/2019
BRUNA DE MORAES NUNES213/05/201913/12/2019
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO329/04/201913/12/2019
CAMILA DE SOUZA MARQUES213/05/201913/12/2019
CARMEN ANITA HOFFMANN129/04/201913/12/2019
DAIANA SAN MARTINS GOULART129/04/201913/12/2019
DULIANI NILSON ACOSTA213/05/201913/12/2019
ELCI MARIA DE SOUZA ESMÉRIO213/05/201913/12/2019
FELIPE DOS SANTOS MULLER215/05/201913/12/2019
FERNANDA TEIXEIRA CORVELO213/05/201913/12/2019
GABRIELA DOS SANTOS LAUFFER213/05/201913/12/2019
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA215/05/201913/12/2019
GIRLENE SILVA DA SILVA213/05/201913/12/2019
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO129/04/201913/12/2019
ISABELA MARIA SANTOS SILVA329/04/201913/12/2019
JAMILE SEUS JESKE213/05/201913/12/2019
LUDMILA DE LIMA COUTINHO329/04/201913/12/2019
LUENEN MAIA SCHMIDT213/05/201913/12/2019
MARIA DE FÁTIMA LIMA BETTIN212/08/201913/12/2019
MARTA CAVALHEIRO PEREIRA213/05/201913/12/2019
MATEUS BRUM DE ARMAS229/04/201913/12/2019
MAYARA GOULART BRASIL329/04/201913/12/2019
MONICA DE LOURDES KAZIMOTO ALVES213/05/201913/12/2019
NANCI DALLMANN GARCIA129/04/201913/12/2019
PAULA MATOS KRAUZE SCHEUNEMANN213/05/201913/12/2019
RODRIGO MANOEL DA SILVA DE MATOS329/04/201913/12/2019
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA329/04/201913/12/2019
SUSANA FOCHESATO KOSCIUK213/05/201913/12/2019
TANISE SOARES NOGUEIRA329/04/201913/12/2019
Thiago Silva de Amorim Jesus129/04/201913/12/2019
VANESSA DA SILVA BORGES329/04/201913/12/2019

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