Nome do Projeto
Vídeo Aula de Clínica de Ruminantes
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2019 - 01/05/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
A estruturação dinâmica da sociedade atual, tem estabelecido novas configurações teóricas, novos desafios e quebra de alguns paradigmas quando se trata da busca por informação. A linguagem digital tem imposto mudanças radicais nas formas de acesso à informação, criando consequentemente novos e dinâmicos processos de produção e difusão de conhecimentos, que devem servir como pontos de apoio das novas tecnologias intelectuais (PULIESE, 2010).
O aprendizado nas gerações atuais, já não é dependente somente do que o professor ou o livro trazem na sala de aula (TERRA, 2012). MITRA (2010), caracteriza os jovens do momento com interesse em um aprendizado dinâmico e situacional.
Objetivo Geral
Este projeto busca produzir novas formas de aprendizagem, de modo que atinjam a atenção e curiosidade do aluno, através de ferramentas interessantes e de fácil acesso.
Justificativa
Tendo em vista os padrões de busca por informações atuais, a elaboração de vídeo-aulas disponíveis em mídias do uso cotidiano dos alunos, pretende atingir e aumentar o interesse destes, contendo informações de qualidade, que ilustram um quadro real e servem como material de estudo.
Metodologia
Este projeto contará com o envolvimento de alunos no processo de elaboração das aulas e discussão dos principais itens a serem repassados. Para isso, todas as etapas para a produção das vídeo-aulas serão divididas entre os envolvidos de modo que todos participem, contribuam e complementem com suas opiniões e vivências, tornando a vídeo-aula não apenas um material de estudo, mas também uma troca de experiências.
Assim sendo, inicialmente serão selecionados os casos clínicos a serem atendidos. A partir daí, todos os casos serão acompanhados e estudados, envolvendo a participação de alunos e professores, contando com o apoio de materiais de estudo para o desenvolvimento da aula. Neste momento também serão registradas fotografias e vídeos que ilustrem sinais clínicos e detalhes do quadro clínico que permitam posteriormente na produção da vídeo-aula a exemplificação e compreensão do tema a ser abordado através de um caso clínico real.
Assim sendo, inicialmente serão selecionados os casos clínicos a serem atendidos. A partir daí, todos os casos serão acompanhados e estudados, envolvendo a participação de alunos e professores, contando com o apoio de materiais de estudo para o desenvolvimento da aula. Neste momento também serão registradas fotografias e vídeos que ilustrem sinais clínicos e detalhes do quadro clínico que permitam posteriormente na produção da vídeo-aula a exemplificação e compreensão do tema a ser abordado através de um caso clínico real.
Resultados Esperados
Tendo em vista os padrões de busca por informações atuais, a elaboração de vídeo-aulas disponíveis em mídias do uso cotidiano dos alunos, pretende atingir e aumentar o interesse destes, contendo informações de qualidade, que ilustram um quadro real e servem como material de estudo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE NUNES BEIERSDORF | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
ANA LAURA AITA XAVIER | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
ANDRESSA STEIN MAFFI | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
CASSIO CASSAL BRAUNER | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
DAVI DAYAN ASSENHEIMER | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
EDERSON DOS SANTOS | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
EDUARDO SCHMITT | 4 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
GABRIEL WEIZENMANN FERNANDES | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
JULIANO PERES PRIETSCH | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
JÉSSICA LAZZARI | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
MARCIO NUNES CORREA | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
MURILO SCALCON NICOLA | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
ROSANA KLAUS | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
RUTIÉLE SILVEIRA | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |
VIVIANE ROHRIG RABASSA | 2 | 02/05/2019 | 01/05/2020 |