Nome do Projeto
Treinamento em discussão e interpretação de textos acadêmicos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2019 - 27/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Resumo
Os estudantes, tanto da graduação quanto da pós-graduação, apresentam notória dificuldade na leitura e escrita de texto acadêmico, o que reflete em deficiências na interpretação de seus resultados e em sua capacidade de entender os conhecimentos gerados por esse conteúdo. Estas dificuldades estão calcadas na necessidade da utilização da norma culta da língua e no desconhecimento, e algumas vezes desinteresse, em produzir gêneros acadêmicos.
Os artigos científicos, utilizam escrita diferenciada, palavras pouco usadas no cotidiano e assuntos técnicos complexos, apresentando características pouco atrativas para os estudantes. Porém, é evidente que o domínio da leitura, escrita e interpretação de linguagem técnico-científica, tanto em português quanto em inglês, são fundamentais nas diferentes áreas na formação de e atuação profissional.
Um sistema de comunicação geral possui uma fonte, um transmissor, um receptor e um destinatário. O sinal transmitido entre o transmissor e o receptor está sujeito a ruídos (Shannon, 1948). Caribé (2015) descreve que a comunicação científica tem por objetivo de levar a informação científica a determinado grupo social. Considerando os conceitos expostos e a necessidade de reduzir o ruído gerado entre transmissor e receptor é necessário disponibilizar instrumentos para despertar a necessidade de aumentar o aproveitamento na interpretação e preparação de textos escritos.
Objetivo Geral
Aprimorar as habilidades de leitura e produção escrita acadêmica, capacitando os participantes no exercício de ler, escrever, revisar, interpretar e transmitir informações contidas em textos científicos.
Justificativa
Esse projeto se justifica pois, conforme explicitado, de um lado temos a dificuldades dos estudantes de graduação e pós-graduação para exercerem com eficiência a leitura e escrita de texto acadêmico e de outro a necessidade de uma comunicação científica cada vez mais eficaz.
Metodologia
Serão realizados encontros semanais ou quinzenais onde serão avaliados artigos científicos da área de reprodução animal, previamente enviado aos estudantes.
Resultados Esperados
Melhorar a eficiência do processo de leitura e escrita científica dos estudantes participantes do projeto, otimizando o processo de comunicação científica e melhorando a qualidade dos textos produzidos pelos discentes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREZ PASTORELLO BOHN | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
ARNALDO DINIZ VIEIRA | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
BERNARDO GARZIERA GASPERIN | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
BIANCA DA SILVA AMARAL | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
CAMILA AMARAL D'AVILA | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
CAMILA RIBEIRO CARVALHO DE BRITO | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
DIEGO CORRÊA SILVEIRA | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
ELIZA ROSSI KOMNINOU | 2 | ||
FABIANE PEREIRA DE MORAES | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
GUSTAVO JACO HARTMANN | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
HELENA SUÑÉ DE BLANCO | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
JOSE LUIZ PASSOS | 1 | 01/11/2019 | 05/12/2019 |
JOSÉ VICTOR CARDOSO BRAGA | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
JOSÉ VICTOR VIEIRA ISOLA | 1 | 01/11/2019 | 05/12/2019 |
JÉSSICA LAZZARI | 1 | 01/08/2019 | 27/04/2020 |
LUANA PESCKE SOARES | 1 | 01/08/2019 | 05/12/2019 |
LUCAS MACEDO CHAVES | 1 | 01/11/2019 | 05/12/2019 |
LUCIANO DA COSTA OLIVEIRA | 1 | 01/11/2019 | 05/12/2019 |
MONIQUE MAZZAROLLO FRATA | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
NATHÁLIA WACHOLZ KNABAH | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
NICOLE FREITAS GONÇALVES | 1 | 01/07/2019 | 05/12/2019 |
OLENKA ROCHA PAIVA | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
RAFAEL GIANELLA MONDADORI | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
RAFAEL MIELKE BARBOSA | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
THOMAZ LUCIA JUNIOR | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |
VALQUIRIA OLIVEIRA CAETANO | 1 | 01/07/2019 | 05/12/2019 |
WAGNER MARQUES DE LIMA | 2 | 30/04/2019 | 27/04/2020 |