Nome do Projeto
Treinamento em discussão e interpretação de textos acadêmicos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2019 - 27/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Resumo
Os estudantes, tanto da graduação quanto da pós-graduação, apresentam notória dificuldade na leitura e escrita de texto acadêmico, o que reflete em deficiências na interpretação de seus resultados e em sua capacidade de entender os conhecimentos gerados por esse conteúdo. Estas dificuldades estão calcadas na necessidade da utilização da norma culta da língua e no desconhecimento, e algumas vezes desinteresse, em produzir gêneros acadêmicos. Os artigos científicos, utilizam escrita diferenciada, palavras pouco usadas no cotidiano e assuntos técnicos complexos, apresentando características pouco atrativas para os estudantes. Porém, é evidente que o domínio da leitura, escrita e interpretação de linguagem técnico-científica, tanto em português quanto em inglês, são fundamentais nas diferentes áreas na formação de e atuação profissional. Um sistema de comunicação geral possui uma fonte, um transmissor, um receptor e um destinatário. O sinal transmitido entre o transmissor e o receptor está sujeito a ruídos (Shannon, 1948). Caribé (2015) descreve que a comunicação científica tem por objetivo de levar a informação científica a determinado grupo social. Considerando os conceitos expostos e a necessidade de reduzir o ruído gerado entre transmissor e receptor é necessário disponibilizar instrumentos para despertar a necessidade de aumentar o aproveitamento na interpretação e preparação de textos escritos.

Objetivo Geral

Aprimorar as habilidades de leitura e produção escrita acadêmica, capacitando os participantes no exercício de ler, escrever, revisar, interpretar e transmitir informações contidas em textos científicos.

Justificativa

Esse projeto se justifica pois, conforme explicitado, de um lado temos a dificuldades dos estudantes de graduação e pós-graduação para exercerem com eficiência a leitura e escrita de texto acadêmico e de outro a necessidade de uma comunicação científica cada vez mais eficaz.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais ou quinzenais onde serão avaliados artigos científicos da área de reprodução animal, previamente enviado aos estudantes.

Resultados Esperados

Melhorar a eficiência do processo de leitura e escrita científica dos estudantes participantes do projeto, otimizando o processo de comunicação científica e melhorando a qualidade dos textos produzidos pelos discentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREZ PASTORELLO BOHN230/04/201927/04/2020
ARNALDO DINIZ VIEIRA230/04/201927/04/2020
BERNARDO GARZIERA GASPERIN230/04/201927/04/2020
BIANCA DA SILVA AMARAL230/04/201927/04/2020
CAMILA AMARAL D'AVILA230/04/201927/04/2020
CAMILA RIBEIRO CARVALHO DE BRITO230/04/201927/04/2020
DIEGO CORRÊA SILVEIRA230/04/201927/04/2020
ELIZA ROSSI KOMNINOU2
FABIANE PEREIRA DE MORAES230/04/201927/04/2020
GUSTAVO JACO HARTMANN230/04/201927/04/2020
HELENA SUÑÉ DE BLANCO230/04/201927/04/2020
JOSE LUIZ PASSOS101/11/201905/12/2019
JOSÉ VICTOR CARDOSO BRAGA230/04/201927/04/2020
JOSÉ VICTOR VIEIRA ISOLA101/11/201905/12/2019
JÉSSICA LAZZARI101/08/201927/04/2020
LUANA PESCKE SOARES101/08/201905/12/2019
LUCAS MACEDO CHAVES101/11/201905/12/2019
LUCIANO DA COSTA OLIVEIRA101/11/201905/12/2019
MONIQUE MAZZAROLLO FRATA230/04/201927/04/2020
NATHÁLIA WACHOLZ KNABAH230/04/201927/04/2020
NICOLE FREITAS GONÇALVES101/07/201905/12/2019
OLENKA ROCHA PAIVA230/04/201927/04/2020
RAFAEL GIANELLA MONDADORI230/04/201927/04/2020
RAFAEL MIELKE BARBOSA230/04/201927/04/2020
THOMAZ LUCIA JUNIOR230/04/201927/04/2020
VALQUIRIA OLIVEIRA CAETANO101/07/201905/12/2019
WAGNER MARQUES DE LIMA230/04/201927/04/2020

Página gerada em 27/04/2024 01:12:47 (consulta levou 0.032764s)