Nome do Projeto
Estudo e Construção de um Plano de Manejo para o Centro Agropecuário da Palma-CAP/UFPel, em Pelotas/RS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/06/2019 - 01/11/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
O presente Projeto de Ensino intitulado: “Estudo e Construção de um Plano de Manejo para o Centro Agropecuário da Palma-CAP/UFPel, em Pelotas/RS” é um adendo a disciplina de Turismo e Meio Ambiente, do Curso de Bacharelado em Turismo. Tal disciplina prevê carga horária prática, a qual é cumprida mediante a realização de visitas técnicas a Unidades de Conservação- UC’s - Parque Estadual do Caracol e Ecoparque Sperry, ambos em Canela/RS, que desenvolvem o turismo de forma sustentável. Essas visitas permitem aos acadêmicos a constatação in loco da estruturação e funcionamento sustentável de UC’s. Entretanto, torna-se importante que aos acadêmicos seja dada a oportunidade de análise e aplicação dos conhecimentos técnicos e teóricos referentes aos procedimentos que viabilizam a sustentabilidade em atrativos localizados junto ao meio ambiente natural, como é o caso dos procedimentos metodológicos para a construção de planos de manejo em UC’s de uso sustentável. Existem diversas metodologias de elaboração de plano de manejo para UC's, porém, para este projeto, optou-se pelo “Roteiro Metodológico para a elaboração de Plano de Manejo para Reservas Particulares do Patrimônio Natural”, produzido pelo Ministério do Meio Ambiente. A intenção é utilizar esta metodologia como subsídio na elaboração de um plano de manejo para o Centro Agropecuário da Palma. Embora saibamos que o CAP não é uma UC, ainda assim é um espaço privilegiado que conta com 1.257 hectares. Possui vários açudes, 5.412 metros quadrados de área construída, resquícios de vegetação nativa, duas pedreiras em seu entorno, aspectos histórico-culturais, além de pomares, criação de animais e outras atividades ligadas ao uso da terra. Além disso, o Centro Agropecuário abriga atividades pedagógicas de vários cursos da UFPel, entre eles os cursos de Agronomia, Biologia e Veterinária. Neste contexto, sabe-se que o CAP pode ser uma “fazenda pedagógica’ também para o Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel.

Objetivo Geral

Permitir aos discentes a oportunidade de utilizar o “Roteiro Metodológico para a elaboração de Plano de Manejo para Reservas Particulares do Patrimônio Natural”, do Ministério do Meio Ambiente, inserindo em sua formação acadêmico-profissional, a realização prática de um plano de manejo.

Justificativa

A disciplina de Turismo e Meio Ambiente contempla, em sua ementa, os seguintes conteúdos: A questão ambiental e o turismo; Turismo e sustentabilidade; Turismo e ecoturismo em Unidades de Conservação; Impactos ambientais do desenvolvimento turístico; Políticas públicas de meio ambiente e de turismo; e Educação ambiental no turismo. Tais conteúdos teóricos podem ser aplicados de forma prática no exercício de elaboração do plano de manejo para o Centro Agropecuário da Palma, cujas características anteriormente citadas, se inclinam didaticamente ao uso do lazer e do turismo, apresentando-se tanto com potencialidades, como com carências em termos de manejo ambiental e constituindo-se, portanto, em ambiente propício para a aplicação, análise e debates destas práticas à luz das técnicas e teorias abordadas nesta e em outras disciplinas do Curso de Turismo.
Assim, pretende-se, através da realização do presente Projeto de Ensino, numa relação teoria/prática analisar e debater a aplicabilidade do “Roteiro Metodológico para a elaboração de Plano de Manejo para Reservas Particulares do Patrimônio Natural”, a partir da experiência prática de seu uso pelos discentes participantes neste Projeto.
Ressalta-se que, em função das pretensões do Projeto, para a participação discente teremos como pré-requisito a já realização da disciplina de Turismo e Meio Ambiente ou que os alunos e alunas a estejam cursando no semestre atual. Além disso, é importante destacar que o presente projeto é um desdobramento do projeto de pesquisa “Palma Turismo”, o qual tem por objetivo inventariar o CAP de maneira a formar um compilado de informações capazes de subsidiar a utilização deste espaço como ‘fazenda pedagógica’ também para o Curso de Bacharelado em Turismo de forma a, futuramente, desenvolver e consolidar ações de ensino-aprendizagem oportunizando melhor experiência formativa aos discentes no que se refere à materialização prática de algumas das várias teorias estudadas no decorrer do Curso.

Metodologia

A metodologia empregada engloba:
• Encontros com discussão teórica sobre Turismo e sustentabilidade; Turismo e ecoturismo em Unidades de Conservação; Impactos ambientais do desenvolvimento turístico; Educação ambiental no turismo; e Plano de Manejo – aplicabilidade, elaboração e desafios;
• Realização de visitas técnicas específicas ao Centro Agropecuário da Palma para a coleta de dados necessários ao projeto.
• Encontros de orientações e acompanhamento para a elaboração de planos de manejo.

Resultados Esperados

Em concordância com os objetivos deste Projeto de Ensino, espera-se preparar os acadêmicos para atuação no processo de planejamento sustentável do turismo; desenvolver sua capacidade de pesquisa, análise, abstração, elaboração de proposições para o desenvolvimento do turismo sustentável, através da experiência com a natureza; desenvolver pensamentos reflexivos, críticos e criativos; estimulando a curiosidade intelectual dos alunos.
Em relação ao Centro Agropecuário da Palma, espera-se contribuir com a produção de um plano de manejo que venha a nortear as ações de planejamento da área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUIZA OLIVEIRA GARCEZ203/06/201901/11/2019
ANDYARA LIMA BARBOSA203/06/201901/11/2019
CAROLINE CILIANE CERETTA103/06/201901/11/2019
CAROLINE MORALES TOMASCHEWSKI203/06/201901/11/2019
DALILA ROSA HALLAL103/06/201901/11/2019
FABIANO GUILHERME DA SILVA203/06/201901/11/2019
GISELE SILVA PEREIRA203/06/201901/11/2019
JORGE RENATO LIMA JUNIOR1015/10/201901/11/2019
KAROLAINE CHAGAS NUNES203/06/201901/10/2019
LAVÍNIA PEREIRA EUZÉBIO203/06/201901/11/2019
LILIAN BONOW203/06/201901/11/2019
MACLEIDI DA LUZ203/06/201901/11/2019
MARIA DA GRACA GOMES RAMOS103/06/201901/11/2019
TULIO MATHEUS AMARILLO SOUZA1015/10/201901/11/2019

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