Nome do Projeto
ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL: explorando materiais, técnicas e tecnologias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Resumo
O presente PROJETO DE ENSINO objetiva incluir os estudantes em grupo de estudos para explorar materiais, técnicas e tecnologias no contexto da animação experimental. A ideia é possibilitar um espaço de aprendizado em períodos extra sala de aula. Além disso, deste projeto estabelece conexão com o PROJETO DE PESQUISA "Animação experimental: realizadores e realizações" ao fundamentar experimentações em filmes já realizados e, elaborar atividades de caráter extensionista a serem realizadas durante a semana acadêmica dos cursos de cinema (29 de outubro a 01 de novembro), convidando a comunidade pelotense para experimentar materiais e técnicas em animação.

Objetivo Geral

Integrar atividades da área de ensino, pesquisa e extensão mediante a atuação de grupos de estudos e trabalhos com cronogramas alinhados em termos de tarefas circunscritas no tema da animação experimental.

Justificativa

Tem sido uma intenção constante integrar os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Com esta proposta, buscamos um ambiente de aprendizado imersivo para os estudantes do curso Cinema de Animação em atividades que detém um perfil prático. Assim, torna-se importante também destacar a relevância da presença de estudantes como agentes autônomos e protagonistas deste grupo de estudos e experimentações. Tomamos como referência o artigo 'ANIMAÇÃO' COMPARTILHADA EM SALA DE AULA' apresentado durante o Congresso de Ensino da Graduação (CEG/UFPel), em 2016, que conquistou segundo lugar na premiação da área Letra, Linguística e Artes, destacando a relevância de uma espaço que os estudantes possam ter a autonomia do aprendizado mediante experimentações por vezes sugeridas por eles ao longo do processo.

Metodologia

Reunião, no início de cada semestre, para o planejamento do cronograma semestral com objetivo de realizar encontros semanais com práticas experimentais. A ideia é que o cronograma seja elaborado em conjunto com os participantes do grupo de estudo, mantendo a dinâmica de uma metodologia ativa, na qual os estudantes são protagonistas do processo. Encontros semanais do grupo de estudo em sala do prédio 2 do Centro de Artes, para experimentações de novos materiais, técnicas e tecnologias, conforme cronograma pré-estabelecido. Após as vivências do primeiro semestre do ano, dedicaremos dois encontros para definição e planejamento de quais experimentações em animação propor como atividade extensionista na semana acadêmica (29 de outubro a 01 de novembro) e seguir com os demais encontros semanais de experimentação e observações de filmes deste área, seguindo estudos do grupo de pesquisa que também se dedica a este tema.

Resultados Esperados

. Integração entre ensino (incluindo atividade com perfil extensionista) e pesquisa.
. Melhoria na qualificação de metodologias ativas para o ensino-aprendizagem a partir de uma abordagem mais ampla que contempla uma dedicação individual aos discentes.
. Ampliação o envolvimento dos discentes com as atividades acadêmicas no período extra-classe, oportunizando opções para a sua formação complementar, na medida da disponibilidade e interesse manifestado por eles.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA SCHNEIDER415/05/201920/12/2019
LORENA DE LIMA DAMASCENO DA SILVA415/05/201920/12/2019
REBECA DA CUNHA RECUERO115/05/201920/12/2019
VITOR BROGNARA SARDINHA415/05/201920/12/2019
VIVIAN HERZOG215/05/201920/12/2019

Página gerada em 25/04/2024 03:40:03 (consulta levou 0.029030s)