Nome do Projeto
Movimentação de saberes: uma construção coletiva de recursos didáticos visando ações no ensino, na extensão e na pesquisa.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/06/2019 - 05/06/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Genética
Resumo
A bibliografia educacional destaca a importância da inovação e da aplicação de recursos didáticos diferenciados nos processos de ensino e de aprendizagem (KUENTZER et al., 2016). Para auxiliar na mediação de conceitos e conteúdos existem muitas alternativas para renovar a ação docente, estimular a curiosidade e motivar a participação de acadêmicos em ações do ensino, da extensão e da pesquisa, os pilares da formação universitária. Tulio (2013) destaca que boa parte dos alunos tem acesso a diversos recursos tecnológicos e que os professores precisam se inteirar dos mesmos para buscar complementos interessantes às aulas expositivas, visto que muitas vezes um único recurso, o livro didático, é o utilizado. Freitas (2013) e Bastos (2011) salientam que outros recursos como sites, aplicativos, livros digitais, maquetes, jogos, auxiliam a desenvolver o processo de ensino e de aprendizagem, fazendo com que a relação professor – aluno – conhecimento seja mais efetiva. Os recursos didáticos são também muito utilizados em atividades de extensão, com a comunidade escolar e o público em geral, para realizar a divulgação científica e tecnológica de saberes, como por exemplo, alertar sobre as alterações no ambiente que reduzem a biodiversidade e causam doenças, prejudicando a qualidade de vida no planeta. Frente as constantes inquietações do grupo sobre o ensino, principalmente com relação à prática docente e ao uso dos recursos didáticos, buscamos levantar dados relativos a diferentes metodologias no Ensino Superior para adaptação e aplicação na nossa práxis. Ressaltamos que a publicação dessas vivências, em congressos e simpósios de ensino, têm resultado em trocas de conhecimentos que permitem subsidiar outras ações. Portanto, o uso de atividades de exploração do conhecimento, da sua divulgação e da pesquisa propicia que a educação seja capaz de consolidar-se como agente de transformação, formando cidadãos críticos, ativos na sociedade.

Objetivo Geral

Produzir recursos didáticos e refletir sobre as suas utilizações em ações educativas no ensino, na extensão e na pesquisa universitária nas áreas das Ciências Agrárias, Biológicas e Saúde.

Justificativa

Em abril de 2016 teve início o programa “GETEC - Grupo de Estudos e Trabalhos no Ensino de Ciências”, com equipe constituída por docentes da UFPel - DEZG/IB, CDTEC e CCQFA - e por acadêmicos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Nutrição e Medicina Veterinária. Com ações realizadas nos municípios de Pelotas, Piratini, Arroio do Padre e Porto Alegre o grupo atuou/atua na execução e realização de atividades de popularização da ciência, integrando comunidade, meio acadêmico universitário e escolas da rede de ensino público e privado, interagindo, também, com grupos de outros projetos de ensino, de extensão e de pesquisa. Com certa periodicidade, e por iniciativa e motivos diversos dos graduandos, a equipe vai sendo renovada, propiciando que novas perspectivas e interesses passem a ser discutidos e que outros projetos sejam elaborados para atender as expectativas dos participantes e da comunidade.
A proposta justifica-se pela necessidade de produzir recursos didáticos que possibilitem o desenvolvimento de atividades diversificadas e motivadoras para utilização em ações educativas do ensino, da extensão e da pesquisa com alunos do Ensino Superior e da Educação Básica, sendo a ideia a (re)valorização do desenvolvimento e da construção desses, tanto pelos docentes quanto pelos acadêmicos participantes, possibilitando práticas mais dinâmicas e atrativas que auxiliem na melhora do desempenho acadêmico e na redução da taxa de reprovação, consequentemente, na retenção e na de evasão dos cursos da UFPel.
Outro ponto a destacar é que a narração das trajetórias dos participantes do projeto e o engajamento dos mesmos em diferentes atividades estimulam colegas a vivenciarem novos espaços formativos, relacionando, sob outras perspectivas, os conteúdos teóricos à prática a ser desenvolvida em seus futuros campos de atuação profissional, melhorando, indiscutivelmente o ensino na graduação, conforme temos percebido nas nossas práxis.

Metodologia

Será formado um grupo de estudos composto por discentes de diferentes cursos – Agronomia, Ciências Biológicas, Nutrição e Medicina Veterinária – e por docentes.
Haverá encontros presenciais (dia da semana e horário a combinar) e virtuais, a fim de estimular e provocar o acesso a informações, na literatura e na web, depurá-las e selecionar/produzir os recursos didáticos – resumos, textos, folders, jogos, modelos didáticos, etc – para atendimento de diferentes ações educativas, tais como: sala de aula, monitoria, mostras, oficinas, congressos e seminários.
Para o diagnóstico de fragilidades no aprendizado de genética e de biologia celular e molecular serão analisadas as avaliações escritas dos discentes dos cursos em que os docentes do projeto ministram aulas, com a finalidade de produção dos recursos didáticos.
Para o atendimento de solicitações específicas da comunidade, por exemplo: insetos polinizadores, doenças genéticas humanas, alimentação saudável, centros de origens de espécies vegetais/sementes, cuidados básicos com pets, zoonoses, etc, será seguida a mesma metodologia adotada anteriormente – busca bibliográfica, discussão, produção dos recursos e análise da exequibilidade.
Os recursos didáticos serão de natureza física e/ou digital. Para tanto, previamente será criado no Ambiente Virtual um espaço para postagem de artigos científicos pertinentes ao projeto, informações relativas à condução das atividades e os recursos didáticos digitais produzidos.
Para os recursos de natureza física, caberá ao grupo a responsabilidade de: a) identificá-los e armazená-los em caixas organizadoras temáticas no DEZG/IB, buscando facilitar o acesso; b) classificá-los de acordo com a faixa etária e a ação a ser desenvolvida; c) criação de um acervo diversificado de produtos; d) disponibilização via digital do material do acervo e; e) criação de um catálogo para empréstimo.

Resultados Esperados

Esperamos que a produção dos recursos didáticos e o desenvolvimento das atividades auxiliem na alfabetização científica, promovam motivação e movimentação de saberes de forma mais ampla por parte dos acadêmicos e professores da Educação Superior e da comunidade externa participante e que propiciem um espaço produtivo para análise, discussão e reflexão de conhecimentos e práticas educativas, possibilitando dessa forma desenvolver o processo de aprender a aprender, que implica em saber formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação.
Que o aumento no número e nos tipos de recursos didáticos produzidos permita a maior utilização pelos docentes em sala de aula e pelos monitores (bolsistas e voluntários) no atendimento aos monitorados no transcorrer de suas atividades, visando a melhoria do rendimento acadêmico, como também na execução de oficinas e mostras, e participação em congressos e seminários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALDO GIRARDI POZZEBON217/06/201905/06/2020
ANTONIO ORLANDO FARIAS MARTINS FILHO217/06/201905/06/2020
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA217/06/201905/06/2020
ELISA ROCHA DA SILVA217/06/201905/06/2020
ELLEN LOPES VIEIRA217/06/201905/06/2020
GIULIA DA CUNHA PEREIRA217/06/201905/06/2020
HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA217/06/201905/06/2020
JULIO CESAR PAES JACOME DE ARAUJO FILHO217/06/201905/06/2020
JÉSSICA EL KOURY SANTOS217/06/201905/06/2020
LAURA VARGAS HOFFMANN217/06/201905/06/2020
LUCIANA BICCA DODE217/06/201905/06/2020
MANOELA COLPES VIEIRA217/06/201905/06/2020
NICHOLAS FARIAS DA ROSA217/06/201905/06/2020
PAULO ROMEU GONCALVES217/06/201905/06/2020
SILVIA NAIANE JAPPE217/06/201905/06/2020
SIMONE BRIGNOL GOTUZZO217/06/201905/06/2020
THAIS MONTEIRO MIRANDA217/06/201905/06/2020
VERA LUCIA BOBROWSKI217/06/201905/06/2020

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