Nome do Projeto
UNIOVINOS - Grupo de Trabalho, Estudo e Pesquisa em Fisiologia e Produção Ovina
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar - Meio Ambiente e Agrárias
Resumo
Atualmente, diante da realidade do ensino superior no Brasil e da demanda do mercado de trabalho, torna-se cada vez mais necessário desenvolver e utilizar métodos que auxiliem a prática didático-pedagógica. Para tanto é necessário ações que visem o incremento no aporte de conhecimento aos alunos dos cursos de graduação, preparando-os cada vez melhor para os desafios da vida profissional. O mercado profissional na área da ovinocultura demanda por profissionais cada vez mais capacitados, assim divulgar e aprofundar os conhecimentos em termos de fisiologia e produção ovina torna-se necessário, havendo interesse dos acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia pelo tema. Entretanto, foi verificado também que existe significativa heterogeneidade no grupo discente, havendo aqueles que conhecem e tem alguma experiência com ovinos, e aqueles que desconhecem o assunto, mas que tem interesse em aprender. A área da ovinocultura, e os aspectos fisiológicos envolvidos em todas as etapas dos processos produtivos, é dinâmica e carece de formação de mão-de-obra qualificada, necessitando atualização periódica daqueles que à essa atividade se dedicam. Igualmente, há a necessidade e interesse dos acadêmicos de inserir-se em atividades de pesquisa e extensão, buscando enriquecer seus currículos, almejando um futuro profissional mais promissor. Para tanto a reunião de discentes e docentes em torno de um tema comum como a fisiologia e produção ovina vai ao encontro dos objetivos da comunidade acadêmica. Diante do exposto surgiu a ideia de elaborar este projeto de ensino para que a existência e a atividade do grupo sejam formalizadas na UFPEL, proporcionando aos acadêmicos, orientados e coordenados por professores e com a participação de alunos de pós-graduação, a oportunidade de conhecer melhor o tema, atualizar-se e buscar condições para uma melhor formação profissional.

Objetivo Geral

Criar e proporcionar mecanismos auxiliares eficazes para a prática didático-pedagógica no âmbito da fisiologia e produção ovina.

Justificativa

Justificam a elaboração deste projeto:
a) O interesse e demanda do corpo discente, participante ou não do grupo UNIOVINOS, pela busca de conhecimento sobre o tema fisiologia e produção ovina.
b) A necessidade de oferecer alternativas de ensino aos alunos interessados na área de ovinocultura.
c) O desejo docente em colaborar e incrementar o nível de conhecimento dos alunos de graduação.
d) A necessidade de cumprir um dos objetivos do grupo UNIOVINOS que é fomentar e contribuir com o crescimento do ensino na área de fisiologia e produção ovina.

Metodologia

Após a aprovação deste projeto pela respectiva Pró-Reitoria de Ensino e COCEPE, será realizada a primeira reunião do grupo para a organização e funcionamento do mesmo.
As reuniões deverão ser semanais ou quinzenais, de acordo com a demanda de tarefas existente, em horários a combinar e que não interfiram nas atividades curriculares dos acadêmicos.
Os assuntos tratados nas reuniões deverão dizer respeito às atividades a ser desenvolvidas, programação de ações e projetos. Os alunos poderão receber a indicação de temas e, a partir do material e/ou fontes indicadas pelo coordenador ou professor orientador (jornais, revistas, periódicos, livros, sites, etc.), elaborar uma apresentação sobre determinado assunto buscando fomentar a discussão deste no âmbito do grupo.
Igualmente será buscada a inserção dos alunos do grupo em atividades de pesquisa e extensão, para melhor qualificá-los, no sentido de incrementar a formação profissional dos mesmos.
Por ocasião da avaliação parcial do projeto, que deverá ocorrer na metade do período do projeto, o grupo poderá ser renovado com o ingresso de novos membros e/ou a saída daqueles já existentes. Quando for feita a solicitação de certificados de participação no projeto deverá ser levada em consideração a carga horária efetivamente cumprida por cada um dos membros.
Visando reforçar o vínculo entre os conhecimentos teóricos e a atividade prática serão programados trabalhos de campo e/ou de visitação a estabelecimentos produtores, expofeiras, empresas, laboratórios, outras instituições de ensino e pesquisa, cooperativas, etc. Para isto deverá ser agendado junto à UFPEL a saída e transporte dos alunos e professores para as localidades de execução das atividades. As datas e horários deverão ser programados de maneira
a não interferir nas atividades curriculares obrigatórias dos acadêmicos.

Resultados Esperados

Com a execução deste projeto espera-se contribuir para a melhor formação dos egressos dos diferentes cursos de graduação que se interessem pelo tema fisiologia e produção ovina, tornando-os mais capacitados para o mercado de trabalho que é cada vez mais exigente.
Para aqueles que futuramente não venham a trabalhar na área da ovinocultura, espera-se contribuir para o incremento de sua formação de base.
Por outro lado também se almeja despertar o interesse daqueles que não têm contato mais íntimo com o setor, mas que podem tornar-se profissionais competentes a partir do momento em que passam a conhecer e interessar-se pelo tema.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA LEAL BARRAGANA101/08/201918/06/2020
DAIANE DA SILVA LOPES101/08/201918/06/2020
GILSON DE MENDONCA401/08/201931/07/2020
JULIANA PEREIRA FONSECA201/08/201931/07/2020
LOANI WEBER GARCIA201/08/201931/07/2020
MATHEUS DE RODRIGUES FREITAS101/08/201918/06/2020
PABLO TAVARES COSTA201/08/201931/12/2019
WILLIAM SILVEIRA GARCIA101/09/201931/07/2020
YASMIN MENDES PEREIRA201/08/201931/07/2020

Página gerada em 24/01/2021 09:06:39 (consulta levou 0.061268s)