Nome do Projeto
Errando se aprende a errar
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/12/2019 - 10/07/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Partindo da expressão Errando, errando se hace el hombre sabio o projeto de ensino pretende ser a oportunidade para experimentar o conhecimento nas suas práticas. O projeto se insere dentro da proposta pedagógica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo gerando um laço entre o Centro de Artes e o GEEUR – Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos, dentro de uma abordagem multidisciplinar. Com especial direcionamento as artes urbanas como formas de relacionamento em aberto entre cidade e sociedade, o projeto se desenvolve dentro das disciplinas de História das Artes e Estética, sendo organizado em oficinas práticas, com uma metodologia extempore (atelier de prática em grupos), caminhadas exploratórias na cidade e eventos/oficinas públicos. O projeto de ensino se apoia ao projeto de pesquisa Explorações Urbanas Errar no Limiar, que visa uma pesquisa com abordagem exploratória, construindo o conhecimento juntamente a uma experiência sensorial e corporal com/na cidade.
As atividades propostas serão organizadas dentro do projeto de extensão Da arquitetura Ociosa ao Urbanismo Interativo que pretende contribuir para a ativação de lugares ociosos na cidade de Pelotas, experimentando a arte urbana como ferramenta ágil ao evidenciar as forças de poderes que constroem e destroem o urbano. A participação de artistas e professores na proposição de atividades práticas sempre visa estimular reflexões urbanas atuais e palpáveis.
O projeto quer aproximar os estudantes as diferentes realidades contemporâneas onde a arte consegue perceber e comunicar utilizando ferramentas mutáveis e estratégicas em contínua evolução.
Esse projeto destina-se a ser um espaço aberto a alunos e professores que, para além das disciplinas, tenham como experimentar a errância entendida como se perder, ir a deriva e aprender com a possibilidade de errar, equivocar-se como construção de uma crítica contemporânea e ferramenta didático-pedagógica inovadora no campo do urbanismo contemporâneo.
Objetivo Geral
Proporcionar atividade práticas de ensino-aprendizagem utilizando as ferramentas artísticas.