Nome do Projeto
Intelectuais e Epistemologias Ameríndias: um saber intercultural em foco
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/01/2020 - 05/01/2021
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Resumo
O grupo de estudos Intelectuais e Epistemologias Ameríndias busca compreender, traduzir e conhecer as epistemologias ameríndias através da leitura de textos acadêmicos produzidos por ameríndios/as e também da realização de viagens etnográficas às aldeias ou terras indígenas. O entendimento é que as epistemologias ameríndias configuram saberes, práticas, ontologias e processos próprios de aprendizagem produzidos pelos coletivos indígenas no Brasil e na América Latina. Os/As autores/as indígenas dos textos e os chefes políticos e espirituais serão os/as grandes protagonistas de nossos debates tanto na universidade como nos “lugar-pensamento" indígena (Watt-Powless, 2017, p. 250) onde eles vivem. A partir dos textos e das falas dessas pessoas busca-se promover uma reflexão acerca da construção de um saber intercultural pautado na dialogicidade e na complementaridade entre os saberes indígenas e não-indígenas, desse modo subsidiando e contribuindo nas políticas públicas (educação, saúde, ciência, direitos sociais, ações afirmativas, etc.) pensadas na Universidade. Nesse particular, ao conhecermos as produções acadêmicas e as falas dos ameríndios, pretende-se problematizar a esfera teórico-metodológica, no que tange o projeto euro-ocidental e colonial de pensamento e ação, bem como as possibilidades de abertura à interculturalidade, a diversidade cultural e linguística. Enfim, a partir da interculturalidade essa atividade buscará desenvolver uma interrelação entre pessoas, povos, conhecimentos e práticas visando uma “nova relação equitativa entre as diversas culturas que conformam a estrutura social nacional” (Carranza, 2015, p. 22).
Objetivo Geral
O grupo de estudos Intelectuais e Epistemologias Ameríndias busca compreender, traduzir e conhecer as epistemologias ameríndias – que configuram saberes, práticas, mitologia, cosmologia, ontologias e processos de aprendizagem dos diferentes coletivos indígenas no
Brasil e na América Latina – através da leitura de textos acadêmicos produzidos por ameríndios/as e da realização de viagens etnográficas às aldeias ou terras indígenas.
Brasil e na América Latina – através da leitura de textos acadêmicos produzidos por ameríndios/as e da realização de viagens etnográficas às aldeias ou terras indígenas.