Nome do Projeto
Manual Ilustrado da Histologia dos Sistemas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/05/2014 - 05/05/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Resumo
Os microscópios são ferramentas essenciais em várias áreas do conhecimento, e para cientistas o desejo de ver mais de perto e mais rapidamente é o motor da inovação no campo científico. Da mesma forma, é de vital importância o aprendizado no reconhecimento das imagens em Histologia. Ao estudar o organismo a partir da perspectiva microscópica, podemos distinguir três diferentes domínios: (1) o domínio do objeto real da Histologia – a totalidade dos componentes microscópicos do organismo - como eles realmente são –, (2) o domínio das imagens histológicas – conjunto das imagens obtidas do material de estudo da Histologia, utilizando diferentes técnicas histológicas e instrumentos – e, finalmente, (3) o domínio do conceito de órgãos e seus modelos histológicos – composto por todos as representações e re-construções que fazemos dos componentes do primeiro domínio, ou seja, a visualização do objeto real da Histologia, através dos componentes do domínio das imagens histológicas. O objetivo dessas explicações é provar que o objeto real da Histologia não é apresentado aos olhos do aluno. As informações disponibilizadas na forma de conceito de órgãos e de modelos histológicos são obtidas, basicamente, a partir da interpretação que se faz do domínio das imagens histológicas. Esta distinção em três domínios, apesar de sua evidência, não é levada em consideração com frequência, o que implica em uma grave desvantagem do ponto de vista didático. Neste sentido, Elias (Elias, 1971) já sinalizou a tendência desse fato como uma das causas da perpetuação de erros sobre a real estrutura microscópica do organismo. Para que todas essas possibilidades possam paulatinamente se concretizar, precisamos preparar investigadores com a capacidade de questionamento aguçada e também com espírito crítico frente a leituras e observações de rotina nos laboratórios de microscopia. A noção de tecido ainda é uma ferramenta imprescindível para conhecer a estrutura microscópica do organismo e sua relação com a função e a patologia. Tradicionalmente, a aprendizagem para identificar as imagens histológicas é baseada na sua observação repetitiva. Uma análise crítica do conceito de tecido levou às seguintes conclusões: (1) os tecidos são construções teóricas, entidades não observáveis macroscopicamente, (2) a idéia de tecido ainda é uma ferramenta de aprendizagem útil. De maneira didática e do ponto de vista pedagógico, existem vários motivos para realizar uma sistematização dos componentes histológicos do organismo. Em um curso prático de Histologia, os alunos devem adquirir as seguintes habilidades: (1) reconhecer as características microscópicas das principais células, tecidos e órgãos do corpo, (2) conhecer, de forma elementar, a relação entre a estrutura microscópica e sua função, e (3) familiarizar-se com o aspecto microscópico normal das células, tecidos e órgãos em diferentes condições – atividade funcional, mudanças durante o desenvolvimento, erros técnicos, e condições patológicas (Cowdry e Finerty, 1960). A questão é: como adquirir essas habilidades? Em um curso de Histologia tradicional, o método para aprender a reconhecer as estruturas microscópicas, consiste em fornecer ao aluno: (1) um microscópio, (2) um conjunto de lâminas histológicas, e (3) material descritivo, como um guia de apoio ou livro texto. Este método tem se mostrado eficaz ao longo de várias décadas. O aluno, então, necessita dedicar um tempo memorizando as imagens histológicas, o que ocorre pela repetição da observação (Cowdry e Finerty, 1960; Stinson e Smith, 1968). Este também deve relacionar a forma das estruturas microscópicas com a função desempenhada pelas mesmas (Hightower, Boockfor et al., 1999). Em virtude da revolução digital que vem ocorrendo nas últimas décadas, novas ferramentas têm sido aplicadas no ensino de Histologia. O uso de softwares, que auxiliam os estudos nos microscópios de luz, é uma tecnologia emergente em educação (Heidger, Dee et al., 2002). A aplicação de imagens digitais nos cursos de Histologia tem se demonstrado eficaz para o ensino, quando utilizada como ferramenta auxiliar do microscópio de luz (Krippendorf e Lough, 2005). Os atlas histológicos virtuais fornecem ao estudante imagens de alta qualidade e permitem ainda o acesso remoto dessas após o período de aula, favorecendo estudos mais dinâmicos e estimulantes (Blake, Lavoie et al., 2003). Portanto, o Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (DM - IB - UFPel) disponibiliza a todos os estudantes uma ferramenta para auxiliar a compreensão da Histologia Básica. É um livro virtual gratuito - Bases para a Interpretação da Morfologia dos Tecidos (http://wp.ufpel.edu.br/angiogenese) com desenhos de secções histológicas e uma breve descrição de cada tecido ou célula, para facilitar e melhorar a interpretação das imagens vistas no microscópio de luz. Os alunos são encorajados a olhar o livro durante e após as atividades práticas; ao final das atividades práticas esses são encorajados a fazer uma comparação entre as imagens visualizadas no microscópio e a descrição teórica das estruturas. Diante disso, criação de um manual com imagens histológicas, o qual pode ser acessado remotamente, pode contribuir para minimizar as carências em relação à falta de disponibilidade do laboratório em horários extraclasse. Com isso, buscamos também estimular o interesse dos alunos pela microscopia. A utilização de mais esta ferramenta pretende aguçar a curiosidade científica e a vontade de ir atrás de novos conhecimentos, ou seja, estimulá-los a fazer pesquisa.

Objetivo Geral

Criar um manual de ensino virtual com imagens histológicas de todos os sistemas provenientes do acervo de lâminas do Laboratório de Histologia do Depto de Morfologia do IB - UFPel, associado à representações gráficas, possibilitando uma melhor dinâmica no ensino da microscopia pelos acadêmicos que cursam estas disciplinas semestralmente, através de uma ferramenta digital de ensino.

Justificativa

Durante a disciplina de Histologia dos Sistemas observamos as dificuldades
enfrentadas pelos alunos em relação aos estudos extraclasse. Durante o segundo
semestre do ano de 2012, o Departamento de Morfologia do IB - UFPel adquiriu um
aparelho de captura de imagens, o qual está acoplado a um microscópio de luz,
oportunizando a captura de imagens dos tecidos observados durante a aula prática.
Dessa forma, os alunos podem estudar as imagens histológicas proveniente da coleção
de lâminas fora das dependências do Laboratório de Microscopia.
A criação de um manual com as imagens das lâminas histológicas surgiu da
percepção de quatro aspectos considerados importantes pelos professores desta
disciplina, que são:
I. Necessidade de um material didático disponível em um ambiente diferente do
laboratório de Microscopia, não necessitando de um aparato inacessível a
maioria dos alunos, e que permita que esses possam adequar melhor os horários
de seus estudos estudo. Dessa forma, a introdução de imagens reais no roteiro já
existente pretende enriquecer a aprendizagem da Histologia.
II. O roteiro ilustrado por desenhos gráficos e também com imagens histológicas
será uma forma de registrar a metodologia de ensino utilizada por essa
disciplina. O conjunto de idéias (texto, desenho esquemático e finalmente
imagens histológicas) é uma prática de ensino que vem sendo aplicada durante o
ensino prático de Histologia pelos professores dessa disciplina, a qual poderá ser
beneficiada através de um manual que reúna todas essas ferramentas.
III. Durante o tempo em que não estiver presente no laboratório de Histologia, o
aluno poderá apreciar as imagens geradas pelas diferentes técnicas de coloração
associadas ao microscópio de luz, aprimorando sua interpretação dos
componentes teciduais juntamente com os esquemas e descrições. As
representações gráficas, pareadas com as imagens histológicas, proporcionarão
estabelecer uma relação entre o que é estudado na literatura indicada e sua
observação no microscópio.
IV. As mudanças tecnológicas e a acessibilidade mais facilitada a estas
ferramentas pela população tem afetado diretamente os materiais pedagógicos. O
uso de livros digitais favorece o acesso dos conteúdos através de materiais
gratuitos e disponíveis em qualquer lugar que o estudante esteja, influenciando
diretamente no nível de aprendizado desse aluno. Além do mais, a aplicação
dessas ferramentas modernas de ensino permite a translação de conteúdos
classicamente estudados em livros impressos para o mundo digital (ex.
computadores de mesa, portáteis e tablets), podendo despertar um maior
interesse dos estudantes, os quais estão cada vez mais expostos a essas
tecnologias.

Metodologia

O desenvolvimento desse manual de Histologia ocorrerá em cinco fases: (I) captura e seleção de imagens histológicas, (II) desenho das representações gráficas a partir das imagens capturadas, (III) redação da descrição das imagens, (IV) montagem e formatação do manual e (V) publicação.
I. Captura das imagens
Inicialmente, os professores e alunos envolvidos no projeto selecionarão um conjunto de secções histológicas do acervo do laboratório de Histologia (DM – IB – UFPel) compreendendo todos os órgãos estudados nas disciplinas de Histologia dos Sistemas.
As lâminas selecionadas serão estudadas e suas imagens capturadas pela câmera de captura de imagens Moticam 5, 5.0mp (Motic®, Inc) acoplada ao microscópio Nikon Eclipse E200, sendo finalmente armazenadas em um computador conectado ao sistema.
Serão capturadas pelo menos 60 imagens distintas, representativas de todos os órgãos a serem descritos.
II. Desenho das representações gráficas
A partir das imagens capturadas, serão desenhadas representações gráficas esquemáticas evidenciando os tecidos, estruturas e túnicas (camadas) mais importantes em cada órgão, a fim de tornar mais simples a compreensão das imagens pelos alunos.
III. Redação da descrição das imagens
As imagens histológicas serão descritas realizando uma analogia com as características destacadas nas representações gráficas. Além do texto fornecido, ao final de cada capítulo serão recomendadas leituras adicionais para estudos mais detalhados
do conteúdo apresentado.
IV. Montagem e formatação
Após o término da redação do texto, o manual será formatado no programa de edição de livros online (ebooks) iBooks Author versão 1.1 (Apple Inc., Califórnia, EUA).
O manual constará de onze capítulos, segmentados na seguinte ordem:
A. Sistema Imunitário e Órgãos Linfáticos:
i. Timo
ii. Linfonodos
iii. Baço
iv.Tecido linfático associado as mucosas
v. Tonsilas
B. Trato Digestivo
i.Cavidade Oral
ii. Esôfago
iii. Estômago
iv. Intestino Delgado
v. Intestino Grosso
vi.Apêndice Cecal
C. Órgãos Associados ao Trato Digestivo
i. Glândulas Salivares
ii. Pâncreas
iii. Fígado
iv. Trato Biliar
v. Vesícula Biliar
D. Aparelho Respiratório
i.Traquéia
ii. Pulmão
iii. Pleura
E. Pele e Anexos
i. Epiderme
ii. Derme
iii. Hipoderme
iv. Receptores Sensoriais da Pele
v. Pêlos
vi. Unhas
vii. Glândulas da Pele
F. Aparelho Urinário
i. Rim
ii. Bexiga e Vias Urinárias
G. Glândulas Endócrinas
i. Hipófise
ii. Adrenais
iii. Ilhotas de Langerhans
iv. Tireóide
v. Glândula Pineal
H. Aparelho Reprodutor Masculino
i. Testículos
ii. Ductos Genitais Extratesticulares
iii. Glândulas Acessórias
iv. Pênis
J. Aparelho Reprodutor Feminino
i. Ovários
ii. Tuba Uterina
iii. Útero
iv. Vagina
v. Glândula Mamária
L. Sistemas Fotorreceptor e Audiorreceptor
i. Sistema Fotorreceptor
ii. Aparelho auditivo ou órgão Vestíbulo-coclear
O livro será formatado em dois modelos digitais distintos, com o objetivo de facilitar o acesso ao maior número de estudantes possível. O primeiro formato será no padrão aberto PDF (Portable Document Format), o qual é compatível com a maioria dos sistemas operacionais existentes em computadores de mesa, portáteis e tablets. O segundo formato será na forma de ebook em extensão ‘.ipa’, a fim de atender os usuários de tablets iPad (Apple Inc., California, EUA) – além de possibilitar uma futura publicação na biblioteca dessa companhia.
V. Publicação
Após o termino da formatação e da revisão dos conteúdos, o manual será disponibilizado de forma gratuita no mesmo website onde o livro “Bases para a Interpretação da Morfologia dos Tecidos” já está disponível. Nesse local, os estudantes poderão fazer o download desse documento em seus computares para realizar sua devida leitura e estudo.
No intuito de ampliar a divulgação desse manual, esse será submetido abiblioteca digital Apple Library para uma avaliação de conteúdos e uma possível publicação nessa biblioteca virtual.

Resultados Esperados

Esperamos que esta publicação possa colaborar na superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o curso de Histologia dos Sistemas, principalmente no acesso ao laminário.

Indicadores, Metas e Resultados

FICHA PARA A AVALIAÇÃO DO MANUAL DE HISTOLOGIA DOS
SISTEMAS
A presente avaliação consta de três etapas, sendo as duas primeiras objetivas e a última descritiva. A avaliação é anônima, e as informações aqui apresentadas serão mantidas sob sigilo.
As respostas aqui fornecidas auxiliarão no melhoramento desse manual para suas futuras edições. Responda com atenção e responsabilidade!
Parte 1. Avaliação global do manual
Marque aqui sua opinião sobre o manual de Histologia dos Sistemas disponibilizado pelas disciplinas de Histologia, conforme os parâmetros abaixo.
O – ótimo; MB – muito bom; B – bom; R – regular; I – Insuficiente
O MB B R I
Divulgação do manual pelos professores
Facilidade no acesso do website
Facilidade no download do material
Qualidade dos desenhos
Qualidade das imagens histológicas
Qualidade do texto
Clareza do texto
Relação conteúdo do manual/aulas
Parte 2. Avaliação específica do manual
Classifique os itens dentro dos critérios relacionados:
1. Quanto a frequência de acesso do manual pelo website da disciplina:
a. Uma única vez para o download do manual;
b. Após cada aula;
c. Uma vez ao mês;
d. Uma vez durante todo o semestre;
e. Nunca
2. Quanto a forma de visualização do manual
a. Computador de mesa (desktop)
b. Computador portátil (laptop/notebook)
c. Tablet modelo iPad
d. Tablet outros modelos – especificar o modelo ____________________
e. Apenas contato com a versão impressa disponíveis nas aulas
f. Nunca usei o manual
3. Quanto ao uso do material para estudo extraclasse:
a. Frequentemente após as aulas
b. Ocasionalmente após as aulas
c. Raramente após as aulas
d. Apenas antes da prova
e. Nunca
4. Em relação as aulas práticas, o conteúdo presente no manual foi:
a. Completo
b. Parcialmente completo
c. Incompleto
d. Não utilizei o manual nunca
5. Quanto a combinação das ilustrações com as imagens histológicas do manual de
Histologia dos Sistemas, essas foram:
a. Muito necessárias para a compreensão conteúdo
c. Parcialmente necessárias para a compreensão conteúdo
d. Desnecessárias para a compreensão conteúdo
e. Não utilizei o manual nunca
6. Quanto ao uso do manual
a. Facilitou muito a compreensão do conteúdo estudado
b. Facilitou pouco a compreensão do conteúdo estudado
c. Não facilitou a compreensão do conteúdo estudado
d. Não utilizei o manual nunca
Parte 3. Questões descritivas
1. Quais são os pontos positivos do manual de Histologia dos Sistemas?
2. Quais são os pontos negativos do manual de Histologia dos Sistemas?
3. Se houve alguma dificuldade para o acesso ao material, por favor descreva quais foram:
4. Faça aqui suas sugestões/observações sobre o manual de Histologia:
5. Caso você não tenha utilizado esse manual para seus estudos, relate aqui o(s) principal(s) motivo(s):

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JORGE LUIZ PERON DE SOUZA PINTO205/05/201405/05/2016
LAURA BEATRIZ BOTAFOGO DE OLIVEIRA205/05/201405/05/2016
LUIS AUGUSTO XAVIER CRUZ205/05/201405/05/2016
LUIZ FERNANDO MINELLO205/05/201405/05/2016
MARIA GABRIELA TAVARES RHEINGANTZ405/05/201405/05/2016
MILENA CLEFF DE OLIVEIRA2005/05/201431/12/2014
RAFAEL GIANELLA MONDADORI205/05/201405/05/2016
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES205/05/201405/05/2016

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