Nome do Projeto
Repositório em Pedagogia Universitária
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/12/2019 - 11/12/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
O projeto de ensino tem por objetivo a criação de um Repositório em Pedagogia Universitária para a publicização de pesquisas e trabalhos desenvolvidos na área da Educação e Pedagogia Universitária. Um repositório possibilita o reconhecimento do papel educativo e formativo da Universidade, na troca de experiências entre os docentes da comunidade acadêmica, da UFPel e fora dela, como mecanismo para qualificação e formação continuada. Da mesma forma, a proposta procura ampliar a interlocução entre Universidade e Escolas da rede estadual e municipal de Pelotas e região, no incentivo ao compartilhamento de propostas de ensino e metodologias para publicação, procurando aprofundar as relações entre ensino superior, ensino básico e comunidade em geral.

Objetivo Geral

Promover espaço de pesquisa e formação docente na criação de Repositório em Pedagogia Universitária.

Justificativa

O reconhecimento do papel educativo, pedagógico, formativo, implica em a universidade criar mecanismos para que os professores, que realizam a tarefa de ensinar, se apropriem dos conhecimentos próprios da docência, independente da formação que possuem. É necessário compreender a dinâmica do fenômeno pedagógico para que o espaço da sala de aula seja reflexivo e constantemente renovado. Com o objetivo de promover espaços de pesquisa, formação, reflexão e discussão da ação docente, num processo que se pretende contínuo, é que se propõe este projeto de ensino. A criação de um repositório em pedagogia universitária se justifica pela possibilidade de publicizar pesquisas na área da Educação, em especial da Pedagogia Universitária, de modo a contribuir com a formação continuada docente no Ensino Superior.

Metodologia

A metodologia do projeto propõe a criação do Repositório em Pedagogia Universitária, uma página para divulgação de pesquisas, cujo objetivo é alocar as publicações selecionadas no formato de livros (e-book) e de materiais didáticos. Nele serão disponibilizadas pesquisas e publicações sobre os impactos das ações implementadas no trabalho docente e no ensino, bem como realização de diagnósticos de experiências docentes, ações e metodologias de relevância na UFPel que abordem a temática da Pedagogia Universitária. Com o repositório propõe-se o estímulo ao aprofundamento de estudos neste campo, a fim de que se constitua em uma ação efetiva da CPU articulada aos professores da Universidade.
As chamadas pretendem ser semestrais, com ampla divulgação para a comunidade acadêmica. A submissão de textos para futuras publicações será aberta em fluxo contínuo.


Resultados Esperados

A criação do repositório em Pedagogia Universitária pretende contribuir com fomento de ações, de caráter permanente, para os professores da Universidade, tendo em vista a formação continuada, a auto avaliação e redimensionamento constante das suas praticas pedagógicas frente a educação contemporânea;
Pretende que, a partir da troca de experiências viabilizada pela publicização dos trabalhos, ocorra uma melhoria nos espaços de ensino e aprendizagem e um aumento pela procura de formação continuada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO FERREIRA DAS NEVES FILHO418/12/201911/12/2020
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS418/12/201911/12/2020
LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER618/12/201911/12/2020
LUCAS SEBASTIÃO LIMA618/12/201911/12/2020

Página gerada em 24/04/2024 07:24:38 (consulta levou 0.076587s)