Nome do Projeto
Elaboração de material didático para as disciplinas de Embriologia e Anatomia do Desenvolvimento
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 01/03/2021
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Resumo
O ensino de Embriologia (Anatomia do Desenvolvimento) é essencial aos Cursos das Áreas Biomédicas, Biológicas e mesmo de produção, como no caso da Zootecnia. Esses estudos permitem aos discentes a compreensão dos processos de desenvolvimento ontogenéticos dos seres humanos, dos animais domésticos e silvestres necessários para o estudo da evolução, da histologia, da fisiologia, da reprodução assistida, da biotecnologia, dentre outras aplicações. O desenvolvimento de drogas medicamentosas, de bancos genômicos e de novas tecnologias passa obrigatoriamente pelo conhecimento básico dos fenômenos ontogenéticos, dos modelos e processos vivenciados pelos conceptos e pelas substâncias que atuam nos fenômenos de indução e determinação temporais e espaciais que os regulam. Nesse cenário a vivência prática de algumas dessas etapas facilita a compreensão dos conhecimentos a serem adquiridos e possibilitam sua incorporação de maneira mais natural permitindo os discentes transigir sobre os mesmos e ampliar suas perspectivas profissionais associando esse banco de dados a outras áreas de sua formação e ampliando suas possibilidades de itinerários a serem percorridos. Por ser uma área das ciências naturais e exatas o estudo da anatomia do desenvolvimento requer o domínio e a compreensão de uma gama muito ampla de conceitos formais que são praticamente impossíveis de serem dominados somente com a sua aprendizagem teórica. Sem as práticas com espécimes humanos e de animais (cadáveres de fetos e embriões), uso de maquetes e de laminário com estádios da ontogênese, alguns desses conceitos tornam-se muito abstratos e de difícil compreensão. Esse fato é evidente em toda a área da anatomia, tanto que as práticas são essenciais e necessárias como é do conhecimento e domínio público. Os Cursos de Medicina, Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, Odontologia e Zootecnia e a Residência Médica Veterinária Multidiciplinar terão através do projeto a produção de materiais para atendê-los.

Objetivo Geral

Elaboração de material didáticos para as aulas práticas das disciplinas de embriologia e anatomia do desenvolvimento ministradas aos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado, Medicina, Odontologia, Zootecnia e na Residência Médica Veterinária Multidisciplinar junto ao NURFS.

Justificativa

O presente projeto foi elaborado a partir dos resultados positivos observados no processo de ensino-aprendizagem através da introdução de aulas práticas nas disciplinas de embriologia e anatomia do desenvolvimento oferecidas aos cursos de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado, Medicina, Odontologia, Zootecnia e na Residência Médica Veterinária Multidisciplinar junto ao NURFS. Esses materiais foram elaborados pelo projeto "Elaboração de material didático voltado à melhoria do processo ensino/aprendizagem nas aulas práticas e teóricas das disciplinas de Anatomia do Desenvolvimento (Embriologia) ministradas aos Cursos de Graduação da UFPEL (872013)" encerrado no ano de 2015 que tratou da recuperação do acervo didático e da produção de novos materiais. O número de alunos vem gradativamente aumentando, assim como, a procura de novos materiais para atender as demandas do ensino na área em consideração. Os planos de ensino dessas disciplinas demonstram que, após a introdução desses materiais o processo de ensino-aprendizagem foi facilitado, tanto que os índices de evasão e reprovação ficaram muito menores tendendo a zerar (ver padrões nos gráficos disponíveis nos planos de ensino). Também o estudo estatístico da análise de correlação entre os trabalhos práticos realizados continua convergindo ao padrão desejado (1,0) desde os estudos prévios realizados e publicados na Mostra de Ensino em 2014. Recentemente com a elaboração da tese de doutorado em Zootecnia bem-estar animal, foram coletados estadios da ontogênese de Rhamdia quelen Quoy & Gaimardi (1824) e que estão disponibilizados para o preparo em laminário a ser utilizado nas aulas práticas. Diante dessa perspectiva de disponibilidade de materiais a serem processados, dos resultados obtidos com o ensino prático e da experiência do grupo de trabalho, justifica-se a realização do presente projeto.

Metodologia

Na execução do presente projeto serão realizadas as seguintes atividades:
1) Tramitação do projeto e preparo da equipe para a execução das atividades;
2) Levantamento e catalogação do acervo existente no DM/IB relacionado a área de Anatomia do Desenvolvimento (Embriologia) e seu tombamento;
3) Preparo de lâminas histológicas pela técnica de rotina e inclusão em parafina e coloração hematoxilina-eosina e outras colorações especiais com cortes seriados de embriões de Rhamdia quelen;
4) Aplicação de técnica com uso de resina para elaboração de laminário permanente de estadios da ontogênese de R. quelen;
5) Organização e elaboração de roteiro para as coleções de embriões e etos humanos, de aves e répteis do acervo com sua introdução gradativa nas aulas práticas;
6) Levantamento, descrição e elaboração de roteiro dos fetos de bovinos e de suínos do acervo do DM/IB;
7) Levantamento, descrição e elaboração de roteiro dos fetos teratogênicos do acervo;
8) Revisão dos planos de ensino e das caracterizações de disciplinas em consideração a partir dos novos materiais elaborados e sua aplicação em aulas práticas;
9) Elaboração do relatório final/parcial com possibilidade de prorrogação do projeto;
10) Elaboração de material para divulgação com possibilidade de página aberta a comunidade eletrônica;
11) Outras ações que possam surgir no decorrer dos processo referentes ao andamento do projeto.

Resultados Esperados

São resultados esperados -
1) Domínio de novas técnicas para o preparo de laminário de embriões em cortes histológicos e resinagem;
2) Organização e divulgação do acervo da área de anatomia do desenvolvimento junto ao DM/IB;
3) Disponibilidade de novos recursos didáticos para o ensino prático da anatomia do desenvolvimento;
4) Qualificação dos recursos facilitadores do processo ensino-aprendizagem da área de anatomia do desenvolvimento;
5) Melhoria dos resultados finais nas avaliações dos alunos e do grau de satisfação junto a área de anatomia do desenvolvimento;
6) Alterações no Planos de Ensino e Caracterização do Componente Curricular com sua atualização;
7) Ampliação da disponibilidade dos materiais didáticos permitindo seu uso para a pesquisa e extensão, em especial, na oferta futura de Cursos de Educação Continuada;
8) Complementação da formação Médico Veterinária aso Residentes do NURFS suprindo lacuna existente na grade curricular da graduação.

Indicadores, Metas e Resultados

Os materiais que serão utilizados nas atividades estão disponíveis nos laboratórios do DM/IB em especial do MULAAB (). A base referencial complementar para as atividades será:
MINELLO, Luiz Fernando. Histology and ontogenesis of Jundiá (Rhamdia quelen Quoy & Gaimardi 1824) for the well-being of the species. 2018. 546 f. Thesis (PhD in Animal Husbandry) - Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

Por fim, a que considerar que o avanço de técnicas disponíveis e o maior acesso a espécimes para uso nos estudos vem sendo disponibilizados há uma necessidade da manutenção e expansão dos materiais que são utilizados nas práticas. Esse cuidado com o acervo prático reflete na melhoria do ensino e da aprendizagem, pois, os instrumentos e processos são facilitadores potenciais para a compreensão e domínio dos conhecimentos em construção. Esses fatos associados a qualificação das equipes de trabalho do Departamento de Morfologia permite o uso de know how como um instrumento potencial a qualificação do ensino de anatomia do desenvolvimento e permitirá, posteriormente, sua utilização em ações pesquisa e extensão. Em tempos de redução de recursos a qualificação de recursos didáticos para a melhoria do ensino ministrados e melhoras nos resultados dos processos de ensino-aprendizagem são um importante instrumento para demonstrar a potencialidades das Universidades Públicas e garantir a formação de profissionais com maior capacitação para atender as demandas da sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NEUSCHRANK ALBANO202/03/202001/03/2021
ANA PAULA NUNES202/03/202001/03/2021
CARLOS ALBERTO ALVES TAVARES202/03/202001/03/2021
EDUARDO PEREIRA ALVES202/03/202001/03/2021
ELIANE FREIRE ANTHONISEN202/03/202001/03/2021
JESSICA VIEGAS PEREIRA402/03/202001/03/2021
LUIS AUGUSTO XAVIER CRUZ202/03/202001/03/2021
LUIS OTAVIO LOBO CENTENO202/03/202001/03/2021
LUIZ FERNANDO MINELLO202/03/202001/03/2021
MARCO ANTONIO AFONSO COIMBRA202/03/202001/03/2021
PAULO MOTA BANDARRA202/03/202001/03/2021
RICARDO RIBEIRO CROCHEMORE DA SILVA302/03/202001/03/2021
VÍTOR RODRIGUES DA SILVA202/03/202001/03/2021

Página gerada em 21/11/2024 07:58:57 (consulta levou 0.035105s)