Nome do Projeto
Referenciais e método da climatologia geográfica para pesquisa e para o ensino da geografia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/06/2014 - 31/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
A Climatologia Geográfica tenta dar conta da explicação, da gênese e dos processos de natureza atmosférica intervenientes no espaço antropizado. Sustenta-se no arcabouço teórico e metodológico legado por Carlos A. de Figueiredo Monteiro entre outros e hoje é área reconhecida no meio científico nacional (sub-área no CNPq), e tem demonstrado grande vigorem termos de produção científica. No entanto, pouco destas idéias e análises científicas conseguem ser desenvolvidas nas poucas aulas de Climatologia que há nos cursos de Geografia e, muito menos no ensino básico e ensino médio. Nestes últimos, ainda se ensina básicamente a classificação climáticas de Köppen que pouco tem dado conta da explicação, da gênese e dos processos de natureza atmosférica intervenientes no espaço antropizado, ou seja, na realidade mais pulsante vivida pelos alunos. Este grupo quer ser o germe de um aprofundamento em competências e habilidades em climatologia geográfica que possa ampliar e aprofundar as pesquisasnesta área da geografia , mas que também crie atividades de extensão que possam ser desenvolvidas diretamente nas escolas ou com os professores da área.

Objetivo Geral

- realizar encontros regulares para discutir e aprofundar pressupostos teórico-metodológicos da climatologia geográfica, bem como estudos aplicados na pesquisa, no ensino e na extensão.

Justificativa

Desde o ano de 2010 os academicos dos Cursos de Geografia -Licenciatura e Bacharelado tem participado de atividades no âmbito da climatologia geográfica, seja em disciplinas como a de Trabalho de Campo Integrado ou Climatologia aplicada à Geografia, seja colaborando em projetos de Pesquisa financiados pela FAPERGS e pelo CNPq. No entanto, muitas vezes os acadêmicos realizam as atividades sem ter um conhecimento mais aprofundado do arcabouço teórico e metodológico que está no cerne destas atividades. Como tem crescido a orientação de trabalhos de conclusão de curso e de mestrado nesta linha, a idéia é institucionalizar um grupo de pessoas para que se encontrem regularmente para discutir e aprofundar assuntos de interesse comum, de forma autônoma e cooperativa.

Metodologia

A metodologia que se propõe para o funcionamento do grupo de estudo é a seguinte: Numa primeira reunião a coordenadora apresenta a proposta do grupo de estudo e se define um colaborador que deverá ser o responsável pela organização dos materiais e da logística para a realização das reuniões. Ainda na primeira reunião a coordenadora apresenta um histórico da climatologia geográfica no Brasil e define um texto balizador a ser discutido na próxima reunião. Também será criada uma página no Ava para a disponibilizado de material e criação de blog e outras atividades. Após o grupo ter se inteirado da proposta da climatologia geográfica será escolhida a bibliografia complementar. O grupo deverá auxiliar na escolha dos textos ou indicar trechos a serem lidos. A partir dai o processo deverá se tornar mais construtivo, os envolvidos deverão dividir a bibliografia e todos deverão tê-la antes das reuniões seguintes. Os participantes destacam aspectos que lhes forem solicitados a partir dos textos ou partes que acharam interessantes. Nas reuniões o colaborador fará anotações para depois elaborar o resumo das discussões do dia para guardar como patrimônio do grupo. Para assuntos mais técnicos e para a apresentação das pesquisas em andamento dos componentes do grupo serão organizados workshops e seminários, nós quais as propostas serão esmiuçadas. O o responsável pelo workshop ou da pesquisa em andamento envia ao grupo anteriormente um resumo do que propõe e no seminário grupo fica livre para fazer sugestões e propor parcerias de trabalho. Com os temas bem discutidos e amadurecidos, os participantes do grupo poderão ajudar os componentes individuais a formularem novos questionamentos e metodologias em suas propostas de pesquisa, de prática de ensino e de intervenção na realidade.

Resultados Esperados

O que se espera como resultado de um grupo de estudos é que a partir dele passe a existir um melhor entendimento das propostas da climatologia geográfica na Ufpel e que isso se aplique no ensino e na pesquisa. A ideia de grupo propiciar uma maior interdependência entre os participantes, nenhum deles pode obter êxito se os outros não participarem ou malograrem. Cada membro é responsável pelas atividades do grupo como, por exemplo, a execução de tarefas e a participação nas atividades dos outros pela pela consecução do objetivo final. Os rendimento e de cada participante tornam-se visíveis e deverão pesar no resultado final.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAIO VINÍCIUS OLIVEIRA FERREIRA202/06/201431/12/2014
CEMILA PANSERA2111/08/201431/12/2014
DOUGLAS GONÇALVES DA SILVA111/08/201431/12/2014
ERIKA COLLISCHONN402/06/201431/12/2014
MATEUS SILVA DA ROSA111/08/201431/12/2014
RICARDO BRANDOLT DE JESUS2202/06/201431/12/2014
ROSANE SANTOS DA SILVEIRA211/08/201431/12/2014
SIMONE PORTELINHA RIVAROLI202/06/201431/12/2014

Página gerada em 26/04/2024 13:41:32 (consulta levou 0.448281s)