Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/06/2014 - 04/05/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Pediatria
Resumo
"É muito mais importante saber que tipo de paciente tem a doença do que o tipo de doença que a pessoa tem." (Sir William Osler) A frase acima exemplifica a necessidade de se estudar as crianças para compreender daquilo que sofrem. Nesse contexto, percebe-se a importância de se dar atenção especial no ensino e no aprendizado da Pediatria nas faculdades de medicina. A Associação Latino-Americana de Pediatria (ALAPE), tendo como preocupação essa transmissão de conhecimento, fez algumas sugestões para melhoria da formação médica, especialmente do que tange a Pediatria, e dentre elas elenca-se: • Melhoria do ensino teórico, principalmente estimulando o uso de metodologias voltadas para o aluno; assegurar uma proporção ótima entre a quantidade de alunos e docentes, tanto nas aulas teóricas como nas práticas, a fim de garantir a aquisição dos conhecimentos e das habilidades por parte do aluno; • Aumento da prática que o aluno realiza fora do hospital, incluindo práticas sociais, comunitárias e em nível primário de atenção, ampliando o tempo desta prática ao incorporá-la logo nos primeiros anos, o que permite aprendizado sobre o processode atenção de forma integrada, incluindo os aspectos de prevenção e promoção da saúde, e possibilita intercâmbio entre o aluno e a realidade comunitária; estimular o espírito crítico do aluno, incentivando a busca de evidências – publicadas ou produzidas por ele mesmo – que fundamentem os conhecimentos adquiridos. (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2003).

Objetivo Geral

A criação de uma Liga Acadêmica tem como objetivo a dissociação da busca do conhecimento das salas de aula, isto é, é uma busca independente das informações desejadas. Nesse contexto, a formação da Liga de Pediatria da UFPel pretende ser uma associação que atua visando o cumprimento do artigo 2º das Diretrizes Nacionais em Ligas Acadêmicas de Medicina, criado pela ABLAM (Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina):

• Complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas em áreas específicas da Medicina;

• Estender à sociedade serviços advindos das atividades de ensino e de pesquisa, articulando-os de forma a viabilizar a interação entre a universidade e a sociedade;

• Desenvolver atividades assistenciais de prevenção e tratamento de doenças, bem como de proteção e recuperação da saúde sob supervisão médica

• Estender serviços à comunidade, buscando integração com as instituições de ensino, para a solução dos problemas médico-sociais;

• Desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnologia por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos.

Justificativa

A criação de Ligas Acadêmicas de Medicina tem se mostrado fundamental no que diz respeito à estimulação do conhecimento extracurricular. A Liga é responsável por permitir aos acadêmicos um amplo contato com os docentes, um aprofundamento em conteúdos que lhes são de interesse e uma vivência maior no que tange ao exercício da Medicina. Além disso, busca ser atuante na promoção da saúde da comunidade envolvida, levando informações e melhorias de saúde ao público alvo.

A área de Pediatria destaca-se em sua importância na formação de um indivíduo saudável e apto para atingir a idade adulta com plenitude. O pediatra é o único profissional devidamente diferenciado para prestar atendimento de qualidade ao ser humano no ciclo de vida em que se dão as mais profundas, dinâmicas e complexas transformações evolutivas. Cuidar da infância e da adolescência de forma comprometida e competente é pressuposto insubstituível para a construção de uma sociedade saudável.

Por conseguinte, a Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia prova-se imprescindível no propósito de compor, junto à Faculdade de Medicina da UFPel e seus docentes, um ambiente com foco em neonatos, crianças e adolescentes, incentivando o interesse acadêmico por uma área de grande abrangência e aspectos tão peculiares como a Pediatria. Consideramos que a união de alunos interessados e docentes será o passo inicial rumo a construção de projetos, conhecimentos e melhorias que visam a complementar a visão acadêmica fornecida pela Universidade Federal de Pelotas.

Em suma, a Liga Acadêmica espera, em primeiro lugar, honrar a importância da Pediatria na sociedade.

Metodologia

A metodologia ou eixo de ensino será composto por reuniões semanais (4 por mês), de 1 hora cada, tendo cada uma intuito de discutir assuntos específicos e relacionados a área de Pediatria.
O primeiro encontro de cada mês deverá abordar um tema pediátrico, envolvendo propedêutica e patologia. Uma dupla de membros da liga ficará responsável pela organização em cada mês, podendo convidar membros do conselho consultivo ou outras referências para enriquecerem a discussão. Os temas serão previamente escolhidos de acordo com o interesse dos membros e com as necessidades encontradas nos campos de práticas, dando prioridade aos problemas pediátricos mais frequentes em nossa população.

O segundo encontro mensal da liga constará na discussão de um caso clínico pediátrico (da neonatologia à hebiatria) ou de artigo científico. Este encontro será ministrado por um membro do conselho consultivo ou por participante, onde será trabalhado o raciocínio semiológico pediátrico, as orientações preventivas referentes ao paciente em discussão, e o raciocínio clínico: suspeitas diagnósticas, plano diagnóstico e plano terapêutico.

A terceira reunião mensal da liga enfocará questões em metodologia científica e bioestatística conduzida por um convidado pela Liga. O objetivo dessas reuniões é o treinamento referente à interpretação, ao raciocínio e à análise critica de um estudo científico, bem como ao estudo da Epidemiologia pelos participantes para o auxílio da realização de projetos de pesquisa e posterior produção de artigos científicos.

O último encontro de cada mês deverá ser composto por apresentação de um seminário realizado pelos membros organizadores do mês. O tema será de escolha livre, contanto que seja pertinente à visão da Liga. Nesse mesmo encontro, ficará reservada meia hora (30 minutos) para exposição dos projetos de pesquisa associados à liga e sua evolução e, por fim, determinação da programação do próximo mês, com definição dos temas e convidados.

Paralelamente às reuniões, as atividades práticas, devidamente autorizadas, permitirão que os membros da Liga participem de projetos de pesquisa orientados por professor coordenador e professor orientador.

Resultados Esperados

Na área de ensino, espera-se que os participantes da Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia sejam capazes de agregar informações relevantes para a Pediatria, isto é, através dos encontros consigam sanar suas dúvidas, aumentar seus conhecimentos na área da semiologia e da clínica pediátrica, bem como serem introduzidos e atualizados quanto às novas condutas e às informações por meio da leitura de artigos científicos.

No eixo da extensão espera-se estabelecer parcerias com setores governamentais e não governamentais, de maneira a promover ações junto à comunidade não acadêmica, como campanhas para promoção de saúde e prevenção de doenças em crianças e adolescentes; palestras e seminários sobre assuntos diversos para esclarecimento e troca de experiências com a comunidade; promoção de Simpósios, Cursos e Jornadas para a comunidade acadêmica.

Na área da pesquisa, espera-se que os alunos trabalhem em área de seu interesse com auxílio de professores para posterior organização de coleta de dados e criação de banco de dados e análises.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA FLÁVIA VARELLA E SILVA130/06/201404/05/2015
ANNA MARTHA MARCHEWICZ130/06/201404/05/2015
CAROLINA POZZOBON130/06/201404/05/2015
CECILIA FERNANDES LOREA130/06/201404/05/2015
DENISE CARRICONDE MARQUES130/06/201404/05/2015
GISELE CONTE ALVES FERNANDES130/06/201404/05/2015
JESSICA TIEMY INOUE130/06/201404/05/2015
JÉSSICA PANIZ HARTWIG130/06/201404/05/2015
MARIANA DE CASTRO LOPES130/06/201404/05/2015
PEDRO AGNER AGUIAR FERNANDES130/06/201404/05/2015
RENATA AUGUSTA DE SOUZA AGUIAR130/06/201404/05/2015
TALITA FISCHER OLIVEIRA130/06/201404/05/2015
VITOR RIBEIRO DE SIQUEIRA130/06/201404/05/2015

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